A relação entre Flamengo e Grêmio nesta janela de transferências não se resume a acordos, como o estabelecido para a ida de Elano para o Rubro-negro. Os dois clubes também medem forças em busca de jogadores. E a mais nova batalha se dá pela contratação do jovem meia Alan Ruiz, do San Lorenzo, da Argentina.
Ruiz é um meia canhoto, de 20 anos, e atualmente é reserva no San Lorenzo, além de fazer parte da seleção argentina Sub-20. Antes da “briga” entre Flamengo e Grêmio, o jogador já foi disputado por clubes como Inter de Milão e Benfica.
E apesar de já ter representantes na Argentina para conversar com o atleta, o Grêmio encara uma certa desvantagem na disputa. Enquanto os gaúchos buscam um empréstimo por um ano sem custos, o Rubro-negro carioca aceita desembolsar uma verba para acertar com o jovem meia do San Lorenzo.
O molde de negócio proposto pelo Grêmio visa firmar parceria e evitar o gasto excessivo. Porém, o ‘leilão’ criado pela proposta flamenguista pode afastar os gaúchos do negócio.
“É um jogador que interessa ao Grêmio. Meia, alto, habilidoso. Estamos vendo maneiras de contar com este jogador”, disse o assessor de futebol do Grêmio, Marcos Chitolina, ao UOL Esporte.
Com 1,82, Ruiz atua nas últimas funções do meio ou ainda no ataque. Na Argentina é considerado promissor e com potencial para rapidamente se adaptar outros países. Na quarta-feira, a imprensa local chegou a informar que o acerto com o Grêmio estava finalizado. Porém, o clube de Porto Alegre fez questão de esclarecer que não havia acordo.
O Flamengo não esconde a predileção por jogadores sul-americanos. O clube mira um atacante e um meia. Até agora, Everton, Léo, Elano, Alecsandro, Feijão e o zagueiro equatoriano Frickson Erazo já foram contratados.
Já o Grêmio mira somente um armador. Para 2014, todos os reforços foram para o sistema defensivo. Edinho, volante ex-Fluminense, e Pedro Geromel, zagueiro que veio do Mallorca, da Espanha, foram os únicos a chegarem ao Tricolor.
Fonte: UOL