Vini Jr e Rebeca Andrade são os brasileiros no top-10 do estudo
Perto de ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo, Vini Jr já lidera uma lista: a de mais comercializável do planeta em 2024. De acordo com estudo da consultoria britânica SportsPro, o ex-atacante do Flamengo é o futebolista mais bem colocado. Contando todas as modalidades, o atleta do Real Madrid (ESP) só perde para a ginasta Simone Biles. Representante do Mengão, Rebeca Andrade ocupa o sexto posto.
ATLETAS MAIS COMERCIALIZÁVEIS DO MUNDO
1º Simone Biles (ginástica)
2º Vini Jr (futebol)
3º Lebron James (basquete)
4º Caitlin Clark (basquete)
5º Lionel Messi (futebol)
6º Rebeca Andrade (ginástica)
7º Kylian Mbappé (futebol)
8º Ilona Maher (rugby)
9º Cristiano Ronaldo (futebol)
10º Katie Ledecky (natação)
O ranking da SportsPro é tradicional, publicado desde 2010 e aponta os esportistas com maior potencial de marketing no mundo. Agora líder entre os jogadores de futebol, Vini Jr ‘roubou’ posição que era de Messi na lista de 2023.
Vini Jr recebeu destaque por ter contratos com marcas famosas e muitos projetos sociais. O cria do Flamengo tem vínculos com fornecedor de material esportivo, casa de apostas, isotônicos, operadora de telefonia, refrigerante, videogame e outros.
REBECA DO MENGÃO
Maior medalhista da história do Brasil nas Olimpíadas, Rebeca Andrade aparece na sexta posição. A atleta do Flamengo está em alta, após ganhar um ouro, duas pratas e um bronze na ginástica, nos Jogos de Paris, em 2024. Somado com dois pódios em Tóquio, em 2020, a estrela do Mengão é a única brasileira no top-10.
A PESQUISA
Desse modo, o estudo da SportsPro foi elaborado em parceira com a NorthStar Solutions Group, que avalia o poder e a força da marca de cada atleta, a presença global e a afinidade com patrocinados. Além disso, o mercado potencial – o engajamento com a base de fãs e o alcance também contam pontos. Por fim, a economia – o impacto do atleta em termos pessoais, lucro e relação com o meio ambiente, destacando a responsabilidade social.