Em 2019, a história se repete: Flamengo e Fluminense se enfrentam em uma semifinal de turno do Campeonato Carioca. Se no ano passado o duelo aconteceu pela Taça Rio, nesta temporada o encontro acontece já na Taça Guanabara. Em 22 de março, os rivais empataram em 1 a 1, com gols de Gum e Éverton, no Nilton Santos. O que chama atenção é a mudança da formação titular da equipe rubro-negra pouco menos de um ano depois. Paulo César Carpegiani era o técnico; desde então, passaram pelo cargo Mauricio Barbieri, Dorival Júnior e Abel Braga, atual comandante.
RELEMBRE COMO FOI O EMBATE E VEJA A COMPARAÇÃO DAS ESCALAÇÕES:
Na ocasião, ao contrário do que ocorre neste ano, o Tricolor era quem possuía a vantagem do empate, com a qual avançou à final. Conseguiu abrir o placar com um gol do zagueiro Gum, que ainda marcou novamente, mas o tento foi anulado por impedimento. Aos 40 minutos do segundo tempo, Everton empatou em um chute forte, em bonito gol, mas que não foi o bastante para impedir a eliminação da Taça Rio. A equipe ainda jogaria as semifinais do Estadual, já que havia vencido a Taça Guanabara, quando cairia frente ao Botafogo.
O treinador, na época, era Paulo César Carpegiani. E a equipe que entrou em campo sob seu comando tinha Diego Alves, Rodinei, Juan, Réver e Renê; Jonas, Lucas Paquetá, e Diego; Éverton Ribeiro e Everton; Henrique Dourado. As opções escolhidas pelo comandante para saírem do banco de reservas foram Vinícius Júnior, Felipe Vizeu e Cuéllar.
Caso Abel Braga mantenha a formação que venceu a Cabofriense por 4 a 0, no último domingo (03), apenas quatro jogadores se repetirão no onze inicial, embora um tenha saído do banco: Diego Alves, Pará, Rhodolfo, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Éverton Ribeiro, Bruno Henrique e Uribe. Como opções no banco de reservas, Abelão terá nomes como Gabigol e Arrascaeta, além de outros dois que estiveram em campo na ocasião: Rodinei e Dourado.
Juan ainda se encontra em estágio de recuperação de lesão e, aos 40 anos, se aproxima da aposentadoria, ao final do Estadual. Réver foi para o Atlético-MG, Jonas para o Al-Ittihad-ARA, Paquetá para o Milan-ITA, Everton para o São Paulo, Vinicius Júnior para o Real Madrid-ESP e Felipe Vizeu para a Udinese, atualmente emprestado ao Grêmio. Pará, Rhodolfo e Willian Arão já estavam no elenco, enquanto Uribe chegou na metade da última temporada e Rodrigo Caio em dezembro. Bruno Henrique desembarcou no início deste ano, após os anúncios de Gabriel e Arrascaeta.
Flamengo e Fluminense se enfrentam para definir um dos finalistas da Taça Guanabara, correspondente ao primeiro turno do Campeonato Carioca. As duas equipes duelam no próximo sábado (09), no Maracanã, a partir das 19h (horário de Brasília). Por ter encerrado a fase de grupos no primeiro lugar de sua chave, o Rubro-Negro pode empatar para garantir sua vaga na decisão. Do outro lado da chave, o Vasco encara o Resende.