Flamengo estreia na Libertadores diante do Millonarios (COL), nesta terça-feira (02)
Por: Mônica Alves e Pedro Paulo Catonho
Está chegando o tão aguardado momento da estreia do Mengão na Copa Libertadores da América. Nesta terça-feira (02), o Flamengo enfrenta o Millonarios (COL), na primeira rodada da fase de grupos do torneio. Treinador rubro-negro, Tite caminha para a nona estreia na competição continental.
Experiente treinador, Tite possui no currículo diversas vitórias na Libertadores e, além disso, um título em 2012 com o Corinthians. Coincidentemente, no ano em que o treinador ergueu o troféu continental, a equipe paulista estreou a disputa fora de casa, de maneira idêntica ao que ocorrerá em 2024.
Além de ter conquistado a América em 2012, Tite jamais perdeu na primeira rodada da Libertadores. Ao todo, na competição continental, o treinador já comandou Grêmio, São Caetano e Corinthians. Somando todas as estreias, o gaúcho acumula cinco vitórias e três empates, com 18 gols marcados e oito sofridos.
CONFIRA RETROSPECTO:
- 2002 – Oriente Petrolero (BOL) 2×4 Grêmio
- 2003 – Grêmio 3×2 Pumas (MEX)
- 2004 – São Caetano 4×2 The Strongest (BOL)
- 2011 – Corinthians 0x0 Tolima (COL)
- 2012 – Deportivo Táchira (VEN) 1×1 Corinthians
- 2013 – San José (BOL) 1×1 Corinthians
- 2015 – Corinthians 4×0 Once Caldas (COL)
- 2016 – Cobresal (CHI) 0x1 Corinthians
ESTREIA NA ALTITUDE
Primeiramente, o Flamengo inicia a jornada na Libertadores 2024 contra o Millonarios (COL), na altitude de Bogotá, na Colômbia. A bola rola no Estádio Nemesio Camacho ‘El Campín’, a 2640 metros acima do nível do mar.
No entanto, para Tite comandar times na Libertadores tendo que lidar com a altitude não é novidade. Em 2013, à época no Corinthians, o treinador arrancou empate em 1 a 1, no Estádio Jesús Bermúdez, na altitude de 3735 metros de Oruro. Já em 2016, a equipe paulista venceu o Cobresal, no Estádio El Cobre, em El Salvador, a 2300m acima do nível do mar.
ESTREIA PELO FLAMENGO
Agora, no comando do Flamengo, Tite busca continuar invicto em estreias de Libertadores. Para isso, o treinador rubro-negro deve mandar a campo o que tem de melhor no elenco. Sendo assim, cabeça de chave do Grupo E, o Mengão vai a campo nesta terça-feira (02).
Flamengo e Millonarios se enfrentam às 19h (horário de Brasília), no Estádio El Campín. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. Desse modo, os rubro-negros acompanharão a melhor das narrações, com Rafa Penido. O ‘brabo’ terá a companhia de Tulio Rodrigues nos comentários. Além disso, Simon Lédo estará ‘in loco’, trazendo para a Nação todos os detalhes do jogão diretamente de Bogotá.