Marquinhos atuou pelo Flamengo por nove anos
Apesar do jejum de taças em 2023, o Flamengo conquistou títulos importantes no basquete ao longo dos anos. Uma das grandes estrelas do Orgulho da Nação, Marquinhos fez parte dos momentos de glória do Rubro-Negro. No entanto, o jogador guarda certa mágoa do clube ao qual representou por nove anos.
Marquinhos deixou o Flamengo em junho de 2021, com destino ao São Paulo – onde atual até os dias atuais. Contudo, o atleta demonstrou descontentamento com a forma que encerrou a passagem pelo time carioca. Em entrevista ao Charla Podcast, o ala contou detalhes dos momentos finais do vínculo com o Rubro-Negro.
— Tudo na vida é ciclo. Acho que meu ciclo ainda não tinha sido encerrado. No ano que saí, fui o jogador mais importante. Mas eu entendo. Tive sucesso onde fui. Mas acho que do jeito que aconteceu a saída… É o caráter das pessoas, aproveitar a situação para mudar algumas coisas. Se tivesse perdido, não tinha acontecido isso. ‘Meu esquema, minha tática… Eu faço, aconteço’. Foi provado que não foi isso, né? O que aconteceu dois anos depois com o Flamengo -, disse.
— Acabou a temporada, eu decidi ficar. Queria escutar o que eles tinham. Financeiramente foi bom? Fico. Se não, começo a escutar outras propostas. Eles mandaram a proposta e eu pensei, ‘sério mesmo?’. Se eu tivesse tido uma temporada ruim, ok. Foi tipo, ‘a proposta está aqui, mas amigão, vai lá, vai -, contou.
Após nove anos no Flamengo, repletos de títulos e idolatria por parte da Nação Rubro-Negra, Marquinhos deixou o clube carioca. Ao todo, o atleta levantou 19 taças, dividas entre Carioca, NBB, Super 8, Liga das Américas e, a mais importante delas, o primeiro Mundial do Mais Querido, vencido sobre o Maccabi Elektra (ISR), em 2014.
Também achei meio estranho a saída dele. Pensei q talvez ele estivesse pedindo alto. Agora imagino q podem ter estabelecido um valor limite de salários para poder contratar vários jogadores de bom nível ao invés de ter um excelente e outro meia boca no time, de forma que o valor investido não fosse maior que o retorno que o basquete dá.