De acordo com levantamento feito pelo Ibope em seu Ranking Digital da Série A, o Flamengo aumentou sua vantagem na liderança de seguidores online para o segundo colocado, Corinthians. Enquanto os paulistas apresentaram crescimento de 6,6%, chegando a 20,9 milhões de torcedores, o time carioca subiu 8,2%, alcançando 21,2 milhões em sua torcida digital.
São levados em consideração os resultados do ano inteiro de 2018, de janeiro a dezembro, das principais redes sociais utilizadas pelas agremiações do futebol brasileiro: Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. As duas equipes que mais cresceram no período, entretanto, foram as que conquistaram os títulos de maior relevância nacional. O Cruzeiro, bicampeão da Copa do Brasil, subiu 16,5%. Já o Palmeiras, que conquistou o Campeonato Brasileiro, obteve 15,7% de crescimento.
O único dos 20 times que disputam a primeira divisão do futebol nacional que teve decréscimo em seu número de seguidores foi a Chapecoense, que brigou até o final contra o rebaixamento e conseguiu permanecer na Série A para o ano que vem: perdeu 2,2%. No último ranking, a equipe de Santa Catarina estava à frente de Vasco, Cruzeiro e Atlético-MG, times que conseguiram passar o Verdão na lista divulgada nesta quinta-feira (20).