Prioridade pelo título carioca no começo da temporada impactou sequência para alguns jogadores
O Flamengo perdeu a terceira rodada da fase de grupos da Libertadores por 2 a 1 para o Bolívar (BOL) na última quarta-feira (24). Para o jogo na altitude de La Paz, na Bolívia, Tite poupou sete jogadores, dos quais quatro eram titulares.
A atitude de Tite, contudo, desagradou a torcida do Flamengo, ainda mais depois da derrota. Em coletiva de imprensa, o técnico explicou a decisão de poupar alguns jogadores. O motivo foi um estudo físico dos atletas feito pela parte de fisiologia do clube.
A decisão de poupar alguns jogadores na Libertadores aconteceu depois da final do Carioca, contra o Nova Iguaçu. Isso porque, o clube identificou que esta foi a partida que o time mais correu na temporada, com recordes pessoais batidos por alguns atletas, inclusive.
De acordo com o Uol Esporte, foi a partir daí que os jogadores começaram a apresentar desgaste físico. Até aquele momento, quando o Flamengo estava prestes a enfrentar o Millonarios (COL), Tite precisava escalar os atletas que apresentavam melhores condições físicas.
ALTITUDE DA BOLÍVIA
Em resumo, para a viagem à Bolívia, Pulgar, Arrascaeta, Ayrton, Varela e Pedro tinham altos índices de desgaste. Com a viagem de 6 horas até Santa Cruz de La Sierra e outras 3 horas para adapção à altitude de 3.640 metros acima do nível do mar de La Paz, os atletas não teriam como descansar.
Com isso, os departamentos médico e de fisiologia junto à comissão técnica de Tite avaliaram que, levar os jogadores, dificultaria o tratamento e o descanso para o jogo contra o Botafogo. Apesar disso, mesmo se a partida diante do Bolívar não tivesse o ‘fator altitude’, a escalação seria a mesma. A mudança seria que os atletas poupados ficariam à disposição no banco de reservas.
Ainda de acordo com o Uol, apesar da diretoria do Flamengo não ter estabelecido uma prioridade entre Libertadores e Brasileirão, a ‘dedicação’ para ganhar o título do Carioca impactou na sequência de jogos. Isso porque, foi daí que o desgaste dos jogadores teve início.
Não há nada para entender. Tudo não passa de trapalhada. Não há justificativa para poupar jogadores errados, nos momentos errados. E como se imaginava tem dedo podre da Diretoria no meio. Seria bom o Tite entender que esses caras são amadores e quando a coisa aperta são os primeiros a abandonar os técnicos. Não é razoável que um técnico experiente e dessa envergadura se submeta a vontade de amadores. Isso equivale a cavar a própria sepultura. Abre o olho Tite, vão te fritar na primeira oportunidade.
Porque o JJ não poupava desta forma e ganhava tudo? Será que ele estava errado e este entregador de colete certo?
Edmilson,
Há duas questoes ai. Uma a favor e outra contra o tite.
A favor conta que o JJ tb poupava. O time campeao da libertadores só entrou junto de titular 5x. O velho poupava, mas ele nao poupava por campeonato, ele tirava uns 2, no maximo 3, para nao descaracterizar mto time. É falso essa afirmacao que ele nao poupava. O tite, tirando o jogo na altitude, poupava igual. Todo mundo gosta de falar que poupou contra o palmeiras mas na real sairam 2 jogadores apenas. No jogo do milionarios o dlc estava doente e pelo que me lembro ele poupou o cebolinha, ayrton lucas e cebolinha apenas
Contra o tite e na real a diretoria pesam o fato de priorizar os campeonatos errados. houve um excesso de jogos no carioca entrando com o time titular ideal. Ali era para ter tido um rodizio e nao nos jogos da libertadores. Talvez com menos minutagem os jogadores nao estariam mal agora e poderiam ter enfretado essa sequencia.
Nunca vi um jogador ser poupado 2 jogos seguidos sem estar lesionado ou voltando de lesão.
Nunca vi um treinador priorizar final de carioca contra time de 4a divisão tendo jogo de libertadores.
Aí vcs me querem comparar com o JJ dizendo que o velho não repetia escalação. O JJ tirava em situações extremas, e isso na reta final do brasileiro e libertadores.
Boa, prioriza um campeonato falido que é o carioca e poupa jogadores em campeonatos importantes. Ótimo planejamento, estão de parabéns