Podia ser uma vitória tranquila? Difícil. Mas se derrota para o Atlético-PR não chega a comprometer a classificação rubro-negra – se vencer a Católica no Maracanã, pode garantir até a classificação antecipada -, provoca reflexão da eficiência do setor ofensivo numa competição que não perdoa vacilos. Foram 18 tentativas a gol – o maior índice do time nos quatro jogos da Libertadores -, com cinco de Guerrero, e um roteiro semelhante ao de Santiago, onde o Fla foi derrotado para a Católica.
No Chile, o Flamengo finalizou 13 vezes – cinco a menos que em Curitiba. Guerrero tentou cinco vezes – igualzinho contra a Católica. Em Curitiba, se é verdade que Guerrero se desdobrou para criar jogadas, foi até a ponta em alguns momentos e critou chances para os companheiros, também é real que não fez o que tem feito com regularidade nos últimos tempos: faltou o gol.
– Não dá para dizer se tem uma explicação. A gente tem que exaltar as chances criadas que temos. Mesmo com a pressão inicial deles, tivemos chances claras de gol. Temos que caprichar um pouco mais, ter um pouco mais de concentração na hora da finalização para poder nos dar essa vantagem. Mas com certeza vamos aprimorar para as próximas partidas – analisou Willian Arão, após o jogo.
Sem Diego, em recuperação de cirurgia, e Everton, vetado por dores no tornozelo, o Flamengo dependeu demais da inspiração do peruano. E os coadjuvantes não foram nada bem. Gabriel perdeu chance livre na área no fim da partida e protagonizou, ainda, lance emblemático. Quando Guerrero deu de calcanhar para o ponta, o atacante abriu os braços e esperou a bola de volta. O jogador demorou a devolver e passou nas pernas do marcador. Trauco também foi mal. Foi quem mais errou passes – sete vezes.
O melhor coadjuvante de Guerrero foi William Arão. Mais solto até as mudanças de Zé Ricardo no meio do segundo tempo, Arão aproveitou o “cinturão” formado por Márcio Araújo, Romulo, Gabriel e Trauco, que marcavam bastante, para participar mais da armação – como na ajeitada que deu para o lateral Pará no início do segundo tempo. Como Diego no Chile, Arão finalizou três vezes.
Abafa com Damião
Em desvantagem no placar, Zé Ricardo mexeu bastante na equipe no segundo tempo. Em nenhum momento da partida o Flamengo ficou retraído em seu campo. Ao contrário, controlava o meio de campo e chegava com paciência próxima da área do Atlético-PR. Matheus Sávio substituiu Renê – Trauco voltou para a lateral esquerda -, Mancuello entrou na vaga de Márcio Araújo e Leandro Damião no lugar de Romulo.
O Flamengo terminou jogando em cima do Atlético-PR, o que, obviamente, deixava a defesa menos protegida no contra-ataque. Foi dessa maneira que saiu o segundo gol do Furacão. O Atlético finalizou 10 vezes na partida. Além dos dois gols, foram três chutes com a direção correta. A derrota doída em Curitiba serve de mais uma lição para o Flamengo nesta Libertadores.
Fonte: Globo Esporte
Acho engraçado o time ter 18 finalizações, sendo que 4 foram chances claras de gol e ainda ter gente criticando o Zé…
Exato, essa galera vive em outro mundo.
Quem insiste em Gabriel? Rafael Vaz? Damião? Não feche os olhos, sem esses jogadores e sem o Romulo ganhariamos o jogo.
Sem Muralha tb! Temos q contratar um goleiro a nível de Flamengo! Como era o Júlio César e o Bruno.
Hj infelizmente não temos esse goleiro. Até o Vasco tem melhor.. É revoltante
A crítica que se faz a ele tem mais a ver com detalhes, como inexperiência e teimosia. Capacidade ele tem, afinal montou esse time e deu umá “cara” a ele. Faltam apenas detalhes, como trabalhar a concentração nos jogos, escalar o melhor time e mexer na hora certa. Realmente o time cria muito, mas não se concentra, tem apagões na defesa, perde gols fáceis, toma gols bobos, e isso tem a ver com a cabeça do jogador. Aí entra a experiência do treinador. Mestres em trabalhar esse detalhe foram Carlos Alberto Torres, Carlinhos e Muricý Ramalho, e ainda hj o são Papai Joel, Abelão e Tite. O Zé chega lá. Vai aprender com o tempo que o jogo de futebol não é feito só de táticas e estrategias, e que muitos jogos podem ser ganhos antes de acontecerem. Futebol profissional é coisa muito séria. SRN
Talvez no inicio de carreira de tecnico do Capita tenha sido proveitosa, mas bom bom, ele nunca foi.
Verdade, concordo plenamente. Afinal foi campeão com o Flamengo em 1983, que tinha um time com o qual até a minha santa avozinha seria campeã… mas eu falo de lidar com a cabeça do jogador. Pode não ter sido um bom técnico, mas nesse detalhe era muito bom.
Eu não sou de criticar, mas diria q o problema ontem foi não ter colocado o time pra frente na virada do segundo tempo, no fim do primeiro tempo já deu pra perceber q o Romulo não tava bem, mais atrapalhava do q ajudava, na virada do segundo tempo já eu já teria colocado o Sávio no lugar do Gabriel e o Damiao no lugar do Rômulo, quem quer ser campeão tem q arriscar. Mas libertadores sem emoção não é libertadores, quarta q vem tem mais, em casa temos q apoiar, esse time sem o Diego tá complicado, mas estamos mto mto perto da classificação
O time perdeu jogando, isso é um fato. O time jogou bem. Só que uma coisa é certa, Gabriel não dá, jogamos com uma menos praticamente, lixo de jogador.
Porraaa… Gabriel não jogou nada. Agora, Márcio Araújo jogou muita bola. Como tem feito pelo menos nas últimas 10 partidas.
Muito importante para o time. O problema é que o time não faz gol. Cria pra caramba, joga mais que o adversário e não faz…
É até complicado acompanhar a Coluna nos pós jogo quando o Fla não ganha de 7×0. Ou seja, sempre. É um discurso de ódio contra o ZR que é dificil de entender. É como se o nosso técnico fosse um Cristóvão da vida ou pior. Acho até que jogou bem, dominou o jogo todo. Mas fazer um gol em 18 tentativas é mt pouco. E o Gabriel, bem, já desisti. A minha maior xrítica ao ZR é a insistência com jogadores mediocres em detrimento dos prata da casa com a desculpa de não queimar os caras. Esses moleques nunca ficarão prontos porque nunca jogam. Se o paquetá tivesse sido escalado, seria possivel manter o esquema original, com o matheus savio, nao precisaria improvisar o trauco e o vizeu é mt mais efetivo que o damião.
ZR é um treinador medroso tirando os 10 minutos iniciais o Atl. Não fez mais nada no jogo e ficamos retraídos. ..qdo ele soltou o time viu que dava ate para ganharmos. Mas ZR insiste em nomes como Gabriel, M.Araujo o que esses jogadores agregaram ontem?? Se ZR continuar nessa de se apequenar vai ser tenso.
Para mim o resultado se resume a 5 (cinco) acontecimentos:
1) Postura covarde, de um técnico covarde, 20min de pressão do AP .. depois omissão, é um gol de afobamento do Muralha, mas este eh pra outro item. O Zé Ricardo JG sempre no contra ataque na casa do adversário, não existe estrutura de JG e sim ser defensivo e jogar pelo empate, essa eh a proposta deste treinador.
2) Gabriel, horroroso, smp foi, mas era pra ter sido substituído pelo Rodinei, Rodinei??? Sim Rodinei .. cruza muito bem e eh veloz, tiraria o Gabriel colocaria ele e tiraria o Rômulo e colocaria o Mateus Sávio se não fizesse gol colocaria o Damião no lugar do Renê. Mas faltou mais uma vez afirmação neste técnico bosta.
3) Vaz .. falha no segundo gol .. que espécie de zagueiro, EM UMA LIBERTADORES, vê um cara inteligente como o Dá Silva dominar uma bola, ajeitar a mesma e simplesmente fica olhando, colok os braços para traz e o espera cruzar, espera cruzar????? Infiltra porra .. isso eh libertadores .. chega junto dá a alma, mas isso tb eh pra outro item.
4) Muralha, goleiro fraco,sem sombra, afoito, ansioso .. parece um adolescente numa pelada, “vou pegar hein, eh minha, eh minha” .. aí passa por ele e um zagueiro faz o gol .. ridículo, imaturo, inconsequente .. imprudente .. resumindo .. um merda, éramos para ter contratado o Gatito ..
5) Time com falta de Alma .. sabe o q eh alma ??? Eh um time q está predestinado a ganhar a libertadores .. eh assim q se ganha .. isso não eh brasileiro, eh libertadoreeeeeeeees .. tem q ter ALMA .. sabe a diferença do Palmeiras pro Flamengo?? Eh q um time está perdendo de 2×0 e tem alma, não se dá por vencidos e vira o JG, me diga o último jg q o Flamengo ganhou de virada?? Mas JG importante .. 3000 anos .. falta ALMA .. essa será a diferença, e sinceramente não vejo isso neste time .. time fraco, com relampejos individuais, como o Guerrero, mas como UM TIME eh fraco, sem alma .. ouvi de um amigo meu q o Flamengo jogou muito, muito?? Muito porra nenhuma, pq o AP abdicou de jogar pq tem um time fraco e foi com a proposta de, vou fazer um gol e vou recuar e explorar o contraataque e foi oq fizeram e deu certo, pq tem proposta .. tem tática .. um time q JG pra empatar não merece jogar a libertadores.
Agora uma qstao, cadê o VIZEU???
Tem muito modinha nessa porra mesmo ne,vtnc. Não entendo das pessoas reclamarem do zé,ate pq foi ele q errou as finalizações ne?? Não fode
Quem é o responsável por colocar esses caras em campo é o técnico, M.Sávio entrou e deu vida ao ataque. Demorou demais pra mexer como sempre, ainda deixou a praga do Gabriel até o fim.
Se tivesse entrado com uma formação normal pra ganhar teria ganho porque aquele time do genérico-pr é fraco, mas ganhou nas nossas falhas e incompetências.