FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
Contratação mais cara da história do Flamengo, o atacante Vitinho sofreu com as críticas da torcida do clube em seus primeiros jogos, recebendo uma certa cobrança a mais em relação à dedicação na marcação defensiva em campo. No entanto, sob o comando de Dorival Júnior, o jogador se encontrou e fez boas aparições, distribuindo assistências importantes em jogos que o Rubro-Negro precisava vencer, além de ir às redes em outras ocasiões. O treinador revelou que, após sua chegada, viu a oportunidade de alterar um pouco a função exercida pelo ponta dentro de campo.
Em entrevista concedida ao Extra, Dorival disse que alguns posicionamentos defensivos do jogador foram alterados, com o objetivo de aproximar mais os jogadores que estão em campo, principalmente no momento de retomada da posse de bola. Assim, o Flamengo teria mais opções para jogar e conseguiria manter maior volume de jogo sobre o adversário. O treinador revelou que pede para que os atletas de frente ataquem mais os espaços, valorizando o legado deixado por Barbieri, mas cobrando maior percentual de definição.
— Função, sim. Alguns comportamentos eu mudei, em relação ao que eu via. Importante para quem atuar, ser dessa maneira. Mantive a forma de jogar, alterei posicionamentos defensivos. Algumas movimentações de algumas funções. Para no momento de retomar a bola, os jogadores estarem mais próximos. Ficamos com volume maior de jogo e possibilidade de criar mais. Observava o Flamengo com muita posse de bola, fruto de um legado, tentamos aproveitar isso, mas acima de tudo, buscando infiltrações, triangulações, que o atleta atacasse mais espaços vazios. O Vitinho não precisava chamar para si toda a responsabilidade ofensiva.
Com Vitinho provavelmente entre os titulares, o Flamengo desafia o São Paulo em seus domínios, no Morumbi, em briga pelas primeiras posições da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, que chega à sua 32ª rodada com o Rubro-Negro ainda na luta pela taça. Sete pontos atrás do líder, Palmeiras, que possui um jogo a mais, o Urubu tenta vencer o Tricolor, atual quarto colocado, para se manter em condições de disputar o caneco. A bola rola a partir das 17h (horário de Brasília).
Jorge foi para Itália! E não está sendo aproveitado em Portugal. Isso significa que mais um cabeça de bagre foi vendido prematuramente.
Itália!?!? Mais também acho que foi cedo de mais, mais se eu fosse ele voltaria pro Flamengo.