Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

O mimimi de Mano Menezes no Flamengo.

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 25/09/2013
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar

Logo que assumiu o comando técnico do Vasco, em março desse ano, Paulo Autuori deu uma polêmica entrevista ao jornal O Globo. Autuori afirmou que os treinadores brasileiros são ultrapassados e inseguros – e acertou. São sim, e sem exceção. Mas Autuori também subiu no salto alto ao dizer que ouviu, de alguns jogadores brasileiros com quem trabalhara no exterior, que aqui no Brasil eles jogavam bola e lá fora viraram jogadores de futebol. O problema é que, além dos clubes brasileiros, Autuori trabalhou em Portugal, no Peru, no Japão e no Qatar. Se teve gente que só virou jogador de futebol em Portugal, no Peru, no Japão ou no Qatar, a coisa está bem pior do que pensávamos. Ou então, o que é mais provável, Autuori quis causar e exagerou.

De qualquer modo, a entrevista de Paulo Autuori foi bastante boa. Pena que um pouco depois – tanto no esculhambado Vasco quanto no organizado São Paulo – ele tenha sido constantemente batido por times dos técnicos que acusara de ultrapassados. Acontece.
Quando foi convidado a dirigir a seleção brasileira, após a recusa forçada de Muricy, Mano Menezes também deu uma boa entrevista ao programa Roda Viva, então ancorado por Marília Gabriela, que entende tanto de bola quanto a nelson-rodrigueana grã-fina de narinas de cadáver. Naquela roda, Mano demonstrou ser um técnico estudioso e articulado, com respeito pelo passado – elogiou o até hoje moderno jeito de jogar da seleção de setenta –, e interesse em evoluir. Mas, do mesmo modo que aconteceu nessa passagem de Paulo Autuori pelo futebol brasileiro, Mano não conseguiu transformar seu belo blablablá numa seleção que a gente gostasse de ver em campo. Já ouvi e li, de muita gente boa, a opinião de que Mano foi demitido justamente quando a seleção brasileira começava a melhorar. Considero isso excesso de generosidade, pois nunca percebi melhora alguma na seleção do Mano. E sua deserção do Flamengo só diminui um currículo pra lá de duvidoso: conquistas na série B – que, como a gente pode observar pela fulgurante campanha do Palmeiras, é uma teta –, alguns dos já desprezados estaduais e uma Copa do Brasil, título nacional que o coloca no mesmo patamar de Valmir Louruz, Péricles Chamusca e Nelsinho Baptista.
As entrevistas de Autuori e Mano são ótimos exemplos de que nossos técnicos são sempre bons de papo. E para justificar seus poderes absolutos e seus salários de causar inveja a presidentes de multinacionais, estes espertalhões não se cansam de criar factóides. No final de 2010, vi uma coletiva de Vanderlei Luxemburgo em que o mestre dos mestres dizia ter livrado o Flamengo do rebaixamento e conquistado uma vaga para a Copa Sul-Americana. O primeiro argumento é uma inverdade: naquele ano o Flamengo tinha um time bem parecido com o de agora, ou seja, madurinho para cair, mas mesmo quando esteve sob os desastrados comandos de Rogério Lourenço e Silas, em nenhuma rodada o clube ficou entre os quatro últimos. Quanto à vaga na Sul-Americana, é o cúmulo da cara de pau.
O torcedor de futebol no Brasil ficou conhecido por abominar o segundo lugar. Aqui, vice é nada – o que custou a pesada cruz que o Vasco tem carregado. Entretanto, um caprichado trabalho de RP dos nossos técnicos conseguiu convencer a imprensa e os torcedores que chegar em quarto – e assim garantir uma vaga na Libertadores – é tão bacana quanto ser o primeiro. Jornalistas esportivos e torcedores falam o tempo todo nesse tal de G4. E treinadores só faltam exigir faixa no peito por causa do terceiro lugar. Além disso, firmou-se o consenso de que, se o time é meia-boca, o negócio é pagar 400, 500, 600 mil reais por mês a um técnico para que ele o salve do rebaixamento.
Compreendo o trágico sentido que sempre acompanha a palavra “demissão”, mas nunca entendi o motivo de tanto mimimi quando são demitidos profissionais que recebem os valores acima. (Questão de ordem – e de consciência: esse post trata, obviamente, dos grandes clubes do futebol brasileiro. Sei que 90% dos treinadores ganham uma miséria, que é preciso pensar no cara que é técnico do Bambala de Itabirito, etc. Mas não é disso que estou falando, e sim de Mano Menezes, Muricy, Felipão, Abel Braga, Luxemburgo.)
Sempre que alguém desse time é demitido – ou mesmo de um escalão inferior, com modesto salário na faixa dos 200, 250 mil reais – logo vira um pobre-coitado, vítima indefesa da falta de planejamento e do amadorismo dos nossos clubes. Quem dera. Fossem os nossos clubes profissionais e responsáveis, não haveria treinadores tão estratosfericamente remunerados. Nunca é demais lembrar: em 2009, Andrade foi o técnico campeão brasileiro com um salário de 15 mil reais.
Com Mano ou sem Mano, com Jaime de Almeida, Paulo Autuori, Celso Roth ou Guardiola, o Flamengo vai continuar jogando essa bolinha medonha, porque não há como montar um time minimamente competitivo com o elenco disponível. Mas só eu e a torcida do Flamengo sabemos disso? Mano não sabia? Pois aí entra outro elemento irremediavelmente colado à personalidade dos nossos técnicos: a petulância. Ao aceitar o convite do Flamengo, Mano certamente acreditou que sua arrasadora competência seria suficiente para transformar Wallace, González, João Paulo, Cáceres, Hernane e outros em algo semelhante a um time de futebol. Chega a ser divertido lembrar de Mano Menezes, abordado por um repórter no final da improvável vitória sobre o Cruzeiro pela Copa do Brasil, gritando feito um torcedor alucinado: “O Flamengo é copeiro! O Flamengo é copeiro!”. Pois às vésperas das quartas de final dessa copa que tanto o empolgara, e sem que absolutamente nada tenha acontecido de diferente, nem para melhor e nem para pior, o cara simplesmente joga a toalha, parecendo aquele menino ruim de bola mas dono dela, que se aborrece por não ter sido escolhido no par ou ímpar e encerra a brincadeira fazendo valer sua condição de proprietário da redonda. 
Seria ótimo que a intempestiva atitude de Mano servisse de lição a todos, mas não servirá. Agora mesmo, aqui em São Paulo, está em curso o processo de beatificação de outro dos nossos treinadores-top – Muricy Ramalho. Ao contrário do que insinua com deliciosa ironia o arquiteto e professor da UFMG Roberto Andrés, no magnífico texto “Quixote venceu”, publicado na última edição da piauí e que trata da conquista da Libertadores pelo Atlético Mineiro, jamais acreditei e não acredito na possibilidade de queda do São Paulo. Porém, Muricy já está quase santificado. Não adianta: nós não aprendemos.
Ao se transformar num patético Jânio Quadros da área técnica, Mano Menezes fez um papelão. Paulo Autuori também fez um papelão, ao babar regra na entrevista e não mostrar nada diferente ou moderno nos times que pôs em campo. Abel fez um papelão quando disse que, jogando em casa no mata-mata da Libertadores, era melhor empatar em zero a zero do que ganhar por dois a um – e foi eliminado com um empate em casa em zero a zero e uma derrota fora por dois a um. Vanderlei tem feito papelões em sequência – no Santos, no Atlético Mineiro, no Flamengo, no Grêmio.
Talvez seja por isso que, apesar da pose, da sapiência e da arrogância dos maiores treinadores brasileiros, quando precisou de um técnico para seu supertime o Barcelona tenha optado – humilhação suprema – por um argentino. Não há de ter sido só por causa do idioma.

Fonte: Estadão

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

“Acha que temos condições?”: Maracanã rebate pedido Vasco e promete novo gramado em 2027

1

Semifinal do Brasileirão Feminino: onde assistir ao vivo Flamengo x São Paulo

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista à convocação da Seleção Brasileira; Pedro e Samuel Lino, do Flamengo, estão na pré-lista de Ancelotti

2 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Cruzeiro anuncia contratação de Viña; veja valor da opção de compra junto ao Flamengo

18 2

Cruzeiro tenta contratação de Viña, do Flamengo

30 19
Brasileirão

Escalação do Flamengo: Leonardo Jardim define time para jogo contra o Corinthians em treino deste sábado

2

Allan desfalca Corinthians contra o Flamengo por ‘motivo milionário’

6 2
Libertadores

Jogador do Del Valle prevê sucesso de Valencia no Flamengo: “Vai dar muita alegria para a torcida”

16

Flamengo tem 2 jogadores na ‘seleção da rodada’ da Libertadores

11 3
Comentários Recentes
  1. Cecéu Carvalho em IA crava placar de jogo do Flamengo x Independiente del Valle, pela Libertadores

    Como se pode constatar, Inteligência Artificial tá mais pra Burrice Real. Sabe nada de futebol, muito menos de Flamengo.

  2. Joãozinho Trepidação em Governo do Rio multa Flamengo e Fluminense por manutenção do Maracanã

    Isso é inadmissível! Perder esta concessão é o pior que pode acontecer ao Mengão, que não tem outro estádio para…

  3. Caros Henrique Queiros de Novaes em Passos diferentes em 2026: Flamengo e Del Valle cruzam caminhos na Libertadores com campanhas distintas no ano

    Comparar o desempenho do Del Vale com o desempenho de qualquer clube brasileiro não tem lógica. A diferença do campeonato…

  4. JONES SOUZA em Flamengo tem dois desfalques confirmados para enfrentar o Independiente del Valle

    Infelizmente, Alecsandro, de contrato renovado, não é desfalque. É falta mesmo.

  5. JONES SOUZA em Cebolinha nega “autoexclusão” e rebate versão de José Boto sobre saída do Flamengo

    Tchau "Cebolinha" . Chegou cheio de expectativas, mas o tempo mostrou porque estava "sem oportunidades" no Benfica. Vá com DEUS…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo