O Flamengo é referência mundial quando o assunto são joias da base
Após longa negociação, o Flamengo concretizou a venda de João Gomes para o Wolverhampton (ING). Dessa forma, o time inglês irá desembolsar 18,7 milhões de euros (cerca de R$ 104 milhões na cotação atual) pelo atleta de 21 anos. O montante garantiu ao volante revelado na base rubro-negra um lugar na relação das maiores vendas da história do clube carioca.
VEJA LISTA:
- Vinicius Jr – Real Madrid (ESP) – (45 milhões de euros)
- Lucas Paquetá – Milan (ITA) – (38.4 milhões de euros)
- Reinier – Real Madrid (ESP) – (30 milhões de euros)
- Gerson – Olympique de Marselha (FRA) – (25 milhões de euros)
- João Gomes – Wolverhampton (ING) – (18,7 milhões de euros)
Vinicius Júnior foi a venda mais cara do Flamengo para a Europa, e tem sido um dos grandes destaques do futebol mundial nos últimos anos. Dos pés do Garoto do Ninho é que saiu o gol do título do Real Madrid (ESP) na Champions League da última temporada, contra o Liverpool. O ponta também teve excelente desempenho representando o Brasil na Copa do Mundo.
Ao lado de Vinicius Júnior, Lucas Paquetá foi outro destaque da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. Atualmente no West Ham (ING), o meia de 25 anos foi vendido para o Milan (ITA) no início de 2019, pela quantia de 35 milhões de euros. No clube inglês, o jogador tem feito bom trabalho sob comando de David Moyes.
Outra Cria do ninho, Reinier foi negociado em 2020 pelo Flamengo ao Real Madrid pela quantia de 30 milhões de euros em 2020. O atacante, atualmente com 20 anos, ainda não se estabeleceu nos clubes europeus, passando pela base do time merengue e sendo emprestado para o Borussia Dortmund (ALE) e Girona (ESP), onde atua no momento.
A quarta maior transação realizada entre Flamengo e clubes europeus foi Gerson. O ‘Coringa’ foi peça fundamental no elenco vitorioso das temporadas de 2019 e 2020. Em julho de 2021, o volante foi vendido para o Olympique de Marselha (FRA) pelo valor de 25 milhões de euros, e começou com bom desempenho sob comando de Jorge Sampaoli. Contudo, com a entrada de Igor Tudor como técnico do time francês, o clima na equipe não ficou favorável e o jogador optou por retornar ao Rubro-Negro.
Com a ida ao Wolverhampton, João Gomes passou a integrar o top-5 maiores vendas do Flamengo. Vale destacar que, a vontade do atleta de 21 anos em atuar pelo clube inglês foi fundamental para o sucesso da transferência ao time da Premier League. Isso porque, o Lyon (FRA) tentou ‘atravessar’ a negociação ao enviar o sócio da equipe francesa, John Textor, ao Ninho do Urubu para tentar convencer o Cria do Ninho a aceitar oferta de 18 milhões de euros (cerca de R$ 100 milhões). No entanto, o Wolves aumentou a quantia e o jogador assinou contrato com a equipe britânica por cinco temporadas.
João Gomes viajou para a Inglaterra no último domingo (29). Assim que chegou à Europa, o volante fez exames no novo clube e assinou contrato de, como dito, cinco temporadas. Agora, o jogador que é visto como um das maiores promessas para a posição, inicia os treinos com o colegas da equipe inglesa já de olho na estreia, que ainda não tem data definida.