Fala Nação,
Jorge Luís Andrade da Silva, ou somente Andrade para a nação rubro negra. Esse foi um dos maiores jogadores da história do Flamengo. Atuava como volante e, apesar de ter a função de marcar os adversários, tinha muita qualidade com a bola nos pés, além de uma visão de jogo primorosa.
Andrade é cria das divisões de base do clube, mas no início, entre 1974 e 1976, não conseguiu se firmar e foi emprestado ao ULA da Venezuela, onde passou duas temporadas.
No seu retorno, em 1978, ele voltou e conquistou a vaga no meio campo rubro negro. Foi jogando como volante que ele participou dos principais títulos da história do Flamengo, como o tetra campeonato brasileiro (80, 82, 83 e 87), a libertadores e o mundial de 1981.
Ao lado de Zico e Adílio, Andrade formou o melhor meio de campo da história do Flamengo e um dos melhores da história entre os clubes brasileiros. Nunca uma equipe sul-americana teve tanta facilidade numa decisão de mundial como o Flamengo teve ao enfrentar o Liverpool.
Mas após 10 anos na Gávea, em 88, Andrade tomou outro rumo para sua carreira e embarcou para a Itália para atuar pela Roma. Sua passagem por lá não foi muito boa e, após um ano de estadia na Europa, ele retorna ao Brasil, mas para atuar pelo Vasco, clube pelo qual conquistou seu penta campeonato brasileiro.
Após essa passagem pelo Vasco ele atuou em clubes de menor porte como Desportiva Capixaba, Bacabal e Operário. Após sua aposentadoria, Andrade retornaria ao Flamengo para tomar conta das divisões de base do clube.
Mas em 2009, com a demissão de Cuca, Andrade assume a equipe principal de forma interina. Com os bons resultados, ele é efetivado no cargo e começa a saga do título brasileiro de 2009. Com o comando de Petkovic e Adriano, Andrade conquista seu 5º título brasileiro pelo Flamengo, mas desta vez como treinador.
Em 2010, após um péssimo início de temporada, ele é demitido do cargo. Hoje, ele comanda o São João da Barra, da 2ª divisão do Rio de Janeiro.
Saudações Rubro Negras,
Fred Henauth
Sigam-me no Twitter – @FredHenauth