Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Órfão de Walter, Goiás tenta inovar mas é anulado pelo Flamengo.

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 07/11/2013
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar

Com uma atuação superior por quase todos os 90 minutos no Maracanã, o Flamengo avançou à Copa do Brasil com nova vitória por 2 a 1 sobre o Goiás. A equipe carioca soube fazer duas coisas muito bem para ter o controle do jogo: usar Carlos Eduardo como um homem extra no meio-campo para dominar a posse de bola, e anular a inovação tática de Enderson Moreira, que apostou – sem nenhum sucesso – no meia Roni como um “falso centroavante” no lugar do lesionado Walter.

A falta que Walter fez ao Goiás na semifinal foi imensurável. Além de artilheiro do time, o centroavante é o canal por onde todas as jogadas ofensivas passam, principalmente funcionando como “parede” para as bolas longas da defesa. A ausência de um ponto central no ataque foi óbvia para o Goiás durante a maior parte do jogo: Roni não conseguia ganhar duelos aéreos ou prender a bola, e o time esmeraldino passou muito tempo dando chutões sem direção e devolvendo a posse ao Flamengo.
O que Roni podia oferecer era mobilidade – a função básica de um “falso centroavante” é se mexer, arrastar os zagueiros adversários consigo e abrir espaços para a infiltração dos companheiros. Mas Chicão e Wallace não precisavam seguir Roni para fora da área, já que o volante Amaral não tinha um adversário direto para marcar, e ficava com a simples tarefa de colar no atacante do Goiás quando ele recuava. Com três jogadores funcionais e pouco criativos no meio-campo, a equipe não abriu o Flamengo e não criou praticamente nada – aí também faltou um meio-campista que entrasse na área rival, como Hugo.
Foi surpreendente o fato de Enderson só ter colocado um centroavante aos 13min do segundo tempo, e apenas por causa da lesão de Eduardo Sasha. Cinco minutos depois de Júnior Viçosa ter entrado em campo, ele fez uma jogada de pivô e o Goiás criou sua melhor chance do jogo, com Renan Oliveira chutando para fora. Mas aí a situação já era desesperadora, com o Flamengo vencendo por 2 a 1 e cada vez mais perigoso nos contra-ataques.
A equipe de Jayme de Almeida, aliás, sabe muito bem o que fazer em campo. Começou o jogo com Carlos Eduardo caindo da direita para o centro, fazendo uma vantagem numérica de 4 contra 3 no meio-campo e assegurando a posse de bola do Flamengo; o corredor direito ficava aberto para as passagens de Léo Moura e Luiz Antônio. Mas o grande diferencial do time não foi tático, e sim individual: em um meio-campo repleto de jogadores funcionais, Elias foi o fator de desequilíbrio, ao criar a jogada do primeiro gol e marcar o segundo com um lindo chute após se livrar de seu marcador pessoal, Tiago Mendes.
No segundo tempo, o Flamengo se fincou em um 4-2-3-1 mais nítido, com Luiz Antônio e Paulinho abertos, e apostou nos contra-ataques. Ficou mais perto de marcar o terceiro gol do que o Goiás de empatar – o time de Enderson Moreira, que faz grande campanha no Brasileiro, mostrou claramente o quanto depende de seu principal jogador.

Fonte: Terra
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo de olho: Estudiantes perde para o Lanús pelo Argentino antes de jogo da Libertadores

3

A sugestão de Bap ignorada e a derrota do Flamengo nos bastidores da CBF

1 4
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista ao jogo do Flamengo x Bragantino, pelo Brasileirão

5 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Time dos Emirados Árabes anuncia contratação de Lorran, do Flamengo

19 2

Campeão da Libertadores pelo Flamengo se aproxima do Vila Nova, da Série B

7
Brasileirão

“Desfrutem”: torcedores do Flamengo usam frase de Abel Ferreira para provocar Palmeiras

11

Líder até no público! Flamengo tem recorde de torcedores na 28ª rodada do Brasileirão

1
Libertadores

Da classificação na Libertadores à liderança do Brasileirão: veja o desempenho do Flamengo em setembro

7

Flamengo de olho: Estudiantes enfrenta o Lanús pelo Campeonato Argentino hoje; veja horário e onde assistir

3
Comentários Recentes
  1. Ricardo em Indireta? Esposa de De La Cruz manda recado após meia atuar por 1 minuto em jogo do Flamengo

    Gosta muito de aparecer a mulher do De La Cruz. Primeiro, foi falar que não gostava do Flamengo. Agora, fica…

  2. matheus em Indireta? Esposa de De La Cruz manda recado após meia atuar por 1 minuto em jogo do Flamengo

    jogador ruim que se machuca toda hora, deveria sair o mais rápido possível do flamengo

  3. Vitor em Indireta? Esposa de De La Cruz manda recado após meia atuar por 1 minuto em jogo do Flamengo

    Se a família não admirar, quem vai?

  4. Joãozinho Trepidação em Indireta? Esposa de De La Cruz manda recado após meia atuar por 1 minuto em jogo do Flamengo

    De La Cruz está muito limitado fisicamente, nesta temporada. Precisa mostrar que está muito bem para ter mais participações.

  5. Joãozinho Trepidação em CBF define redução de estrangeiros nos times do Brasileirão; Flamengo vota contra

    A defasagem da qualidade de nossos clubes com relação à Europa, vai aumentar.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo