Atlético de Madrid (ESP) se classificou nesta terça-feira (16), após eliminação do Barcelona (ESP)
Na metade deste ano, a FIFA sorteia os grupos do Mundial de Clubes 2025, que contará com o Flamengo. Dos 32 times que disputarão o torneio, 22 já são conhecidos. O último garantiu vaga nesta terça-feira (16), que é o Atlético de Madrid (ESP). Mesmo eliminado nas quartas de final da Champions League, o clube da capital espanhola se beneficiou com a queda do Barcelona (ESP) na mesma fase.
Dessa forma, 11 dos 12 europeus que vão jogar o Mundial já são conhecidos. Se o Arsenal (ING) for campeão da Champions League 2023/2024, carimba a última vaga. Caso outro time levante o troféu, quem irá para o torneio intercontinental será o Red Bull Salzburg, da Áustria, através do ranking da UEFA.
VEJA OS TIMES JÁ CLASSIFICADOS
Brasil — Flamengo, Fluminense e Palmeiras
Alemanha — Bayern de Munique e Borussia Dortmund
Inglaterra — Chelsea e Manchester City
Portugal — Porto e Benfica
Espanha — Real Madrid e Atlético de Madrid
França — PSG
Itália — Inter de Milão e Juventus
Arábia Saudita — Al-Hilal
Japão — Urawa Red Diamonds
Egito — Al Ahly
Marrocos — Wydad Casablanca
México — Monterrey e León
Estados Unidos — Seattle Sounders
Nova Zelândia— Auckland City
POR QUE O ATLÉTICO, MESMO ELIMINADO?
O Atlético de Madrid foi eliminado da Champions League nesta terça-feira (16), após sofrer 4 a 2 diante do Borussia Dortmund (ALE). No agregado, os alemães avançaram por 5 a 4. Porém, o Barcelona (ESP), que estava colado no time da capital espanhola no ranking, também caiu nas quartas de final. Afinal, o PSG (FRA) fez 4 a 1 (6 a 4 no agregado) e está na semifinal. Os ‘colchoneros’ têm 67 pontos na classificação da UEFA, contra 61 dos catalães e, por isso, a ex-equipe de Filipe Luís jogará o Mundial no ano que vem.
MUNDIAL 2025
Programado para acontecer nos Estados Unidos, entre junho e julho de 2025, o Mundial de Clubes contará com 32 times. O modelo do torneio será o mesmo da Copa do Mundo de seleções, com oito grupos de quatro, com os dois primeiros avançando para as oitavas.
O Flamengo está garantido na competição por ter vencido a Libertadores de 2022, afinal. A América do Sul tem direito a seis vagas: para os outros três campeões do continente (Fluminense, Palmeiras e o vencedor de 2024), além de dois pelo ranking da Conmebol. Através da classificação, River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG) e Olimpia (PAR) são os que possuem maiores pontuações no momento.
11 times europeus contra 11 times dos demais continentes.
A Argentina, campeã mundial de futebol, não tem um participante, mas o diminuto Portugal e a Nova Zelândia têm!
Critérios assombradores devem ter sido definidos para que o Atlético de Madrid, mesmo eliminado nas quartas de final da Champions League, conseguisse vaga no mundial (entendi que foi por conta disso).
Sou RN, mas acho estranho que o Mengão, que não conquistou nada no ano passado, esteja neste mundial.
Está certo isso, Arnaldo?
Joãozinho Trepidação tem que se informar então.
Palmeiras tem vaga pelo titulo da Libertadores 2021, Flamengo pela de 2022 e Fluminense pela de 2023, assim como Manchester City 2022/23, Real Madrid 2021/22 e Chelsea 2020/21. O resto esta pelo ranking, e só o Arsenal pode ir pelo titulo desse ano. Assim como no Brasil se o Campeão da Libertadores desse ano não for um dos que já estão confirmados, ele irá, caso seja algum desses citados vai pelo ranking.
Não é porque a Argentina ganhou a copa do mundo que seus clubes tem que ir se eles não tiverem boas colocações no ranking ou for campeão.
Apesar de já ter 11 times Europeus só mais 1 time pode ir, entre Arsenal ou Red Bull, já na américa do sul ainda tem 3 vagas em aberto. Que pode ser o vencedor da libertadores e mais 2 por Ranking ou as 3 por ranking desde que não seja brasileiro, caso o vencedor seja um dos ganhadores dos anos 21/22 e 23.
Ex.: O Atlético MG só tem chance de ir pelo titulo, apesar de esta bem ranqueado não pode ir ao mundial pelo ranking por já ter 3 Brasileiros na competição. É algo assim.