Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Carlos Eduardo deve voltar a posição de origem com a chegada de Jorginho ao Fla.

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 21/03/2013
1 comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar

Postado em: 21 de mar de 2013.

Armador pela esquerda, pela direita, atacante de lado de campo, ponta bem aberto e até camisa 10. Carlos Eduardo tem seis anos de carreira, mas já atuou por quase todas as posições do meio-campo para a frente. Por onde passou, agradou. No Flamengo, ainda não. Maior revelação do Grêmio desde Ronaldinho, de acordo com boa parte da imprensa gaúcha, um dos principais jogadores da história do Hoffenheim, da Alemanha, e com passagens pela Seleção com Dunga e Mano Menezes, o meia-atacante ainda busca seu espaço na Gávea. Literalmente, como deixa evidente a pergunta que passa pela cabeça dos torcedores: onde escalá-lo?
Nas três partidas em que foi titular sob o comando de Dorival Júnior, CE10 atuou bem aberto pela esquerda, no esquema 4-3-3, em linha que tinha ainda Hernane centralizado e Rafinha pela direita. O posicionamento o limitava, basicamente, a ações naquele setor do campo, o que, somado à condição física ainda abaixo do ideal, resultou em atuações sem brilho e questionamentos do torcedor. Prestes a iniciar um novo ciclo com Jorginho, Carlos Eduardo falou onde se sente mais à vontade e relacionou sua produtividade a um ponto em especial: liberdade para movimentação.
– No Grêmio e no Hoffenheim, eu jogava livre para rodar o campo todo. Sou um jogador que gosta de partir para cima. Então, gosto de ficar pelo lado do campo para ter mais espaços para avançar e bater em gol, o fazer um-dois… Por ali, dá para receber a bola mais livre.
A declaração do camisa 10 do Flamengo vai ao encontro de análises de quem conviveu com ele nos melhores momentos de sua carreira, justamente no Rio Grande do Sul e na Alemanha. Revelado em 2007, Cadu, como era conhecido na época, foi um dos principais jogadores do time que levou o Grêmio ao vice-campeonato da Copa Libertadores da América. Na ocasião, formava dupla de ataque com Tuta, atuando pelo lado esquerdo no 4-4-2, mas não tão aberto nem com função de fazer jogadas de linha de fundo como na formação apresentada por Dorival.
No Grêmio, parceria com Lúcio e atuações como armador
Veloz e habilidoso, o meia se destacou por tabelas que permitiam com que o lateral-esquerdo Lúcio fosse o responsável por avanços até a linha de fundo, enquanto ele fazia mais arrancadas em diagonal em busca de espaços para arremates e assistências. Essa característica ficava ainda mais latente diante da opção de Mano Menezes de colocá-lo na vaga de Tcheco, para formar a dupla de armadores com Diego Souza.
– O Grêmio fazia de tudo por ali (pela esquerda), e o Carlos Eduardo era um atacante de muita movimentação. Recuava, marcava, entrava partindo para o meio, arrematava. Era um jogador muito disciplinado. Em alguns momentos, o Mano tirava o Tcheco e o puxava mais para armador. O lado esquerdo que formava com o Lúcio era muito forte, tanto que é lembrado até hoje, mas ele nunca foi um ponta. Era mais uma função de articulação. Sempre foi um guri muito batalhador – definiu o repórter Diogo Olivier, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre.
Info-FORMACAO_FLA-CE10-3 (Foto: Infoesporte)
O destaque na competição continental foi tanto que europeus como Porto, Benfica e Hoffenheim fizeram propostas pelo jogador, que optou pelo desconhecido clube da Segunda Divisão alemã. Escolha surpreendente, mas que não foi capaz de fazer com que Carlos Eduardo sumisse no mapa do futebol. Apesar de ter apenas 20 anos na época, ele se tornou rapidamente o destaque absoluto da equipe, que ascendeu de imediato à Bundesliga.
‘Sempre foi muito criativo. Era impossível saber o que ia fazer’, define jornalista alemão
No futebol alemão, Cadu assumiu a função de meia como jogador mais avançado na primeira linha de três do 4-3-3 do Hoffenheim. Com dois volantes marcadores na retaguarda, um deles o também brasileiro Luiz Gustavo, hoje na Seleção de Felipão, ele era o responsável por municiar o trio ofensivo e mantinha a característica do Grêmio: arrancadas em diagonal da lateral para o meio. Desta vez, no entanto, as ações aconteciam mais da direita para esquerda, abrindo espaço para finalizações com a perna boa.
– No Hoffenheim, Carlos Eduardo jogava mais como meia-armador. Em alguns momentos, abria para direita e cortava para o meio para arriscar passes e chutes. A equipe costumava atuar no 4-3-3, e ele era o nome mais avançado da linha do meio. Sempre foi muito criativo. Era impossível saber o que faria com a bola. É um dos grandes jogadores que já passaram por aqui – analisou Martin Gruener, repórter da conceituada revista alemã Kicker na região de Hoffenheim.
As boas atuações na Alemanha chamaram a atenção do Rubin Kazan, da Rússia, que pagou 20 milhões de euros (cerca de R$ 51 milhões) para contar com Carlos Eduardo em agosto de 2010. Logo na estreia, o jogador marcou dois gols diante do Amkar Perm, em partida pelo campeonato local, e animou os investidores. Um lesão no joelho em outubro, entretanto, desencadeou uma série de problemas físicos que o impediu de atuar com frequência nos dois anos e meio em que esteve no clube.
O começo animador apresentava também um CE10 com liberdade de movimentação em um time que atuava no 4-5-1. Armador pelo lado esquerdo, o brasileiro alternava com o companheiro que atuava mais aberto no setor em papel similar ao desempenhado com Lúcio, ainda no Grêmio. A característica defensiva do Rubin, por outro lado, o obrigou a desenvolver o poder de marcação.
Mais recentemente, já após a lesão, foi utilizado em papel similar ao escolhido por Dorival Júnior, mas sempre buscava se desprender da linha lateral, conforme revelou a jornalista russa, do jornal Soviel Sport, Julie Yakovleva.
– Ele pode não estar bem porque nos últimos dois anos praticamente não jogou. Na Rússia, o Carlos impressionou bastante quando chegou e logo marcou dois gols. Jogava como um número 10 e em determinados momentos mais aberto pela esquerda, parecido como vinha sendo no Flamengo. O Rubin é uma equipe famosa por sua postura defensiva. Então, em alguns momentos ele se via obrigado a defender até mais do que atacar. Em 2011, o time mudou do 4-5-1 para o 4-3-3, e o Carlos Eduardo passou a atuar aberto pela esquerda, mas tentava se deslocar para o centro do campo.
Barrado por Dorival na estreia do Flamengo na Taça Rio, CE10 deve voltar ao time titular do Flamengo diante do Boavista. Sob o comando de Jorginho, tem tido a liberdade que tanto deseja nos treinamentos táticos desta semana, apesar de no papel ter posicionamento mais centralizado. No 4-2-3-1, é o homem do meio na linha que conta ainda com Rafinha e Nixon abertos, todos atrás de Hernane. Para desempenhar a nova função, ele garante estar com quase 100% de suas condições físicas.
– Neste quesito, estou bem, estou recuperado. Só preciso perder mais um quilo. Agora, é mais questão de adaptação, tempo de bola…
Flamengo e Boavista se enfrentam neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, pela segunda rodada do segundo turno do Carioca. Na estreia, o Rubro-Negro perdeu para o Resende, por 3 a 2.
Fonte: GE

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no Facebook!
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
1 comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jorge Carrascal se reapresenta ao Flamengo neste sábado

Pedro aponta principal benefício da intertemporada do Flamengo

4
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Gols do Flamengo: Pedro, Lorran e Bruno Henrique marcam para o Rubro-Negro contra o Olimpia; veja vídeos

15 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Os detalhes das contratações do Flamengo e o recado de Leonardo Jardim a Lorran

18 1

A conversa de Boto com o Monaco e a possível saída de jogadores do Flamengo para o time francês

24 1
Brasileirão

Chapecoense tem reforço de peso para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

4 5

Brasileirão 2026 voltou, e o Vasco perdeu! Veja como está a tabela da 19ª rodada após jogos desta quinta

15 3
Libertadores

A preocupação de Fabricio, ídolo do Cruzeiro, para o jogo contra o Flamengo na Libertadores

12 14

Flamengo reencontra Pablo Sanchez, técnico freguês, em jogo contra Olimpia

6 2
Comentários Recentes
  1. WANDER em Quanto o Flamengo vai receber pela venda de João Gomes ao Aston Villa? Checamos!

    Legal o valor em reais, mas em euros 5,6 milhões.

  2. Silva em Jorginho confirma ligação de Filipe Luís, mas descarta saída do Flamengo

    "o treinador ligou para Jorginho, volante do Flamengo, PARA TENTAR LEVAR O JOGADOR" Quem foi que disse que ele tentou…

  3. Joãozinho Trepidação em Clube do exterior acerta salários com Pulgar e sinaliza que pagará multa ao Flamengo

    Mais uma varada da diretoria. Se não bastasse a venda do IAGO para o Orlando City, por 7,3 milhões de…

  4. SempreFla em Estádio do Flamengo: as últimas atualizações sobre a construção da casa rubro-negra

    Não querem construir estádio, depois ficam de choradeira quando requisitam o Maracanã, como no caso da Copa Mundial Feminina.

  5. Celo em “Lá, eu não jogo”: André Lima revela raiva do Flamengo e conta como rejeitou proposta

    Ele fala com orgulho de não ter Jogando no Flamengo, e nós flamenguistas, teríamos um desgosto profundo se este jogador…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo