Por: Giovana Marcondes
O ano de 2020 do Flamengo começou recheado de expectativas após o desempenho do elenco em 2019. O Rubro-Negro anunciou diversas contratações e fez o torcedor sonhar ainda mais. No entanto, entre sucessos e frustrações, vamos relembrar os reforços do clube em 2020.
MICHAEL:
Eleito jogador revelação do Campeonato Brasileiro de 2019 pelo Goiás, o atacante custou 7,5 milhões de euros ao Flamengo, cerca de 34 milhões de reais na época. O jogador chegou com altas expectativas, uma vez que fez uma temporada de chamar atenção no time goiano. No entanto, o atleta não conseguiu manter o desempenho no Mais Querido e perdeu espaço no elenco. Com o manto Sagrado, disputou 39 jogos e fez apenas quatro gols.
PEDRO ROCHA:
Chegou ao Flamengo logo no início de 2020, por empréstimo de um ano pelo Spartak de Moscou. Pedro Rocha foi pouco utilizado no elenco e entrou em campo apenas 11 vezes, somente três como titular. Entre lesões e ausência por opção técnica, não alcançou expectativas. O Rubro-Negro decidiu não renovar o contrato do jogador e ele já foi liberado para retornar ao seu clube. Campeão da Supercopa do Brasil, da Recopa e do Carioca, o jogador marcou um gol e deu uma assistência.
GUSTAVO HENRIQUE:
Destaque no Santos nas últimas temporadas, o zagueiro chegou ao Flamengo cercado de expectativas do torcedor mas acabou se tornando um dos maiores vilões de 2020. Gustavo Henrique foi contratado após o término de seu vínculo com o Santos, e não conseguiu retribuir os desejos do torcedor rubro-negro. Com muitas falhas na defesa e falta de confiança, o defensor de 27 anos foi bastante questionado durante a trajetória no clube e não agradou à torcida.
LÉO PEREIRA:
Em 2019, fez excelente atuação pelo Athletico e chegou a ser listado como um dos melhores zagueiros do Brasil na temporada. O jogador foi contratado para preencher a vaga de Pablo Marí, que hoje defende a camisa do Arsenal, da Inglaterra. O atleta custou 7 milhões de euros aos cofres rubro-negros, o equivalente a 32 milhões de reais na época. No entanto, ele não conseguiu substituir a vaga do espanhol e não chegou nem a ser cogitado como ‘titular absoluto’.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
PEDRO:
Um dos grandes nomes do Flamengo na temporada, Pedro, de apenas 23 anos, se tornou o artilheiro do Rubro-Negro na temporada. Em 2020, o atacante realizou 42 partidas e fez 21 gols. A pedido do ex-treinador do Fla, Jorge Jesus, o Mais Querido contratou o jogador por empréstimo de um ano e, nos últimos dias, comprou o centroavante em definitivo. A aquisição do atleta se tornou a segunda maior na história do Clube da Gávea. Com Domènec Torrent estava no comando do Mais Querido, o atleta viveu a melhor fase no Mais Querido, sendo convocado para representar a Seleção Brasileira principal.
THIAGO MAIA:
O volante foi mais um ponto alto do Flamengo em 2020. Thiago Maia foi contratado por empréstimo de um ano do Lille, da França e deve permanecer no Fla por mais algum tempo. Isso porque, o clube encaminhou a renovação de empréstimo do jogador, que ficará no Mais Querido até dezembro do ano que vem. O clube francês concordou em pagar os salários do atleta enquanto ele estiver se recuperando de lesão séria no joelho esquerdo, desde que o Rubro-Negro mantenha as condições de prioridade de compra ao término do empréstimo. Thiago Maia foi muito bem elogiado pela torcida e chegou a ser listado como titular ao lado de Gerson.
MAURÍCIO ISLA:
Lateral de 32 anos, Isla chegou ao Flamengo com a difícil missão de preencher a vaga deixada por Rafinha, que foi atuar na Grécia. No entanto, as atuações do jogador tem agradado a torcida. Apesar de ter apenas um gol, o lateral-direito já soma 5 assistências, o que faz do chileno o melhor no quesito entre todos os laterais do Brasileirão.