Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Entrevista completa! Godinho quer Fla criativo no mercado: “Tem que fazer esse dinheiro render”

Redação
Redação
Publicação: 16/12/2016
21 Comentários
Atualização: 16/12/2016
Compartilhar

No fim do seu primeiro ano como vice-presidente de futebol, Flavio Godinho recebe e bate de volta rapidamente a cada pergunta sobre o principal departamento do Flamengo. Em cinco competições na temporada, o clube não levantou caneco, mas terminou em 3º lugar no Brasileiro – garantido na fase de grupos da Libertadores.

Em entrevista por telefone nessa quinta, Godinho deixou claro que as contratações vão vir, mesmo que o Flamengo não possa combinar com os russos e pagar milhões de euros por Vitinho e outros. Criatividade, paciência e oportunismo no mercado é o lema para a temporada 2017. Sem esquecer, claro, da responsabilidade de voltar a gritar “é campeão”.

Confira a entrevista completa logo abaixo:

GloboEsporte.com: O Flamengo não foi campeão este ano. Disputou cinco competições e disputou o título brasileiro até as últimas rodadas. Como avalia a temporada?

Flavio Godinho: O Flamengo terminou o ano melhor do que começou. Os resultados do primeiro semestre realmente deixaram a desejar, mas a gente teve a felicidade de conseguir consertar o avião no meio do voo. Conseguimos fazer três contratações pontuais, que foram Réver, Rafael Vaz e Diego, que encaixaram e qualificaram o elenco. Se pegar os prognósticos, para muitos, nosso Brasileiro seria o mais sombrio possível. Clube que não tem casa, nem estádio está fadado a brigar para não cair. O Flamengo mostrou o contrário apesar de tudo isso. Nossa campanha atingiu a meta de classificação para a fase de grupo da Libertadores, com a mesma pontuação do vice-campeão, perdendo no critério de desempate. Temos base já montada e estruturada para 2017 e cabe a nós, agora, fazer contratações pontuais para melhorar. Se tivermos a mesma felicidades que tivemos nesses três reforços e conseguir três novos atletas que possam reforçar o time titular, com a mesma eficiência, vamos botar faixa no ano que vem.

A meta deste ano era chegar na Libertadores. Para 2017 é ser campeão de uma, duas competições?

O Flamengo sempre tem que disputar o título, tem ser campeão. A meta principal é ter 2017 melhor do que foi o segundo semestre de 2016. Temos que melhorar e qualificar o time. Se vai conseguir ser campeão e de qual campeonato, vamos ver. Ninguém pode iniciar temporada com essa obrigação. Obrigação é melhorar com relação à 2016. Apesar de tudo, de não ter casa própria, de jogar quatro jogos em 38 no Maracanã, terminamos em terceiro lugar e a torcida reconhece isso. O perfume do Flamengo é francês, da melhor qualidade e o cheirinho continua firme e forte.

O orçamento do futebol vai servir também para compra de mais jogadores?

O Flamengo tem diversos centros de custo. É um clube com forte esporte amador, tem que alocar verba para o CT, para as divisões de base e outras coisas. Tem que ter criatividade com aquela verba do futebol. Que nem quando você vai ao supermercado. Tem que fazer esse dinheiro render. Se for prestações “Casas Bahia”, vamos comprar (jogador). O Trauco vamos trazer sem custos. Para suprir a saída do Chiquinho. Havia algumas alternativas no mercado brasileiro, mas trouxemos um lateral da seleção peruana livre de custos. Fomos na oportunidade. Vai ter um mix de gastos com o que está aprovado esse ano. Vamos combinar (compras) “Casas Bahia”, com jogadores livre de custos.

Por falar no Trauco, como foi escolheido? Em 2013, o Vasco trouxe Yotún, titular da seleção peruana até pouco tempo, que não foi bem. O centro de inteligência o observou in loco, o Guerrero e o Gareca o referendaram?

Ele foi observado e recomendado pelo Centro de Inteligência e Mercado do futebol do clube. Na ausência do Chiquinho, comparamos ele (Trauco) com as alternativas do mercado nacional. Ele tem 24 anos, é titular absoluto da lateral esquerda do Peru. Era meia canhoto, foi para a lateral e foi bem. O Zé Ricardo conversou com o Gareca para pegar referências. Além disso, o Guerrero jogou com ele e o elogiou. Mas por melhor avaliado que seja, não é garantia de resultado desejado. Vou dar um exemplo: trouxemos Réver e Vaz, que eram reservas no Inter e no Vasco, respectivamente. Foram apresentados com um dia de diferença e se tornaram dos melhores do time, das melhores duplas do Brasileiro. A formação com eles era a mais improvável, e tiveram grande performance juntos. Às vezes você contrata medalhão, que tem muito prestígio, mas não confirma expectativa. Essa é a graça do futebol. Se a contratação se confirmar, quem contratou é gênio e tem grande visão. Ainda mais de vir sem custos. Se não der certo, você é um beócio e o centro de inteligência é burro.

Como o Flamengo administra a insatisfação dos gringos contratados que não vêm jogando? Donatti, Cuéllar e Mancuello vieram valorizados e querem jogar. 

Aqui é o seguinte: só jogam 11, mais três, em caso de substituições. O Réver foi eleito pela maioria dos veículos de comunicação um dos melhores zagueiros do Brasileiro. Por isso o Donatti não teve espaço. Quando o Juan se machucou, o Vaz entrou bem, assumiu a vaga e o Juan não teve mais espaço. Todo atleta tem que esperar sua vez. O Muralha esperou muito tempo para ter a sua oportunidade. Os nosso gringos, vamos dizer assim, estão em fase de adaptação. Uma das metas do ano que vem é que o Fla, que terminou o ano com uma forma de jogar muito entrosada, tenha mais variações. Com reforços para que nesse modelo de jogo tenha resultados mais efetivos, sem perder a cara do time, sabendo sofrer, marcando muito, com espaços bem ocupados. Para variar o jogo os gringos são muito importantes. Mas essas alternativas têm que ser treinadas. O Zé agora vai começar a temporada, está palpitando e escolhendo os reforços. As alternativas e variações, ele vai fazer com os gringos e a garotada. O Matheus Sávio, o Paquetá e outros garotos, que tiveram reforço muscular neste ano, se ambientaram aos profissionais, estão voando nos treinos para serem aproveitados.

Mas essa garotada pode ser aproveitada num ano de Libertadores? Não era mais fácil terem entrado aos poucos ao longo de 2016?

Se você está preocupado com a Libertadores, antes da estreia na fase de grupos tem Primeira Liga e Carioca. O Zé sabe o que ele quer fazer, o que ele quer testar. É um processo natural. Vai dar tempo deles serem aproveitados.

É ano de Libertadores, mas o Flamengo também tem objetivo regional. Impedir o tricampeonato do Vasco, que teve supremacia nos clássicos contra os rivais cariocas nos últimos anos?

Nossos objetivos não estão relacionados ao Vasco. Mas para ganhar qualquer competição que a gente dispute. Queremos ganhar tudo.

Marcelo Cirino está nos planos para 2017? Ele pode ser negociado?

Não tivemos nenhuma proposta pelo Cirino. Nenhuma proposta por jogadores do time titular.

Mas não há objetivo de fazer negociação para verba extra do clube?

Não precisamos negociar. O que acontece é que existe multa contratual. Se pagarem o valor da multa, fazemos o negócio e pronto. Não tem choro nem vela. Além de Juan e Márcio Araújo, renovamos com o Arão e o Muralha. A multa desses jogadores aumenta e é forma que temos de administrar o nosso patrimônio.

Como o Flamengo negocia para ficar com o Réver, que tem contrato até o fim de junho? A Libertadores pode ir até o fim de 2017.

A gente pretende estender o vínculo dele. Se não conseguirmos, buscamos peça de reposição.

Fonte: GE

Assuntos:dinheiroFlamengoGodinhomercado
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
21 Comentários
  • JSG disse:
    16/12/2016 às 08:39

    Nossos objetivos não estão relacionados ao Vasco. Isso sim é resposta de time grande. Os outros times principalmente um tri-rebaixado acha que só ganhar do Fla já é um título. Definitivamente somos gigantes.

    Responder
    • Lemes disse:
      16/12/2016 às 10:04

      Excelente resposta! Até que enfim entenderam que não temos rival a altura no cenário estadual.

      Responder
    • mtakh disse:
      16/12/2016 às 18:31

      O vascaindo vive de Flamengo, o próprio Porcão presidente fala isso.O Flamengo não vive desse timeco ou de outro,vive da sua torcida e títulos. Mas a entrevista do Godim ele vai muito bem,acho que tem gente ai que queria que ele falasse que ganhar do vascaíno é um campeonato a parte.

      Responder
  • Vinicios Mendes disse:
    16/12/2016 às 09:39

    Oque eu vejo nessas entrevistas e sempre me assusta é esse acomodismo,perdemos de forma vergonhosa 4 títulos mas por conta de 1 vaga na libertadores o ano foi excelente, esse campeonato foi fraquíssimo tanto que ficamos 4 partidas sem vencer e nossa distância estava a míseros 5 pontos do líder, Se acomodar Com Vaz e MA e piada,podem ter ido bem na metade das partidas mas na outra metade tiveram erros grotescos, como os lançamentos pra fora do Vaz e as várias vezes que bateu cabeça com o Rever por não ter posicionamento ou os toques na fogueira do MA,sua falta de vontade em dar combates ou seu corpo de frango, se continuar assim ano que vem iremos ganhar o Carioca perder as outras competições e virá um que falará, “poxa tiramos o tri do Vasco no carioca então o ano está perfeito.” Isso não é Flamengo,o ano não foi horrível foi bom pra quem começou a investir pesado esse ano, mas taxar como muito bom ou excelente me leva a crer que só aceitam derrota e que o luxa estava certo.

    Responder
    • Ednei P. de Melo disse:
      16/12/2016 às 10:01

      A arrogância e a soberba em cena! Deixa para fazer este discurso quando o Flamengo estiver totalmente REESTRUTURADO! &;-D

      Responder
      • Vinicios Mendes disse:
        16/12/2016 às 10:10

        Vc sabe Pq ninguém te suporta aqui?(se dúvida procure algumas colunas, quase sempre alguém usa teu nome negativamente.) Pq vc se Acha Deus, acha que todos devem concordar contigo e suas idéias são melhores que a de todos, se tu está feliz PROBLEMA E SEU mas aprenda a respeitar as opiniões.

      • Ruan Pedro disse:
        16/12/2016 às 11:17

        Estou aqui pra te garantir que jamais temos Ednei como um símbolo negativo.

        Não compactuo com uma atrocidade dessas!

        #PlayForEdnei

      • Daniel Daniel disse:
        16/12/2016 às 12:09

        Como ousas a falardes de essa maneira do Ednei?! morras, herege.
        #playforednei

      • Ruan Pedro disse:
        16/12/2016 às 16:52

        Confrades, o conselho de hoje é:

        Vamos nos divertir com ele, sem passar raiva kkkkk nao tem argumentos (esses dias ja mudou o discurso, disse que o Márcio Araujo é segundo volante e tal), e não entende muito de futebol.

        Mas ele se acha especial, então eu o trato como um.

        Ednei, O especial One!

      • Vinicios Mendes disse:
        16/12/2016 às 12:39

        Kkk deve ser outro Ruan Pedro então que eu vejo citar tbm o nome dele as vezes.

      • Ruan Pedro disse:
        16/12/2016 às 16:49

        Na verdade, ele é a minha definição de pereba kkkkkk consegue cumprir os pré requisitos em todos os lados.

      • Vinicios Mendes disse:
        16/12/2016 às 17:00

        Kkkkkk

      • Ednei P. de Melo disse:
        16/12/2016 às 13:06

        Não disse que discordo da sua opinião; apenas, expressou-a no momento errado… &;-D

      • Ednei P. de Melo disse:
        16/12/2016 às 13:13

        Em tempo: não pretendo agradar à todos. Apenas ser respeitado por aqueles 10% dos torcedores que entendem de futebol… &;-D

      • Ruan Pedro disse:
        16/12/2016 às 16:54

        Quanto que você acha que tá sua porcentagem de respeito? Aliás, quem que entende de futebol? Você e o Vinny Dunga?

      • filipe disse:
        16/12/2016 às 15:01

        vc é um merda

      • Ruan Pedro disse:
        16/12/2016 às 16:53

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk calma Filipe kkkkkkkkk

    • filipe disse:
      16/12/2016 às 11:34

      Eu como flamenguista nunca fui tão humilhado em único ano como esse de 2016!… Eliminado, Vasco, fortaleza, palestino, atlético PR e tantas outras vergonhas como Confiança, goleadas e perda de disputa de taça para Santa Cruz e Ceará! Se isso é um ano ótimo então realmente o Luxemburgo tinha toda razão!

      Responder
    • Tucano disse:
      17/12/2016 às 01:38

      Pra ver o quanto esse Godinho tá errado sobre futebol atual ele mesmo fala: o Flamengo não tem proposta nenhuma por seus jogadores, é sinal de que os.johadorws não prestam, não servem pra time grande. O Flamengo toma prejuízo não tendo quem vender, jogadores velhos, que estavam encostados, se não saírem de graça, aposentam no clube. O pior é que as contratações seguem o mesmo biotipo, o centro de inteligencia que entende de pesquisa em rede social continua indicando jogadores e o clube contratando. Como é insano esse DP de futebol, estão deixando o elenco com jogadores velhos, doentes e cheios de mania é um treinador sem experiência, teimoso e que só tem uma fórmula.para jogar. O flamengo poderia estar muito melhor se tivessem competência no futebol.

      Responder
  • Daniel Silva disse:
    16/12/2016 às 09:57

    Esse cara é sensacional…. a falta de títulos é o único ponto negativo, mas estamos confiante nesse time, alguém sabia que a garotada estava fazendo reforço muscular?

    Responder
  • mtakh disse:
    16/12/2016 às 18:24

    Se riscassem 3 presidentes do Fla,que deram o que muitos preferem em primeiro lugar,craques,e depois deixaram terra arrasada,e dividas milionárias.Kléber leite,Patty e Edmundo Silva,já teríamos praticamente pago a divida.Com todo gastos só ganharam cariocas.Flamengo tá no caminho certo sim,tem até exemplo do Corinthians que deu um passo maior que a perna.Faltam apenas 2 anos para acabar o CT da base.Dinheiro, credibilidade, e um CT novinho,com hotel e tudo, pode atrair bons jogadores,quando numa proposta parecida.
    SRN

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta quinta, 06/08/2026

Goleiro do Flamengo se reapresenta à seleção para dois jogos amistosos contra a Bolívia

4
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Apesar de proposta do Flamengo, Thiago Almada fecha com o River Plate, afirma Fabrizio Romano

5 10

Como fica a negociação do Flamengo como Almada já que o clube decidiu investir na contratação de Luiz Henrique?

3 2
Brasileirão

Flamengo entra em reta final de preparação para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

7

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

10 10
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

9 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. Edson Chagas em Flamengo avança por 11º reforço da base em 2026, mas esbarra em exigência de atacante

    O Flamengo só deveria aproveitar melhor esses garotos principalmente no time principal, pois tirar jogadores promissores de outros times e…

  2. Carlos em Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

    Na minha opinião, seria melhor a contratação do Luis Henrique, pois iriamos ficar com as duas pontas bem servidas de…

  3. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  4. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  5. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo