FOTO: GETTY IMAGES
A derrota do Flamengo para o Botafogo, no último sábado (10), no Nilton Santos, por 2 a 1, custou muito mais do que apenas três pontos ao time rubro-negro. O revés diminuiu ainda mais as chances do Urubu de levantar a taça do Campeonato Brasileiro, já que Internacional e Palmeiras, os dois primeiros colocados, podem abrir ainda mais a vantagem.
De acordo com o sistema FiveThirtyEight, da ESPN, que analisa as probabilidades das equipes no Campeonato Brasileiro, as chances do Rubro-Negro caíram de 4% para apenas 1%. Isso significa que apenas um milagre fará a taça parar na Gávea em 2018. O Palmeiras, líder do campeonato, por outro lado, agradece bastante, já que viu sua porcentagem aumentar de 89% para 92% sem nem mesmo entrar em campo.
Tanto Porco como Colorado entram em campo ainda neste domingo (11), ambos fora de casa, para enfrentar Atlético-MG e Ceará, respectivamente, às 17h (horário de Brasília). O time gaúcho, que pode abrir quatro pontos de diferença para o Rubro-Negro, permanece com 6%. Uma vitória palmeirense significa que o Flamengo ficaria a nove pontos da liderança, restando apenas cinco jogos, ou 15 pontos, em disputa. Ainda de acordo com o sistema, São Paulo e Grêmio possuem menos de 1% de chances de ficarem com o caneco.
Na próxima rodada, a 34ª de um total de 38, o Flamengo recebe o Santos de Cuca, que também joga neste domingo (11), contra a Chpaecoente, e tenta, ainda, uma vaga no G-6 do Campeonato Brasileiro, para disputar a Libertadores da América em 2019. O confronto entre cariocas e paulistas está marcado para o Maracanã, a partir das 17h (horário de Brasília).