O atacante Orlando Berrío é o quarto reforço do Flamengo para a temporada. Desde o início do ano, negociações para viabilizar a transferência do atacante que defende o Atlético Nacional mobilizaram o clube. A pedida do clube colombiano não foi baixa, e o Rubro-Negro mostrou paciência e persistência para contar com o atleta: pagou US$3,5 milhões (cerca de R$11 milhões de reais) e vai dividir o pagamento nos próximos dois anos.
Ele é o sétimo gringo do elenco do Flamengo. Nas características de jogo, o jogador se parece bastante com Marcelo Cirino. Pela altura, força e velocidade pela ponta direita. Mas a expectativa é de ver outro nível de jogador em campo. A torcida do Nacional lamentou a saída do atleta nas redes sociais e deu o tom do peso do desfalque. Apesar de trajetória irregular – no que conta a juventude também do atleta -, Berrío terminou a Libertadores do ano passado como um dos principais nomes da equipe colombiana.
ORIGEM
Berrío foi um dos destaques do Mundial Sub-20 de 2011 com a seleção colombiana. Na época, jogava com o compatriota James Rodriguez. No entanto, uma lesão acabou adiando sua consolidação. Sua passagem pelo Millionarios (COL) foi tímida. No retorno ao Nacional, após recuperar-se da lesão, conseguiu se firmar aos poucos – foi reserva na parte inicial e virou titular na reta decisiva da Libertadores do ano passado, quando o Nacional de Medellín conquistou o título. Dois treinadores foram fundamentais para isso: Juan Carlos Osório e Reinaldo Rueda. A rotação de jogadores feita pelo técnico Rueda o ajudou a conquistar espaço.
– O crescimento dele no futebol creio que se deu a esse processo com Juan Carlos Osório até Reinaldo Rueda. E também teve a ajuda de outros jogadores, como Arley Rodriguez, que era um centroavante muito discutido, também melhorou muito no ano passado e virou titular. Além disso, por ter que disputar vários torneios em um ano, precisa dar mais chances a diferentes jogadores – disse a jornalista colombiana Sarah Lizarazo, do jornal ”As”.
AGUERRIDO
Quem acompanha de perto as partidas do Atlético Nacional confirma que Berrío tem a característica buscada pelo Fla: joga pelos lados de campo – preferencialmente pela direita. O comentarista da TV Caracol da Colômbia, Javier Bonnet explica que, apesar de marcar gols decisivos, o atacante não é um ”goleador”.
Apesar do tipo físico e das características semelhantes às do ainda rubro-negro Marcelo Cirino, o Fla identifica personalidades distintas – Berrío é tido como jogador aguerrido, que não se abate com facilidade. E aposta alto nisso. Em conversas informais, o Rubro-Negro crê que será válvula de escape importante na Libertadores – com utilidade na equipe.
– É um jogador potente, rápido, de lado de campo. Pode jogar do lado esquerdo e do lado direito. Ele tem uma boa pegada, mas poderia ter muito mais gol do que tem. Apesar disso é um jogador que resolve partidas. Dos poucos gols que faz, a maioria define partidas. Ele não é um goleador nato. É um jogador muito disciplinado. Sua obediência tática é uma das mais importantes características – diz Bonnet, da Caracol.
NÚMEROS
Na temporada do ano passado, Berrío ganhou posição ao longo do ano e foi uma das peças utilizadas pelo Nacional em um dos anos mais vitoriosos da história do clube. Na campanha do título da Libertadores, entrou em campo em 12 partidas. Atuou também nas duas partidas do Mundial de clubes. Somando os torneios da Colômbia, fez 52 jogos em 2016 e marcou 17 gols.
O GOL MAIS IMPORTANTE
Apesar de não ser apontado como um goleador de origem, Berrío é o autor de um dos mais importantes gols da história recente do Nacional. Na final da Libertadores do ano passado, ele marcou o gol da equipe na primeira partida da decisão diante do Independente Del Vale. Foi também dele o gol espírita que classificou a equipe nos minutos finais no duelo com o Rosario Central de Donatti, agora seu companheiro no Rubro-Negro. A partida também ficou marcada pela briga após o apito final, quando Berrío participou da confusão em campo.
APERITIVO DO ENGENHÃO
Orlando Berrío entrou no segundo tempo do amistoso entre Brasil e Colômbia, na quarta-feira. A vinda dele para o jogo, inclusive, acabou facilitando as negociações com o Flamengo. Jogou quase todo o tempo pela ponta direita, sendo bem marcado pelo agora ex-rubro-negro Jorge. Apareceu mais centralizado apenas em lances de bola parada. O jogador levou um caneta ao marcar o botafoguense Camilo perto da área colombiana.
Fonte: Globo Esporte
Jogador medíocre, desculpe é fraco, aliais nosso time e fraco
VAI TORCER PRO REAL MADRID
A meu amigo olha o fanatismo o time é fraco.. O cara é fraco
Time fraco q disputou o titulo brasileiro ate as ultimas rodadas ficando com o vice junto com o santos, q no jogo anterior ganhou com autoridade? É, ta certo, time forte pra ti deve ser o Inter ou o Foguinho kkkkkkkkkkkk
Rapaz sou tão flamengo quanto você, mas me reservo o direito de achar o time fraco. Se tu achas forte, ok respeito vivemos em um país democrático, mas não confunda campeonato passado com nova temporada. E fraco eu acho
Rodrigo Caetano montou um meio campo que é dito por muitos (principalmente paulistas) um dos 3 melhores do Brasil. A única parte fraca do Fla é o ataque.
Muralha, Réver, Rafael Vaz, Trauco e Pará; Rômulo, Willian Arão e Diego; Berrío, Ederson e Guerrero
Vaz e Pará seriam titulares pelo ótimo 2016 deles, mas ainda termos Donatti e Rodinei como opções.
Daí eu te pergunto: desde quando esse time é fraco pros padrões do Brasil?
Mas se olharmos o futebol jogado por esse time, não condiz com as expectativas que estão criando. Fora que superestimam jogadores como Pará, Arão e Guerrero e falta raça, tem muita gente aí que anda em campo.
EU TAMBEM NAO O QUERIA, MAIS E AS OPÇÕES DO MERCADO, PREÇO É COMPLICADO.
É isso que digo nessa posição (ponta) não há muito o que escolher. Os caras completos nessa posição são alçados a craque.
Mediocres são torcedores como vc, se é q é torcedor do mengão mesmo rsrsrr
Pois é…
O Vasco é fraco mesmo…
Ou será o florminense??
Ou os gambas??
Ele tá na libertadores??
O cara vem como atual campeão da liberta, fazendo gols importantes, sendo um dos principais jogadores do time, e vem leso chamar ele de medíocre, pereba, cirino, vai entender esse povo…
Quando o cirino foi contratado, veio de uma temporadar pífia, mas todo elogiou, chamou de neymar….
Aos otarianos aí é só aumentarem o valor do sócio “torcedor” de vocês bem auto por sinal e quem sabe a gente traz o neymar, Messi, CR7…
Ele é estilo Cirino, sim! Mas é bom jogador !
Só de usar o nome desse cara(círino), já está cometendo um erro enorme, pois esse jogador q citei acima é horrível, só tem uma única coisa a seu favor, ele corre bastante, o resto n serve pra nada, Berrío, tem muitas habilidades além de correr muito tbem, vejo como uma ótimo contratação, se irá se adaptar logo n sei, mas nosso maior problema é o nosso BRILHANTE técnico Zé…..
Quando você diz que ele tem o estilo de um Péssimo jogador indiretamente você vai estar comparando o nível técnico dele com o do Cirino.
É só raciocinar Cirino seria titular do ataque do Atlético Nacional?, fazendo gols de classificação em mata-mata de Libertadores ?
Vamos ver jogando galera. O cara tem que vestir o manto e jogar algumas partidas. Se o manto não pesar e ele jogar bem. Está aprovado e ponto final.
estilo Cirino, aí para tudo.
Bela contratação,espero que venha e jogue tudo que sabe pelo mais querido do Brasil,bem vindo ao mengao berrio
Oh Oh..não é goleador e faz “gols decisivos”? Outro Guerrero. Agora preocupou. Mas não é tão problema, e isso de ser “estilo Cirino” não é ruim, pelo contrário, é um estilo de jogador. Agora vem a raça e o foco também. Cirino se mantivesse o nível que fazia no estadual, seria ótimo. Cabe ao Berrío manter. Mas além disso, é bom ser mais finalizador.
Torcedor é uma bosta mesmo. A diretoria Contrata o ponta campeão da libertadores, jogador de seleção e que fez tantos gols quanto o badalado Borja mas a torcida corneta e prefere a merda do Vargas que nunca ganhou nada de relevante por clubes, foi um fracasso quando esteve no Brasil, é mais velho, mais caro, faz menos gols e ainda ta encostado no time dele. Ou quem sabe o Marinho que jogou umas 10 partidas boas pelo Vitória,também nunca ganhou nada, é mais caro, mais velho e quando teve oportunidade em time grande não deu certo. Se o Palmeiras tivesse levado o Berrío, estariam reclamando dizendo que a Diretoria perdeu jogador. E tenham a certeza: se fosse uma posição carente no Palmei ras, com certeza eles teriam buscado o jogador.
Gostam de comparar ele com as características de Cirino, porque não compara com as de Everton? Porque esse deu certo no clube ne ? Ai não pode, tem que comparar com alguém que deu errado que é pra atrapalhar.
O Berrio se mostrou um bom jogador no atual campeão da libertadores, muita força, raça de sobra, velocidade não precisa nem citar ne? Finalizações boas e constantemente vai a linha de fundo dando amplitude ao time, o correto seriamos trazer um driblador para a características do nosso time que ainda não possuía, porém, isso não quer dizer que tira a qualidade do Berrio não, separem as coisas e ajudem.
Estilo Cirino pq o cara é negro, alto, forte e joga pela direita. Essa afirmação é uma piada.
Nao me importa se o cara é o clone do cirino se souber dominar uma bola ja ta valendo. Se jogar com a raça que tem vai ser muito útil !!
Cirino colombiano, jogador com velocidade e força física, não tem características de finalizaçao, se der duas pedalada tropeça na bola.
Infelizmente não boto fé. Prefiro o Tardelli.. Tardelli seria a solução
“mesmo estilo do Cirino”
Então fudeu kkkkkkkk!!!
Parece ser um bom jogador. Que tenha mais sorte que o Cirino, e que não fique deslumbrado com a fama e o status que o Flamengo proporciona a seus jogadores – deslumbre este que penso ter sido determinante no desempenho horroroso do MC.
Não vai ser preciso fazer muita coisa para ganhar a aceitação da torcida. Já a do técnico são outros quinhentos… Já consigo até imaginar as desculpas do Zé Ricardo para não escalar o Berrío. Dificuldades para adaptação ao futebol brasileiro, opções menos ofensivas e com mais tendência ao jogo compacto, ou melhor dizendo: Gabriel Peteleco.
Enfim, me conforta saber que agora iremos voltar a jogar com 11 jogadores. Estou otimista com o desempenho e na conquista de títulos para o Flamengo nesta temporada.
O cirino é velocista. Berrío, além de velocidade é mais brigador. Vai ser determinante para aquelas batalhas que só a Liberta proporciona. Torço muito para que dê certo embora também ainda tenha aquela síndrome de Cirino. hehehehe #VaiPracimadelesmengo