Em informação trazida pelo jornal O Estado de S.Paulo, o Pacaembu vai ficar de fora do Campeonato Brasileiro de 2019. E a decisão tomada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode afetar diretamente o Flamengo. Isso porque o Rubro-Negro possui um duelo marcado com o Palmeiras pelo torneio nacional, válido pela 36ª rodada (a antepenúltima), no Allianz Parque, mas por motivos contratuais, a arena poderá não estar disponível para uso. Sem o Pacaembu, a diretoria do Porco deve procurar outro local para receber o confronto.
A CBF requisitou algumas adaptações na iluminação fornecida pelo Pacaembu, algo que a Prefeitura de São Paulo descartou realizar. O jogo entre Palmeiras e Flamengo está marcado para o dia 1º de dezembro, mas shows do cantor Shawn Mendes, nos dias 29 e 30 de novembro, devem inviabilizar a partida. Normalmente, o Pacaembu seria a segunda opção, mas não poderá ser utilizado. A Arena Barueri surge como candidata a ser palco do encontro, que pode definir os rumos do título brasileiro.
O Flamengo permanece se preparando para o duelo seguinte da Taça Rio, equivalente ao segundo turno do Campeonato Carioca. Na próxima quinta-feira (28), o Rubro-Negro entra em campo para encarar a Portuguesa, no último teste antes da estreia na Libertadores, dia 05 de março, na Bolívia, contra o San José. O duelo pelo Estadual está marcado para acontecer no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, a partir de 21h (horário de Brasília).