Um gráfico feito pelo Footstats, site especializado em estatísticas do futebol brasileiro, mostra a evolução do Flamengo no Campeonato Brasileiro 2017. Nele há uma comparação entre as 8 primeiro rodadas e as 4 últimas, onde o Flamengo ainda não perdeu nenhum ponto disputado.
Finalizações para fazer 1 gol: 11,9 finalizações;
Finalizações para sofrer 1 gol: 11,7 finalizações adversárias;
Índice de acerto nas finalizações: 34,5% (15° colocado nesta comparação);
Cruzamentos por jogo: 27,1 (segundo clube que mais tinha cruzado na competição);
Desarmes certos por jogo: 17 desarmes, sendo o 7° da categoria.
Veja agora os números das últimas 4 rodadas, onde o Flamengo apresentou boa evolução e venceu todas as partidas disputadas.
Finalizações para fazer 1 gol: 5,8 finalizações;
Finalizações para sofrer 1 gol: 43 finalizações adversárias
Índice de acerto nas finalizações: 50% (5° colocado nesta comparação);
Cruzamentos por jogo: 23,3 (décimo clube que mais têm cruzado na competição);
Desarmes certos por jogo: 20 desarmes, sendo o 3° da categoria.
O Flamengo terá a chance de melhorar sua marca nesta quinta-feira (13), contra o Grêmio, na Ilha do Urubu às 19:30. O rubro-negro é o segundo colocado e este é um confronto direto pela posição.
A evolução é visível, o time realmente reagiu e os resultados mostram isso. Ainda sinto, no entanto, que a equipe depende da qualidade individual dos jogadores para criar as jogadas.
Sinto falta de uma troca de passes mais rápida, que desmonta a defesa, que abre espaço. Já vejo alguma movimentação interessante dos jogadores, no sentido de dar opção e abrir espaço no campo adversário. Mas falta essa questão do passe mais vertical, mais “letal”.
No mais, fico feliz de estar queimando minha língua, pelo menos por enquanto. Zé Ricardo vai conseguindo reverter a situação e pode finalmente nos dar o título.
A prova de fogo vem agora calma: Gaymio, Cruzeiro, Palmeiras Curitiba, Curinthias, Santos, depois disso será final do primeiro turno e podemos tirar nossas conclusões.
Sim, verdade. O primeiro desafio da sequência já foi. Vamos esperar o resto e ver em que pé que está esse time, pra valer.
O Éverton Ribeiro é o cara que desmonta as defesas buscando tabelas e driblando, além dos bons passes, faltava essa objetividade na equipe, já que o Diego é mais organizador.
Um meio campo com Márcio Araújo não terá troca de passes que desarma as defesas, afinal uma hora ele terá que tocar ou alguém terá uma marcação dupla se ele se esconder, então não espere essa troca de passes, no máximo acontecera como no lance do gol de Diego, um lance isolado.
Sobre o passe letal, infelizmente os jogadores que melhor fazem isso no elenco são os meias reservas, Paquetá, Mancuello e Conca. Diego e Éverton Ribeiro tem outras características, mas como são excelentes compensam a falta desse passe, embora ache que o Éverton Ribeiro possa ajudar nesse sentido.
Verdade, o Conca e o Mancuello tem mais essa característica.
Acho que ainda falta uma coisa para esse time do Flamengo engrenar de vez: precisamos matar o jogo. Mesmo que esteja com o placar a favor muito antes do jogo acabar, é necessário continuar marcando gols para anular qualquer chance de reação do adversário.
De resto fico feliz. Diminuímos gradualmente o número de cruzamentos, melhorando o aproveitamento. Com a entrada de Geovânio pelo lado esquerdo (Everton, por mais que seja raçudo, não é muito técnico para manter regularidade) temos tudo para melhorar na parte ofensiva.
Sim, tem que resolver isso de uma vez, porque vai fazer diferença. Sem falar que nosso maior rival no momento, o Corinthians, não costuma deixar os resultados escaparem. Eles sabem matar o jogo.
Concordo, e ainda complemento, melhorar a saída de bola c o goleiro, tanto com as maos, quanto os lançamentos diretos, melhorar os cruzamentos, principalmente Everton, que tem uma deficiência enorme em fazer a tentativa de cruzamento passar pelo marcador.
Edson,
Eu achei interessante na matéria sobre o vídeo do pré e pós jogo da TV Fla foi o ER7 conversando com o Rodnei ao final da partida explicando como é que a bola deveria ter sido tocada para ele.
Tempo para treinar é pouco nessa maratona então a resenha tem de funcionar.
SRN
Fala André, faz toda diferença essa resenha. Com o tempo os caras passam a se entender pelo movimento no campo, o olhar, fica bem mais fácil.
Vejo muita afobação nas definições de jogadas… muita correria (everton)… se tiver mais calma, faremos melhores jogadas!! As vezes parece até q to acelerando minha televisão 2x!!
Discordo que ele queimou sua língua.
Dos 4 contestados ele botou 3 no banco, então quer dizer que ele sabe que estava errado e isso nos custou a libertadores.
Outra que com ER, DR e Guerrero fica tudo mais fácil, até o futebol do Everton vai crescer, porque não dá pra marcar todo mundo. Continuo achando o time sem coletividade, mas agora tem um craque a mais e isso faz a diferença.
Por exemplo, contra o Gremio o Guerrero está suspenso, mas jogaremos com DR e ER e isso faz toda diferença.
COncordo plenamente com voce. A evolução do time aconteceu justamente depois das mudanças feitas no time, principalmente com a retirada dos jogadores contestados pela torcida. Acredito que se ele parasse de ter medo e tirasse o MA da equipe, entrasse com o Rômulo ou o ROnaldo pra junto com o cuellar, fazer a saida de bola cada um por um lado, revezar nas subidas ao ataque a equipe do flamengo iria evoluir e muito. Hoje a entrada do cuellar nos fez ter uma saida de bola melhor, mas ainda falta alguem pra dividir essa responsabilidade com ele, pois o MA se esconde o jogo inteiro e nao tem a minima tecnica pra aparecer como elemento surpresa no ataque. Um bom técnico consegue fazer uma defesa ser solida mesmo nao tendo jogadores destruidores de jogadas. ex.: Zidane com o Real MAdrid. Se o sistema defensivo for bom, o time nao sofre, mas se for ruim, mesmo jogando com 3 volantes (como foi na libertadores) o time toma gols. Uma outro esquema, porém acho que ai sim queimaria a lingua de todo mundo seria se o ZR escalasse a equipe no 4141 com apenas o cuellar de volante, e entrando com o berrio/geovanio na ponta direita, com everton ribeiro de meia direita e diego na meia esquerda.
Isso queimaria a lingua de todo mundo mesmo. Mas nem acho necessario mudar a formação, logico que ter variação é sempre bom, mas a base é essa sem o MA.
Quero ver os próximos três jogos!
Jogos: Gaymio, Cruzeiro, Palmeiras Curitiba, Curinthias, Santos…a partir de ai podemos ver o que o Fla vai procurar nesse campeonato.
Santos é duas vezes, depois do jogo contra o Coritiba é na Vila Belmiro valendo classificação pra semi da Copa do Brasil.
Nao sei a ordem ao certo, mas teremos pedreiras ate o dia 08 de agosto
Os jogos mais dificeis desses com certeza sera conta o Cruzeiro onde o mano agora vai voltar a velha retranca ja que o time deles esta tomando varios gols e contra o coritiba que deve retrancar também, os outros sera jogos de ataque contra ataque, jogo aberto e claro, o flamengo tem o melhor meio/ataque do brasil.
Tomara quem jogar entre com vontade, vai ser jogo bons de se ver.
Agora o Ze terá a missão que de manter o grupo motivado.
Também.
Grêmio na ilha vai ser jogão.
Cruzeiro em minas vai ser enrolado.
Cruzeiro é muito forte em casa e tem um bom elenco.
1×0, gol de damião contra o G de Porto Alegre
Os próximos jogos serão mais difíceis, importante para vermos em que nível estamos e também ver a força do nosso elenco, jogadores importantes como Cuellar e Trauco estão pendurados por cartões amarelos e logo podem nos desfalcar, veremos se o nível de jogo se mantém rodando as peças. Acredito que seja uma sequência para sairmos fortes, menos distantes do Corinthians e com um nível de atuação convincente para quem quer ser campeão.
Pega a camera, visualiza quem jogou essa lata e cobre dele ou processe.
Assim como tem que ser feito com a torcida do Vasco. Tem as imagens, prendam esses vandalos que não sao torcedores
Matéria errada amigo.
kkk ops falha minha
Eu tenho uma opinião diferente da galera em relação a essa sequência, que ela é primordial, e gira em torno dela nossas chances de título.
Por que?
Grêmio e Avaí. Já pensou se fosse conosco? E vamos ter jogos desse estilo aos montes. Tradicionalmente temos mais sucesso contra equipes que também vao tentar ganhar a partida. Creio que vai continuar assim.
Perguntem pro Diego e pro Ribeiro se eles preferem enfrentar o Grêmio na ilha com espaços pra jogar, jogo lá e cá, ou um Coritiba da vida que fica atrás da linha da bola dando pancada 90 minutos, linhas próximas, largando mão da posse, e por uma bola parada pode matar e partida e deixar esse rapaz que vos fala louco da vida?
Então o jogo mais importante é o próximo. A final do campeonato é contra o Grêmio quinta, os 3 pontos de agora valem os mesmos 3 pontos contra a Chapecoense do returno (tiro o Corinthians desse raciocínio, por que ali é campeonato a parte).
Ademais: tô maluco por uma Flamengo e Palmeiras na casa deles. Aquele do ano passado com gol do Alan Patrick ta engasgado até hoje!
Grêmio e Avaí me fez lembrar do jogo Flamengo x Coritiba em 2015, quando perdemos no Mané Garrincha e oscilamos muito.
Flamengada das boas! Mané lotado até a tampa, tenho amigos que foram naquele jogo e querem esquecer kkkkk
É, sei como é, porque eu estava lá.
Tem um que só vou o Flamengo jogar uma única vez, justo essa. Ele nem conta, nem da detalhe, visivelmente traumatizado kkkkkkk
Também fui….rs
Lembro bem desse jogo, a torcida começou vaiar o time com 10 minutos de jogo, teve gente querendo fazer campanha para o Flamengo nunca mais jogar em brasília.
NA verdade a subida de produção do flamengo ocorreu justamente quando ele retirou o Arão, Muralha, VAz e a chegada do Everton RIbeiro pra ponta direita. Isso é pra mostrar aos Ricardetes que aquela grande maioria da torcida que pedia mudanças, entrada por exemplo do CUellar foram certas. AInda vejo uma mudança na equipe, que seria a saida do enganador MA e a entrada do ROmulo ou ROnaldo em jogos fora de casa, ou uma eventual mudança do time pro 4141 com a entrada do geovanio/berrio pelo lado direito, com apenas o cuellar de 1 volante fazendo a saida de bola.
Sinceramente, não entendo uma subida de produção pura e simplesmente por simples trocas de jogadores. Saímos da libertadores não só por culpa do técnico, vários jogadores tem culpa direta no vexame. Assim como ele não tem os méritos todos.
Sai Arão entra Cuellar: muda bola aérea, muda posicionamento de bola parada ofensiva e defensiva por que o colombiano é menor e não tão bom na bola aérea como o arão.. enfim, são N coisas, mas a maioria não vê isso, é só o “coloca os melhores” como se fosse simples, óbvio e exato.
Todo mundo tem mérito nas vitórias, e parcela de responsabilidade nas derrotas, SEMPRE.
Eu particularmente não quero ver o Flamengo jogar só com o Cuellar não. É muito romântico, utópico, seria lindo. Time ofensivo, joga pra frente, goleia todo jogo, show de futebol.. maravilhoso né? Eu vejo futebol brasileiro há tempo suficiente pra achar que o Flamengo não chegou a esse patamar ainda. Já é difícil solucionar problemas muito mais simples, querer implementar algo tão ofensivo assim demanda tempo e vários outros fatores, além da própria iniciativa e capacidade do técnico que não me mostrou isso (apesar de achar ele um bom técnico, diferente da maioria).
Obs: eu sempre pedi o Cuellar no lugar do Araujo desde que ele saiu do time, mesmo sabendo que o time precisaria de tempo e sequência pra se adequar a perca de velocidade e de cobertura.
Mas, respeito sua opinião e a da maioria que vê apenas nas mudanças a evolução do time.
EU continuo achando que a equipe evolui exclusivamente pelas mudanças feitas, pois a forma de jogar do flamengo continua aquele jogo feio de “mil cruzamentos” por partida, poucas jogadas de tabelas, infiltrações, exploração do pivo do guerrero que seria muito bom se treinassem isso. vamos ver as mudanças:
1) MUralha estava passando por um fase muito ruim, sem confiança nenhuma e a unica derrota que tivemos até aqui foi por culpa em grande parte dele. A entrada do Thiago, mesmo sendo ainda jovem, trouxe um pouco mais de segurança apesar de ser um goleiro jovem, e ele tem ido bem, so errou no jogo contra a chape, que eu escalei ele e o rodinei no cartola, fiquei puto com ele, pois era uma bola pra dar um soco nela pra bem longe, fora isso tem sido pouco exigido.
2) Saida do VAz e entrada primeiramente do Juan e depois do Rodolffo. O vaz nao é ruim jogador, o problema que o ego dele é enorme, e o cara acha que tem que fazer varios lançamentos no jogo, e isso acaba que vai afetando a partida dele e varios outros erros vai surgindo.
3) Entrada do Cuellar no lugar do Arão. O flamengo com Arão e MA simplesmente nao tinha saida de bola, pois o MA se esconde o jogo inteiro e o arão nao sei por que motivo, subia pro ataque antes mesmo da bola passar do meio de campo. O colombiano entrou e além de fazer muito bem a saida de bola, evitando que o DIego tenha que vim buscar ou que os zagueiros ficam lançando a bola, ainda se mostrou muito eficiente na marcação, em TODOS os jogos que fez roubou mais bola que o MA.
4) Entrada do E.R. na ponta direita. Aqui temos a melhor mudança na equipe, pois E.R. é um cara que sabe o que faz com a bola, diferente dos nossos pontas que pega a bola e vai ate a linha de fundo com a cabeça baixa e cruza a bola sem saber se tem alguem la na área. E.R. tem feito o que o mancuello fazia no começo do ano, puxar as jogadas mais pro meio, chamar a responsabilidade e tirar todo o peso da criação das costas do Diego.
MAs como eu disse, ainda falta MUITO pro flamengo atingir 100% daquilo que ele pode apresentar, diria que hoje estamos jogando 65% daquilo que podemos. E cabe ao técnico melhorar isso. COnvido a você assistir um dia um jogo do Corinthians pra vc ver um jogo muito bem feito coletivamente, e pra voce entender o por que eles sao lideres com 9 pontos na nossa frente.
Muito importante vencer um clássico contra o Vasco nas condições impostas .
É difícil ganhar em SJ , isso demonstra raça e determinação.
Se nosso time jogar com raça e atenção dificilmente seremos vencidos , muitos talentos , ou melhor, com jogadores acima da média
SRN em qualquer situação!!!
Vamos ver… Tecnicamente o time subiu. Diego recuperando a forma, Cuellar substituindo o moribundo Aarão (mesmo que AINDA não tenha alcançado o ex titular na sua melhor fase), Rodney…bem… Rodney, Éverton Formiguinha jogando muito, Guerrero arrebentando he he he… e, claro, Éverton Ribeiro.
Mas… a equipe continua ainda sem imaginação, criatividade, as Taís “variações”…e, não sei por conta disso, aquela intensidade do início do Também não enfrentamos nesse “esquizofrênico” campeonato times capazes de por a prova essa “evolução”. Uma Galinha que vai se depenando ali, outras garotinhas tricolores acolá mas…sejamos justos, o campeonato começa agora para valer!
Ainda estou muito cético, esperarei essa sequência difícil passar para poder avaliar. Mas por enquanto, o Zé vem queimando a minha língua, realmente ele deu a volta por cima e o time ganhou mais organização e consistência.
Taticamente ta a mesma coisa. As diferenças são a entrada do Cuellar, a qualidade do Everton Ribeiro e a liberdade que a entrada do Everton Ribeiro permitiu ao Diego já que o adversário agora precisa dividir a atenção.
Taticamente eu venho observado desde o jogo contra o Santos, triangulações entre Everton Ribeiro, Diego e Pará/Rodinei; além de mais infiltrações sem cruzamentos. Mas a evolução não é nada de surpreendente, o Flamengo de Zé Ricardo no seu melhor nível já apresentou isso.
O time melhorou muito com a saída do Arao. Ele estava sendo carregado pelo time.
Com a saída do Vaz ou JUAN, e a entrada do rodolpho ( infelizmente se machucou )
E com a saída do BERRIO/GABRIEL, e a entrada do EVERTONRIBEIRO
Mesma leitura que tenho. Diferença é a qualidade técnica dos jogadores. A meu ver, mudança ocorrida foi a retirada óbvia do Arão para entrada do Cuellar. Mudanças táticas e variações não vi.
Dos 4 contestados sairam 3, o time melhorou. O problema nunca foi o 4231.
Desde o ano passado erro bato nessa tecla. O esquema talvez seja o melhor para a atualidade. O problema eram as peças. Gabriel, Cirino, etc. Agora com jogadores melhores a coisa engrena.
Eu venho dizendo isso desde a pior fase, o problema nunca foi o 4-2-3-1, o esquema é bom, o problema são as peças.
Com nossos laterais so da pra jogar com volante unico contra as equipes mais fracas.
Variação é bom e não temos, mas o esquema chave é esse.
Hum…Ainda vou esperar…A equipe não pegou ainda o melhor (e médio) do campeonato. Algumas equipes como os Bambis estavam coladinhos no chão. Mas concordo que essa série vai decidir o futuro do Fla independente da performance do time paulista.
Alô FlaTT!!! Vamos fazer campanha para o Cássio na seleção!!!
Isso aí. E não podemos pedir nenhum jogador do Flamengo na seleção
As próximas seis rodadas vão ser decisivas. Essa sequência vai decidir se o Flamengo vai brigar pelo titulo ou não, o Corinthians terá jogos fora de casa por exemplo contra Palmeiras, Fluminense, Atlético MG e contra o Flamengo em casa. Essa sequência vai separar os homens dos meninos somente vou fazer algum juízo de valor após ela.
Cuéllar + Diego + Ribeiro
Incontestavelmente a equipe do Flamengo vem crescendo a cada jogo, não so por causa da individualidade de alguns atletas mais também, por conta do grande nível técnico que eles apresentam, isso se torna normal em cada jogo, e o entrosamento vem com o tempo, pois o time do Flamengo 100% entrosado, me arrisco a dizer que será um futuro Real Madrid!
Se o Fla não ganhar de um adversário direto em casa nesta quinta…Olha… aí…
São 4 rodadas até o confronto com o líder, obrigatoriamente tem de vir 12pts, praperder diferença chegar minima a esperança é que o Corinthians comece a a perder peças e pontos ja que tem muitos pendurados, é agora ou nunca só depende do Flamengo se impor.
Ok, o campeonato ainda tá no início mas esse tipo de competiçãoão possui vários momentos decisivos. Pode ser que o Fla vire o turno comendo a bola e os Gambás baixem a deles, mas se a gordura se mantiver vai ficar fácil para a equipe gambática administrar.
Desse jeito o imponderável vai aumentar ainda mais para o lado de cá e por mais técnico que esse time seja, ele possui um histórico pequeno mas terrível de peidar na farofa.
No final do mês estarmos quase no segundo turno, estes 12pts são fundamentas agr e mais pra frente
Vou tirar minhas conclusões após essa sequência de rodadas, que será a mais difícil (do Flamengo) no Br17.
Meu gráfico para o Flamengo é o seguinte…
Tem que vencer se quer chegar a algum lugar!
Bom se não ganhar não acredito em titulo
Isso não é um gráfico e sim uma tabela.
Cadê os corneteiros que pediam a cabeça do zé ricardo???? Sumiram todos….