Com os três maiores públicos pagantes deste ano no Brasil — todos em jogos do Flamengo —, o Maracanã vai ter no Fla-Flu decisivo do Campeonato Carioca, no domingo, a maior concentração de torcedores em um estádio brasileiro em 2017. Isso porque a carga de 55.517 ingressos postos à venda foi esgotada nesta quinta-feira. Até agora o maior público no país foi visto na vitória rubro-negra sobre o Universidad Católica, na quarta-feira, no Maracanã, com 54.555 pagantes, que geraram renda de R$ 3.314.405.
O primeiro setor esgotado foi o Norte, dedicado exclusivamente aos rubro-negros. Os ingressos para a torcida do Flamengo acabaram na manhã de ontem, pouco após a abertura do primeiro dia de vendas em pontos físicos. Na parcial divulgada às 15h, 48.788 bilhetes já tinham sido vendidos.
Apesar da derrota no primeiro jogo da final por 1 a 0 — o empate dará o título ao Flamengo —, o torcedor tricolor está animado, tanto que compareceu em bom número às Laranjeiras para comprar ingressos, formando uma grande fila. Por volta das 22h15m, em seu Twitter, o Fluminense anunciou que as entradas restantes do setor Sul, reservado à torcida tricolor, estavam esgotadas. na página oficial, o clube pediu que os torcedores que adquiriram ingressos pela internet agilizassem a troca.
O Flamengo foi o clube que mais levou torcedor aos estádios este ano no país. E tem, além do maior público pagante, também o segundo e o terceiro — 54.052 no jogo contra o San Lorenzo; e 53.389 na partida contra o Atlético-PR, ambos no Maracanã e pela Taça Libertadores. No Carioca, o maior público foi o da primeira partida da final do Estadual, no domingo passado, que reuniu 34.926 pagantes, com arrecadação de R$ 1.660.605.
Curiosamente, apesar de ter os três maiores públicos, o Flamengo é apenas o quarto colocado em média de clubes das Séries A, B e C, com 20.455 pagantes. À frente estão São Paulo (32.473), Palmeiras (30.285) e Corinthians (25.655). O Fluminense aparece apenas na 12ª posição, com média de 10.863.
As colocações dos dois clubes cariocas podem ser explicadas pelo confuso e mal elaborado Estadual deste ano, no qual as semifinais e a própria final da Taça Rio não tinham interferência na decisão da competição. A média de público do Carioca foi de apenas 3.783 pagantes. É o nono colocado entre os estaduais, bem abaixo da média do Paulista: 9.466, a primeira.
O maior público em clássicos estaduais foi São Paulo 1 x 1 Corinthians, pelo Paulista, em 26 de março, no Morumbi, com 51.869 pagantes.
Reprodução: O Globo