Precisando reforçar seu elenco para 2014, quando terá a disputa da Copa Libertadores como prioridade, a diretoria do Flamengo está tentando agilizar a redução de seu plantel para poder se “livrar” dos atletas que não estão nos planos do técnico Jayme de Almeida, reduzir a folha salarial e, assim, ter mais fôlego para ir ao mercado. Além disso, alguns dos “dispensáveis” podem servir de moeda de troca.
Flamengo prepara lista de dispensas para chegada de reforços.
Apesar de a diretoria não confirmar, não fazem parte dos planos para 2014 o lateral direito Digão, o zagueiro Frauches, os meias Mattheus, Adryan e Gabriel e os atacantes Rafinha e Marcelo Moreno, que, inclusive, será devolvido de maneira oficial ao Grêmio em 31 de dezembro, quando encerra seu contrato. O Tricolor gaúcho inclusive já foi notificado dos planos do Flamengo.
Os jovens rubro-negros que não estão nos planos não serão dispensados definitivamente e sim emprestados ou trocados. Adryan, por exemplo, está muito próximo de ser anunciado por um clube italiano. O vice-presidente de relações exteriores do Flamengo, Plínio Serpa Pinto, já deixou essa transação encaminhada e o nome do futuro time do jogador deverá ser revelado na segunda-feira (16). O fato só não veio à tona ainda porque Adryan ainda não assinou um novo contrato com o Flamengo, mais longo, já que seu empréstimo será de um ano e meio.
Mattheus, filho do tetracampeão Bebeto, ainda não tem destino definido, mas recebeu algumas sondagens do futebol espanhol. O Flamengo pretende conduzir o caso do jogador do mesmo jeito que está fazendo com Adryan, emprestando para ganhar experiência, mas sem perder os direitos federativos, já que ele pode “estourar” futuramente e dar lucro ao clube.
Outro jogador que será emprestado, mas por via de troca, é o meia Rafinha, que será incluído na negociação que deve levar o volante Feijão, do Bahia, para a Gávea. O jogador se destacou pelo Tricolor baiano no Campeonato Brasileiro e, com 19 anos, é visto como promissor. A ideia é que a troca seja feita até dezembro, com ambos os clubes podendo adquirir os direitos federativos no fim do ano.
No meio da negociação para contratar Feijão, a diretoria do Flamengo foi informada de que o Bahia também pretende contar, por empréstimo, com o apoiador Gabriel, contratado no início deste ano pelo clube carioca justamente junto ao clube baiano. Essa transação está apenas no começo, mas o bom relacionamento entre os dirigentes dos dois clubes deve contribuir para um desfecho positivo.
O lateral direito Digão também está perto de definir seu futuro. O jogador, de vinte anos, está negociando com o Audax-SP para a disputa do Campeonato Paulista. O empréstimo deve ser de graça, com o clube paulista pagando apenas os salários do atleta. Já o zagueiro Frauches ainda não tem uma definição de qual clube vai defender em 2014.
A ideia do elenco do Flamengo é ter o plantel definido em 6 de janeiro, quando os jogadores se reapresentam para iniciarem a pré-temporada, que será no Rio de Janeiro mesmo. A estreia no Campeonato Estadual está prevista para o fim de semana de 18 e 19 de janeiro, diante do Audax. A tendência é que, priorizando a Libertadores, o Flamengo use reservas no Carioca.
Fonte: Fox Sports
Nenhum comentário

