É cada dia mais raro vermos jogadores do futebol brasileiro criarem raízes e permanecerem por tanto tempo em um mesmo clube. Remando contra a maré, Leo Moura se aproxima de 10 temporadas completas pelo Flamengo, time de coração do lateral, e coleciona marcas.
Títulos, partidas, gols… Leo já escreveu seu nome na história rubro-negra. Próximo de completar 500 jogos pelo Mais Querido, relembramos alguns feitos do capitão rubro-negro.
5. Grandes parceiros e técnicos
Ao longo de quase uma década, Leo teve grandes parcerias no Flamengo.
A mais lembrada pelos torcedores foi com o lateral Juan, quando estabeleceram a “melhor dupla de laterais do país” segundo a crítica e boa parte da torcida.
Ronaldo Angelim, Adriano, Hernane, Vagner Love, Ronaldinho Gaúcho, Fabio Luciano, Ibson, André Santos… não faltaram grandes companheiros para o capitão rubro-negro.
Fora de campo, Leo teve grandes comandantes que tornaram-se mais do que simples treinadores. Joel Santana foi o mais “paizão” deles. Mas como não lembrar de Andrade ou Jaime de Almeida?
4. Número de jogos
Titular absoluto entre 2005 e 2014, Leo Moura aproxima-se de impressionantes 500 jogos com o Manto Sagrado.
Em 10º no ranking de atletas que mais vestiu a camisa do Mengão, Leo superará em breve Jadir e, renovando o contrato, não deverá ter problemas para passar Liminha e Carlinhos. Outros mitos, como Andrade, Adílio, Cantarelle e Jordan, dificilmente serão superados.
Mas Leo entrou para a história por outras razões. Hoje, é o segundo jogador que mais vezes vestiu o Manto Sagrado em Libertadores, por exemplo, atrás apenas de Júnior. Está também entre os jogadores que mais vezes vestiu o Manto em jogos pelo Campeonato Brasileiro.
3. Prêmios individuais
Convocado para a seleção brasileira em 2008, Leo Moura coleciona prêmios como melhor jogador da posição no país.
Conquistou, por exemplo, a aclamada Bola de Prata em 2007. Esteve muito próximo do prêmio em 2006, 2008, 2009 e 2011, ficando sempre entre os 5 melhores da posição.
Foi indicado para a seleção do campeonato pela CBF em duas oportunidades (2007 e 2008) e ainda esteve no 11 ideal do campeonato carioca em outras duas oportunidades.
Pode parecer pouco se comparado a um atacante, mas é extremamente raro encontrar um lateral com um cartel desses.
2. Gols: direta e indiretamente
Em quase 10 anos, Leo Moura marcou 47 gols, feito que lhe confere o título de segundo lateral na lista de artilheiros do clube, atrás apenas do Maestro Júnior – que, diga-se, também atuou como meio-campista em parte de sua carreira.
Sua temporada mais goleadora foi 2008, quando marcou 13 gols, terminando entre os principais artilheiros da equipe.
Em 2012, foi o principal goleador da equipe na Libertadores da América, com 3 gols.
Como se não bastassem essas marcas expressivas para um defensor, Leo Moura ainda participou diretamente de mais de 60 gols, tornando-se o principal “assistente” do clube no século.
1. Títulos
Um capítulo especialmente importante na passagem de Leo pelo Flamengo, por várias razões.
Em primeiro lugar, o jogador conquistou seu primeiro título jogando justamente pelo Flamengo – a Copa do Brasil 2006.
Participou ainda de mais um tri-carioca (o quinto da história do clube), um Brasileirão, 17 anos depois, mais dois estaduais (sendo um deles invicto) e mais uma Copa do Brasil, em 2013.
Há ainda conquistas menos consideradas, mas que possuem troféus e que, em outras épocas, eram efusivamente celebradas, como as quatro taças Guanabaras e mais duas taças Rio. Levou ainda, de lambuja, os dois “superclássicos” criados como competição interna do Carioca para os principais clubes do estado.
Fonte: FTB Pro

