No último jogo do Flamengo no Rio de Janeiro em 2016, Zé Ricardo ficou satisfeito com o desempenho de sua equipe. A vitória por 2 a 0 sobre o Santos, neste domingo, no Maracanã, garante ao Rubro-Negro uma vaga direta na Libertadores. O treinador disse que, diante da qualidade do adversário, a estratégia do Fla funcionou. Guerrero e Diego marcaram os gols.
– O Santos tem jogadores rápidos, futebol envolvente. Fizemos uma estratégia diferente, e pressionar. Depois baixamos a nossa linha, porque com o calor do primeiro tempo haveria risco de jogar da forma que gostamos. Por todas as dificuldades, sofremos risco calculado, por toda a qualidade do Santos. A estratégia funcionou. Nossa torcida merecia (a vitória). Queria agradecer muito pelo empenho que tiveram hoje, pelo apoio durante todo o segundo tempo. Até quando o Santos pressionou, eles apoiaram – disse Zé Ricardo.
O treinador aproveitou a entrevista coletiva para parabenizar o título do Palmeiras.
– Nós enfrentamos uma grande equipe hoje. Na verdade, no momento é a equipe que pratica o melhor jogo. Não tirando o mérito do campeão Palmeiras. Aproveito para parabenizá-los. Mereceram o campeonato, fizeram campanha irretocável.
Zé Ricardo comentou também o cartão amarelo levado por Diego, que desfalcará a equipe na última rodada, mas garantiu que o camisa 35 não levará nenhum “puxão de orelha”.
– Não tem puxão de orelha. É um atleta experiente, dedicado para caramba. Extravasou sua alegria. Sabe que correu risco, mas sobre a norma e a lei, eu não discuto. Eu cumpro. Se era para tomar amarelo, tomou. Foi mais por extravasar toda a alegria e pressão.
O Flamengo enfrenta o Atlético-PR, em Curitiba, no próximo domingo, às 17h (de Brasília). O jogo é válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.
Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Zé Ricardo:
Márcio Araújo cobrando aplausos
– Não sei se ele falou isso, não combina com a postura dele, atleta super discreto, exemplar… Realmente fez uma partida digna de aplausos, tanto ele quanto toda equipe. Os jogadores se empenharam demais. Ainda bem que conseguimos o nosso segundo objetivo, que era classificar direto para a Libertadores.
Viagens
Ano diferente, difícil. Viajamos muito, perdemos sessões de treinamentos e descansos. Merecíamos terminar com vaga direta na Libertadores. Valorizar o Márcio, que para nós da comissão e colegas, dispensa comentários. Buscar motivação diferente na semana para o último jogo.
Semana de trabalhos
Foi uma semana difícil, pesada, depois do resultado contra o Coritiba. O planejamento foi muito bem conduzido, imagens analisadas dos adversários. Conseguimos executar bem o nosso plano.
Para quem distribuiria os R$ 10,7 milhões se for vice?
Com certeza, daria aos jogadores. Metade para eles e a outra para todos os funcionários da parte escura, que não aparecem e fazem parte do dia a dia.
Campanha do Palmeiras
Brigamos até a última rodada, mas pela campanha maravilhosa do Palmeiras, nem vitória na semana passada nos colocaria em chances de título.
Vaga direta na Libertadores
Ir direto para a Libertadores foi muito importante para o planejamento. Começar a pré em fevereiro é totalmente diferente do que começar nos grupos em abril. Estamos muito felizes de alcançar esse objetivo.
Atlético-PR
É o melhor mandante, vai ser um jogo dificílimo. Tem a questão da adaptação ao campo (grama sintética). Vamos fazer uma semana muito forte e se conseguirmos o segundo lugar virá com muita honra.
Atuação de Diego
Acho que não tenho o que reclamar da equipe, do Diego também. Diego participou dos principais lances pelo atleta que é, mas vale enfatizar a questão coletiva, todos se cobrando de forma intensa. Com as paradas técnicas, conseguimos acertar algumas coisas. Acertamos a variação do Diego, conseguiu uns desarmes.
Convocação à torcida para a Libertadores
O Flamengo hoje conquista uma vaga na Libertadores, vai entrar muito forte. Torcida pode comparecer aqui ao Maraca ou onde for. Vai ter equipe aguerrida e que vai querer propor o jogo. Com certeza vamos melhorar o que temos que melhorar.
Grama sintética
Na verdade, o que podemos fazer para simular algo é usar o nosso society. Com certeza vamos utilizar e também trabalhar com o campo mais úmido, dando velocidade à bola. Todas as equipes passaram por esse problema lá. Alguns atletas já jogaram em campo de grama sintética, mas independentemente de ser sintética ou não, o Atlético sempre foi difícil em Curitiba. O Flamengo sempre teve dificuldades lá. O fato do Santos estar a apenas dois pontos da gente pode ter sido colocado de forma ideal para termos mais uma semana sem perder o foco. Nosso grupo é consciente, profissional e vai fazer um grande jogo.
Fonte: Globo Esporte
Parabéns Zé, Liberta em meio ano de trabalho onde pegou um equipe terra arrasada e no profissional numa equipe como o mengão não é pra qualquer um, agora pega os segundo lugar pra coroar.
Terceiro tá bom esse negócio de vise não é com o fla..3 milhões a menos – …já perde pagando muitos pernas de pau no time