Um relatório feito com base nas adesões aos planos de sócio-torcedor dos clubes brasileiros mostra que o Palmeiras deve terminar o ano de 2014 ultrapassando Santos e Flamengo, assumindo a quinta colocação no ranking. O Verdão, que hoje é o sétimo, tem cerca de 54,5 mil sócios-torcedores, contra 57,7 mil do Rubro-Negro.
A projeção leva em conta o ritmo que os planos dos clubes vem seguindo nos últimos seis meses. Os dados, disponibilizados pelo site do Movimento por um Futebol Melhor, mostram que o Palmeiras deve encerrar o ano com 58,8 mil sócios-torcedores. O Flamengo, clube de maior torcida no Brasil, com cerca de 30 milhões de adeptos, tem viés de queda e pode terminar 2014 com 56,6 mil.
O Santos, apesar de perder uma posição para o Palmeiras, também tem viés de alta e deve ultrapassar o Flamengo. Com cerca de 56,9 mil sócios-torcedores atualmente, a projeção é de que o Peixe chegue ao dia 31 de dezembro com 57,3 mil.
Líder absoluto do ranking com 125 mil inscritos, o Internacional deve elevar este número a 127 mil nos próximos 50 dias. Favorito ao título brasileiro e finalista da Copa do Brasil, o Cruzeiro tem seu terceiro lugar ameaçado pelo Corinthians.
O Timão deve terminar o ano com 69,5 mil sócios, contra 67,7 mil da Raposa. Isso significa que o time mineiro ganharia mais 2 mil adesões até o último dia do ano, mas o ritmo do Corinthians deve atrair mais 6 mil inscritos.
O Palmeiras teve um pico de crescimento recente, com a aproximação da inauguração do Allianz Parque, seu novo estádio. Em junho, último mês em que houve queda de sócios do clube, o número era de 38 mil inscritos. Foram 16 mil adesões apenas neste segundo semestre.
O programa de sócio-torcedor do Palmeiras, chamado Avanti, tem sido anunciado com insistência no uniforme da equipe e em outras mídias. Assim como os demais clubes, os torcedores que aderem têm preferência na compra de ingressos, desconto nas entradas, e ainda participam de uma série de descontos em produtos conveniados em supermercados e outros estabelecimentos.
Nos últimos dois meses, o Palmeiras é o clube que mais atraiu sócios-torcedores, com 11.688. É um número maior que o do Corinthians, que inscreveu 9.986 entre o fim de setembro e começo de novembro. O time alvinegro também passou a ter crescimento em seu programa com a inauguração de um estádio, a Arena Corinthians.
Mas o Timão passou por uma forte queda no ano passado, após a eliminação na Libertadores. Sem disputar o torneio este ano, o Corinthians só conseguiu se recuperar com a chegada da arena.
Fonte: Torcedores