FOTO: CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
O ano de 2020 está prestes a se encerrar e um fato importante deve ser levado em consideração no Flamengo. Já eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores, o Rubro-Negro tem apenas o Campeonato Brasileiro na temporada e perdeu pontos importantes no último duelo. A relevância do jogo contra o Fortaleza se dá por conta de o time ter desperdiçado mais uma oportunidade de converter um pênalti e aumentado a porcentagem de erros marca da cal. Durante a coletiva de apresentação, Rogério Ceni foi questionado sobre o assunto, uma vez que é considerado um especialista em bola parada na carreira.
Rogério Ceni é um mestre quando se fala em cobranças de pênalti e de falta. O fato curioso se dá por conta do técnico ser um ex-goleiro, posição que não possui o costume de marcar gols. No entanto, a habilidade do ex-jogador é inquestionável. Em toda sua carreira, ele marcou 131 gols, sendo 61 de falta e 69 convertidos em penalidades máximas, se tornando o arqueiro com mais tentos na história do futebol mundial.
No Flamengo, esse poderio ainda não foi visto. Isso porque, em 2020, o clube já atingiu marca desagradável com relação à penalidades máximas. Com 45% dos erros, as cobranças de pênaltis se tornaram um verdadeiro calcanhar de aquiles do Rubro-Negro na temporada.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Com Ceni no comando, o Flamengo perdeu pênaltis para o São Paulo na Copa do Brasil, em jogo válido pela volta das quartas de final do mata-mata nacional. A equipe da casa vencia por 2 a 0, e Vitinho teve a chance de diminuir o marcador para tentar renovar as esperanças rubro-negras. Contudo, isolou a cobrança de pênalti e o duelo terminou 3 a 0 para o Tricolor (5 a 1 no agregado).
Além disso, na Libertadores, após empatar o jogo nos acréscimos contra o Racing, no Maracanã, o Flamengo levou o confronto de oitavas de final para as penalidades, e o roteiro de terror aconteceu mais uma vez. Willian Arão, responsável pelo gol de empate, perdeu sua cobrança na hora da disputa e foi de herói a vilão em minutos.
No último sábado (26), agora pelo Brasileirão, Pedro desperdiçou mais uma chance e perdeu a oportunidade de abrir o placar contra o Fortaleza. Em partida decepcionante, o Flamengo sofreu um pênalti no final do primeiro tempo, que poderia mudar a postura do time para a segunda etapa. Todavia, o camisa 21 não converteu a penalidade e aumentou a lista de chances perdidas na temporada.
Agora, o Flamengo foca no próximo duelo, que acontece em 2021, quando o Rubro-Negro enfrenta o Fluminense em clássico carioca. O confronto acontece na quarta-feira (06), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A partida terá exibição do Premiere FC, mas o Coluna do Fla traz a transmissão mais rubro-negra da internet, com Rafa Penido no comando.