Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Rodrigo Mattos: “Nova lei da Fifa aperta time caloteiro e facilita saída por atraso salarial”

Redação
Redação
Publicação: 24/04/2018
19 Comentários
Atualização: 24/04/2018
Compartilhar

A Fifa já aprovou mudanças em seu regulamento de transferência de jogadores que vão apertar os clubes caloteiros e facilitar a liberação de jogadores com salários atrasados. O documento com as novas regras já está pronto e com aval dentro dos comitês internos: deve entrar em vigor ainda em 2018. Outras modificações mais profundas na norma estão em debate, mas não têm data por falta de consenso.

O regulamento para status e transferências de jogadores da Fifa controla todo o funcionamento do mercado do futebol, ao definir como se dão as relações contratuais entre clube e atleta. Há uma avaliação dentro da Fifa de que o atual conjunto de regras está defasado e necessita de alterações.

Entre as mudanças já aprovadas, está novo tratamento para clubes devedores. Um dos itens que foi incluído é que os jogadores poderão obter rescisão do contrato após dois meses de salários atrasados. E isso será calculado em um média em relação a tudo que é devido ao atleta em um ano, incluindo bônus. Deve valer para casos internacionais.

”Isso terá um efeito para transferências internacionais porque cada regulação do país vale internamente. A Fifa não tem como mudar a Lei Pelé (a Lei Pelé estabelece três meses de atraso para a rescisão)”, contou o advogado Marcos Motta, que participa de painéis para discussão do tema. ”A norma da Fifa não falava em número de meses em atraso até hoje. Havia uma jurisprudência de três meses por conta de uma decisão do CAS em caso de 2001, baseada na Lei Pelé.”

Neste caso, um jogador brasileiro que queira sair de um clube com atraso de salários teria o prazo menor de dois meses caso fosse se transferir para o exterior, e para o Brasil seguiria de três meses. Falta confirmar que de fato esse item só valerá para transações para o exterior porque às vezes a Fifa estabelece exceções válidas dentro do país.

Outra modificação é que a Fifa dará mais poder ao juiz de primeira instância de suas câmaras para estabelecer punições a clubes caloteiros em transferências. Pela regra atual, o árbitro da primeira corte só pode mandar o clube pagar e na segunda instância que são determinadas as penas. Agora, as sanções serão muito mais rápidas do que atualmente quando ficam anos em tribunais da federação.

Pelo texto, se o clube não pagar em 45 dias, o juiz já poderá banir o clube de registrar novos jogadores por até três janelas de transferências. ”Isso reflete um pleito de vários anos dos advogados que foi absorvido pela Fifa. Veja o caso de Hernane que até hoje o Flamengo não recebeu”, contou Motta, que é o advogado do time rubro-negro neste procedimento, venceu em todas as instâncias, mas o clube Al Nassr não pagou e só foi punido após dois anos.

Clubes brasileiros como o Cruzeiro têm R$ 50 milhões em dívidas por transferências internacionais não pagas, mas os processos ainda correm. No novo cenário, não haverá como protelar e o acordo terá de ser feito mais rápido sob o risco de punição imediata.

Mais uma novidade foi a introdução de punições a clubes por eventuais assédios esportivos aos jogadores. Quando se fala em assédio, não se trata de tentar contratar time de outro time, e, sim, de tratar injustamente o atleta. São casos que se enquadram nisso mandar o atleta treinar em separado de forma humilhante, ou em condições que lhe são lesivas, por exemplo. Neste caso, ele poderá pedir rescisão.

Outra mudança na legislação da Fifa será relacionada a métodos para calcular compensação por rompimento de contrato. No caso do clube romper, tem que ser pago o restante do contrato. Uma compensação adicional de três meses pode ser determinada dependendo das condições do rompimento.

A outra parte das mudanças da legislação de transferência da Fifa são ideais do presidente da entidade, Gianni Infantino, de tentar reduzir o poder de superclubes e de agentes poderosos de atletas. Sua proposta com 11 pontos prevê tetos salariais e de comissões para empresários, limitação de empréstimos de atletas, fim de uma das janelas de transferências, regras financeiras mais duras.

Só que essa ideia causa resistência entre clubes e agentes de futebol. Por isso, a discussão vai continuar entre os participantes do mercado até se chegar a algo próximo de um consenso.

Reprodução: UOL Esportes

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
19 Comentários
  • Ubirahy disse:
    24/04/2018 às 12:03

    Este assunto já foi apresentado no final do ano passado e a direção do Mengão se pronunciou, na época, indicando que haveria dificuldades em contratações, porque uma das prioridades do clube seria honrar os seus compromissos.
    Tudo indica que o CRF acertou na definição de sua estratégia, e deve respirar tranquilamente, considerando este aspecto, em 2018.
    Aos incautos e “torcedores que funcionam com o placar de ontem”, uma sugestão de reflexão sobre o que definitivamente interessa ao clube.

    Responder
  • Lameira disse:
    24/04/2018 às 12:09

    Inacreditável que até hoje não recebemos o dinheiro da venda do Hernane. Deviam cobrar do Fred Luz, que inexplicavelmente autorizou a transferência sem garantia, mesmo com o Fla já tendo rejeitado ofertas anteriores maiores justamente por conta desse problema.

    Responder
    • Alan Silva Costa disse:
      24/04/2018 às 14:50

      Hernane não jogou nada no Sport e Bahia depois disso, provavelmente nao jogaria no Flamengo. Vender foi decisao a acertada, de qualquer forma vai receber com juros em algum momento do time Árabe.

      Responder
      • Lameira disse:
        24/04/2018 às 15:39

        Não discuto que vender tenha sido a decisão acertada (apesar de até hoje não termos tido um atacante com a performance do brocador), mas vender e demorar três anos pra ver a cor do dinheiro por conta de um descuido é algo indefensável. Quero ver se você teria essa tolerância toda com alguém que fizesse essa besteira com o seu patrimônio.

      • Alan Silva Costa disse:
        24/04/2018 às 16:07

        Aquela performance de 2013 foi única e poucos atacantes tiveram em toda história do Flamengo, nao é algo que se repetiria. Existe um contrato que assegura a venda, o valor que vai receber será acrescido de juros. Eu nao venderia um patrimônio meu para ter que cobrar depois na justiça. Mas no futebol não é assim que funciona, vai deixar de vender jogador pra todo time devedor? Não se perdem oportunidades.

      • Lameira disse:
        24/04/2018 às 17:30

        Não, amigo. É só incluir no contrato alguma espécie de garantia, uma fiança bancária por exemplo. Isso é praxe, não é nada excepcional. Aliás o Flamengo tinha recebido proposta maior pelo Hernane e não liberou justamente porque não apresentaram garantia. Pelo que noticiaram na época, só liberaram pro Al Nassr porque o responsável estava viajando e houve um engano (assim eu espero) do Fred Luz.

      • Ciro Elias disse:
        25/04/2018 às 18:14

        O engano foi do Ximenes, diretor de futebol à época que foi demitido por causa disso.

      • Henrique disse:
        24/04/2018 às 17:43

        Mas desde quando venda de jogador há exigência de garantia ?

  • Watson Luiz pereira disse:
    24/04/2018 às 12:12

    Eu quero saber em q pé está o dinheiro da transferência do brocador…caiu no esquecimento?

    Responder
    • Vitor Hugo disse:
      24/04/2018 às 12:43

      Ainda está em julgamento

      Responder
      • Henrique disse:
        24/04/2018 às 17:40

        O clube já começou a receber punição.

  • Anders disse:
    24/04/2018 às 13:02

    Atrasem o salário de Renê, Arão, Jonas, Geuvânio e cia.

    Responder
    • Jaine disse:
      24/04/2018 às 13:34

      Kkkk

      Responder
    • Dayvson Alves disse:
      24/04/2018 às 13:35

      Gostei dessa mano kkkkkkk

      Responder
    • joão maria souza disse:
      24/04/2018 às 19:30

      Kkkkkkkkkkk

      Responder
  • Eduardo Lúcio disse:
    24/04/2018 às 13:41

    E o calote do brocador hein,como ficou??????

    Responder
  • Abutre disse:
    24/04/2018 às 18:53

    Seria importante deixar apenas 1 janela de transferência, o que exigiria um planejamento melhor e impediria que os europeus desmantelassem os clubes no meio do Brasileirão.
    É deveria acabar com os empréstimos.
    Clubes europeus compram vários jogadores e depois sub-aproveitam os mesmos colocando-os para jogar em times sem expressão…
    Isso deve servir para lavagem de dinheiro.
    Mas, avacalha os clubes daqui é arrebenta com a carreira do jogador.
    Se acabar os empréstimos, os clubes gigantes europeus só iraocontratsr jogadores que realmente pretendem utilizar…

    Responder
    • Thiago de Castro disse:
      24/04/2018 às 19:35

      se tiver só uma… será no inicio da temporada deles… ou seja… no meio do Brasileiro

      Responder
    • Thiago de Castro disse:
      24/04/2018 às 19:35

      Se acabar com os empréstimos… o Flamengo vai precisar urgente de um time B…

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo e Paolo Guerrero fecham acordo para encerrar disputa judicial de 8 anos

Dois jogadores revelados pelo Flamengo são convocados para a Seleção do Emirados Árabes

4
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista à convocação da Seleção Brasileira; Pedro e Samuel Lino, do Flamengo, estão na pré-lista de Ancelotti

2 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Viña reclama de demora entre Flamengo e River Plate para acerto com o Cruzeiro

9 22

A declaração de Danilo sobre o acordo de renovação com o Flamengo

18 1
Brasileirão

Flamengo “10 a 1”, crítica à Data FIFA e retorno de Alex Sandro: as falas de Jardim após vitória sobre o Corinthians

11

Lesão de Evertton Araújo: veja quando volante do Flamengo deve voltar a jogar

4 3
Libertadores

A escala de arbitragem da Conmebol para jogo do Flamengo x Del Valle, pela Libertadores

1

Flamengo busca se classificar às semifinais de Libertadores invicto em 2026

2
Comentários Recentes
  1. MARCUS ANDRADE em Lesão de Evertton Araújo: veja quando volante do Flamengo deve voltar a jogar

    Que permaneça bem longe dos gramados enquanto for do Flamengo! Jogador que não marca, não rouba bola, se esconde na…

  2. Eduardo em Alex Sandro x Ayrton Lucas: Jardim dá detalhes sobre a disputa pela titularidade na lateral do Flamengo

    É incontestável a comparação entre Alex Sandro e Ayrton Lucas na atual condição física e psicológica. Ayrton Lucas, além de…

  3. Carlos em Jardim admite momento ruim de Arrascaeta no Flamengo e brinca: “Contra mim fazia gols sempre”

    Gosto muito do Arrasca, mas em alguns jogos ele e o Pedro tem atrapalhado o time.

  4. Jorge Lobo em Jogo ao vivo, escalações e desfalques: saiba tudo sobre Flamengo x Corinthians, pelo Brasileirão

    Arascadta e Pedro não estão em boa fase. Mais atencao da Comissão Técnica e o que precisam para jogar melhor…

  5. Fabio R C Santos em Leonardo Jardim mostra que está ‘apaixonado’ por Bruno Henrique: “Está sempre defendendo o Flamengo”

    Falhou na quantidade de jogos de BH pelo Mengão meus amigos. São mais de 360. Hj completou 200 jogos no…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo