Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Rafinha do Flamengo retorna a Brasília com vidra transformada.

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 25/05/2013
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar
Há cinco anos, Rafinha se mudou do Distrito Federal para o Rio de Janeiro em busca do sonho de se tornar jogador. Neste fim de semana, retorna à cidade realizado – é atacante titular do Flamengo, que enfrenta o Santos, domingo, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Oportunidade para rever a família, amigos, e, principalmente, matar saudades de um dos seus quitutes preferidos.
– Poxa, se minha mãe levar uns bombons para mim no jogo vai ser maravilhoso! Estou com uma saudade enorme dos doces e da comida dela. Nada é igual ao que a nossa mãe faz para nós, com carinho e amor – contou a revelação do Rubro-Negro.
Bombom caseiro é a especialidade de dona Edilma Lima, ou simplesmente Dilma, como costuma ser chamada a mãe do Rafinha. O talento para os doces ela desenvolveu na luta para sustentar os dois filhos. Empregada doméstica, começou a fazer e vender os bombons como maneira de complementar a renda. Negócio que cresceu muito desde que o caçula começou a brilhar com a camisa do Flamengo.
– Antes, já vendia bastante. Agora, depois que ele começou a aparecer, o negócio arrochou (risos). Tem gente querendo o tempo todo. Quando saio na rua, meu Deus, acaba tudo. Tem uns que dizem: nem quero muito, mas por causa do Rafinha eu vou comprar – confessou dona Dilma.
Há seis meses sem encontrar com Rafinha, a mãe não vê a hora de poder entregar um bombom para ele. Mais do que isso, tem dormido mal de tanta expectativa pelo jogo em Brasília – a primeira oportunidade que terá de assistir a um jogo do filho no estádio.
– Pra mim, nem caiu a ficha ainda. Às vezes estou vendo o jogo na TV e fico sem acreditar que é meu filho. Nunca vi jogo dele no estádio depois que virou profissional. Nem durmo direito, sabe. Fico só pensando no dia desse jogo aqui.
Vida melhor para a família
Desde que se mudou do Maranhão para Brasília, em 1997, dona Dilma mora de aluguel. No começo, o salário só dava para pagar um cômodo pequeno para ela e os dois filhos, mas a situação está mudando.
– A vida melhorou. Nós morávamos em uma casinha pequena, agora estamos nessa outra um pouco maior. Meu sonho agora é conseguir ter uma casa só nossa, para colocar nossas coisinhas. Acredito que vamos chegar lá – disse a esperançosa Dilma, que mora sozinha com o irmão mais velho de Rafinha.
Com o filho mais novo se destacando no Flamengo, o sonho dela parece estar cada vez mais perto de se concretizar.
– Ajudo minha mãe como posso. Estou planejando comprar uma casa para ela em Brasília. É um lugar que ela aprendeu a gostar e está muito bem adaptada. Espero realizar em breve o sonho da casa própria dela – contou Rafinha.
– O Rafael manda dinheiro todo mês, se preocupa muito com a gente. Meu outro filho também ajuda bastante. Os dois vieram do céu para mim. Só tenho que agradecer a Deus por ter nos dado essa oportunidade, e também ao Rafael, por tudo que ele faz por mim e pelo irmão – afirmou a mãe orgulhosa.
Flamenguista desde pequeno
Segundo dona Dilma, o futebol sempre foi a diversão preferida de Rafinha. E quando pequeno, o garoto tinha um objetivo bem traçado.
– A vida dele era jogar bola, e sempre dizia: mãe, daqui uns tempos vou usar a camisa do Flamengo. Torcedor desde pequeno. O sonho dele era esse. E parece que nasceu para isso mesmo (risos).
Os primeiros passos da carreira foram dados na escolinha do Guaraense, na cidade do Guará, distante cerca de 15 quilômetros do centro de Brasília.
– Ele naquela coisa, querendo bola. Aí me disseram para levá-lo na escolinha. Cheguei lá e falei com o seu Morales (fundador da escolinha) que ganhava pouco e não tinha condições de pagar. Deixaram então o Rafael fazer um teste e depois disseram que dariam uma bolsa para ele. Aí o moleque foi se destacando. Bom de bola.
Quando precisava levar Rafinha para os treinos ou jogos do Guaraense, Dilma aproveitava para também vender seus bombons, que sempre fizeram sucesso com a garotada.
– Estou na escolinha desde que tinha seis anos. Lembro bem da mãe dele trazendo chocolate para vender para a gente aqui. Era legal – contou Eduardo Rocha, o Dudu, de 15 anos, capitão do time infantil do Guaraense.
Hoje, o atacante do Flamengo se tornou a principal referência para os meninos da escolinha.
– Ele é o meu exemplo. De todos aqui. O Rafinha jogava muito. Também sempre foi humilde, treinava bastante, e chegou lá – completou Dudu.
– Mais do que futebol, dou muito o exemplo do Rafinha como pessoa para os meninos. Ele é um cara maravilhoso, muito disciplinado. Eu passo muito da luta que o Rafinha enfrentou, até pela parte física dele. Muitos diziam que não ia chegar em lugar nenhum por ser baixinho, magrinho. Mas dou o exemplo de raça e determinação que ele teve – completou Carlos Roberto Morales, filho do fundador do Guaraense, Carlos Morales, que morreu em 2012.
Beto, como é conhecido, foi um dos primeiros técnicos de Rafinha na escolinha. Para ele, o talento que o atacante vem mostrando com a camisa do Flamengo nos últimos meses não é nenhuma novidade.
– Passou dez anos com a gente. Jogava no meio e no ataque. Desde pequeno, sempre foi muito talentoso. Já fazia aquelas jogadas que a gente viu fazer contra o Dedé, por exemplo. Os dribles, sempre muito rápido, muito veloz. Desde criança era muito inteligente para jogar. Fez muitos gols de cobertura aqui também. Quando saia em uma situação boa, quase sempre dava uma cavadinha. Deu muitos títulos e vitórias para o Guaraense – recordou Beto.
O ex-técnico exibe com satisfação fotos de Rafinha com o uniforme do Guaraense, além das primeiras carteirinhas de jogador. Guarda ainda como um troféu a camisa do Flamengo que ganhou do atacante em 2011, no dia da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, vencida pelo Rubro-Negro.
– Eu estava na arquibancada. Assim que acabou o jogo, ele veio na minha direção e passou a camisa pela grade. A torcida veio toda em cima de mim, mas disse que era amigo dele e escondi a camisa. Ainda mantemos o contato. Trocamos mensagem, nos falamos por telefone. Eu já fui visitá-lo lá no Rio. O Rafinha é um garoto muito especial.
Com o pupilo de volta a Brasília, Beto já fez um pedido: que ele marque gol em homenagem aos amigos da capital federal.
– Espero que ele faça uma boa partida contra o Santos e que consiga marcar um gol para a nação candanga, para o Guaraense, e para a comunidade onde ele cresceu.
Mesmo que Rafinha não consiga fazer o gol pedido por Beto, uma coisa o ex-técnico e os amigos do Guaraense já têm: o carinho e a gratidão do atacante do Flamengo.
– Foi lá que tudo começou. Meus primeiros passos no futebol, primeiros dribles, primeiros gols, e onde construí as primeiras amizades. Guardo com muito carinho minha passagem pela escolinha (Guaraense) e por Brasília. Jogar no Flamengo sempre foi um sonho. Todos na minha família são flamenguistas. Ter a oportunidade de voltar a Brasília, terra que cresci, como jogador profissional é uma honra. Espero fazer uma grande exibição e, principalmente, sair com a vitória – disse Rafinha.
Fonte: GE

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no   

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Com 33 pontos em casa, Flamengo lidera ranking de mandantes no Brasileirão

3

Bruno Henrique reflete sobre marca de 600 jogos: “Quando comecei lá no Uberlândia…”

4
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista ao jogo do Flamengo x Bragantino, pelo Brasileirão

5 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Time dos Emirados Árabes anuncia contratação de Lorran, do Flamengo

20 2

Campeão da Libertadores pelo Flamengo se aproxima do Vila Nova, da Série B

8
Brasileirão

Neto crava Flamengo campeão do Brasileiro e da Libertadores: “Não dá mais pro Palmeiras”

14 2

Leonardo Jardim escolhe ‘substituto’ para a vaga de Varela nos treinos do Flamengo na Data-FIFA

13
Libertadores

Estudiantes envia plano para a Conmebol e encaminha definição de estádio para jogo com o Flamengo na Libertadores

17 6

Arrascaeta é o representante do Flamengo na ‘seleção da rodada’ da Libertadores; veja os 11 escolhidos

5
Comentários Recentes
  1. Joãozinho Trepidação em Neto crava Flamengo campeão do Brasileiro e da Libertadores: “Não dá mais pro Palmeiras”

    Está doido para secar o Mengão...

  2. Joãozinho Trepidação em Ex-dirigente do Flamengo, Spindel parabeniza CBF por redução de estrangeiros no Brasileirão

    Só poderíamos esperar isto, deste incompetente. Com a redução de estrangeiros e com a evasão de craques para a Europa,…

  3. John Smith em Dirigente do Flamengo cita Premier League ao criticar nova regra de estrangeiros da CBF

    Resumindo: medidas que prejudicam clubes com boa gestão e recursos financeiros. Quanta mediocridade!

  4. wanderley batista leite em Dirigente do Monaco cita trabalho de Filipe Luís no Flamengo e explica contratação de técnico

    Contratar é a chave do sucesso logo acaba se acha que vai ganhar sempre fique esperando.

  5. Ricardo em Indireta? Esposa de De La Cruz manda recado após meia atuar por 1 minuto em jogo do Flamengo

    Gosta muito de aparecer a mulher do De La Cruz. Primeiro, foi falar que não gostava do Flamengo. Agora, fica…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo