Lancenet – O técnico Vanderlei Luxemburgo tem os seus méritos na montagem do atual Flamengo, mas precisa urgentemente corrigir um erro: deixar Alecsandro no banco de reservas. O atacante merece voltar logo ao time titular, não somente pelo gol de pênalti, no último sábado, que deu a vitória ao Rubro-Negro diante do Resende por 2 a 1, em Volta Redonda.
Depois da cirurgia na testa no ano passado, Nixon entrou em seu lugar no time titular e deu conta do recado. Acabou sendo mantido entre os titulares nos primeiros jogos deste ano, mas não está indo bem. Alecsandro já provou que se recuperou e está em totais condições de retomar a sua vaga no Flamengo. Diante do Resende, o camisa 9 rubro-negro começou como reserva, entrou e conseguiu dar uma maior movimentação ao ataque do time. Além disto, a “química” dele com Marcelo Cirino já é nítida.
Outros pontos interessantes podem ser destacados da partida contra o Resende. O lateral-esquerdo Anderson Pico esteve em uma noite inspirada, fazendo boas jogadas ofensivas pelo seu setor – tanto que fez um dos gols do Flamengo –, mas acabou em um lance esquisito errando feio e fazendo também um gol contra. Mas não é por conta disto que merece ser sacado do time. Ainda tem crédito com o torcedor e com Vanderlei Luxemburgo.
Canteros e Márcio Araújo foram outros nomes que se destacaram em Volta Redonda. A qualidade do passe dos dois e o ritmo dado ao jogo por eles são de impressionar. O goleiro Cesar teve pouco trabalho – e nenhuma culpa no gol sofrido –, deve voltar ao banco na próxima rodada pelo retorno de Paulo Victor e pode considerar que representou bem a posição nas chances que teve no time.
Por fim, apenas uma questão a ser levantada: não é possível que mesmo Luxemburgo treinando exaustivamente finalização, o elenco do Flamengo, em sua maioria, continue errando tanto. Presta atenção nisso, treinador! De resto, o ano começou bem.
David Nascimento
Alecsandro merece voltar… concordo…
Mas mudaram o Nixon de posição… apensar de não ser exemplar, ele é o 9… e tá jogando pelo lado do campo pro Cirino jogar de centroavante… por isso a qualidade dele caiu…
Temos 2 jogadores improvisados no ataque… Cirino e Nixon.
Nixon nunca foi nunca foi um nove. Ele é atacante de lado, assim como o Cirino.
Não, Rocha, o Nixon joga, originalmente, no centro do ataque, embora seja veloz e franzino, o que passa a impressão de que seja um atacante de lado de campo.
O Alecsandro merece sim voltar a ser titular do ataque rubro-negro. Porém acho que o Luxa deveria orientá-lo a não sair tanto da área pois isso não é função de centroavante, pelo contrário a orientação deve ser no sentido de que todo o time trabalhe em função do homem gol. “Trabalhar em função de quem só sabe fazer gols não diminui o restante do elenco”, mesmo porque o futebol é um esporte coletivo e a meu ver nós brasileiros há tempos temos dificuldades em entender o caráter coletivo do jogo de futebol. Nossa cultura é a de sempre apostar em um grande craque, e talvez por isso no quesito coletividade estamos sempre tomando um baile do resto do mundo, haja visto, a péssima participação do Brasil no sul-americano sub 20 que terminou ontem. Alguém conseguiu ver algo perto de uma equipe de futebol naquele monte de talentos individuais, que o técnico Alexandre Galo colocou em campo durante toda essa competição? O quero dizer é que o Flamengo assim como qualquer equipe/time de futebol deve privilegiar a coletividade, pois a partir daí o resto com certeza fluirá naturalmente. Se alguém tiver dúvidas disso que eu estou falando reparem no futebol apresentado pelo Luan do Atlético Mineiro, pelo Datolo também do mesmo time. Então amigos, o Alecgol é sim importante para o ataque do mengão, desde que ele jogue mais entre os últimos homens da defesa adversária e que nossos principais jogadores de meio campo deixem um pouco de lado o velho e destrutivo pensamento individualista, que há muito vem destruindo o futebol brasileiro.
o luxa esta mantando duas posicoes no flamengo o cirino nunca foi centroavante e nao ta rendendo bem como centroavante quando o alecsandro entra o flamengo melhora muinto e o cirino arrebenta na posicao que e a dele pelos lados do campo entao o flamengo perde as duas posicoes porque o luxa gosta demais de inventar para com isso luxa e vamos rumo a libertadores 2016
Não acho que o Alec deveria ser titular, prefiro o Eduardo na posição dele: Acho mais versátil e técnico.
Além do mais, acho que a dificuldade do time ontem foi por conta de muitos erros de posicionamento do Nixon: Ele se apresentou demais pro jogo no meio, e ali ele não sabe jogar, não tem um bom passe. Se fica na ponta pra receber ou na área pra chamar a marcação, deixando a puxada do contra-ataque pra quem sabe, o time renderia mais.
Mais ainda, senti o Canteros meio mascarado ontem, coisa que já tinha reparado: Depois de um bom jogo ou mesmo alguns bons lances, ele se acha o Maradona e começa a forçar umas jogadas impossíveis.
De qualquer forma, vamos esperar o Marcelo. Temos um ano inteiro.
Acho q o alecgol merece ser titular do time mais agora nao temos q deixa o luxa trabalha a final de conta ele sabe o q faz voces nao se lembra o q ele fez com o gabriel No ano passado o gabriel nao era um finalizador e o luxa fez ele melhora muito na finalizaçao e no futebol tambem tanto q foi muito importate para nos na reta final do campeonatoe qm nao se lembra daquela linda jogada em cima do do galinho entao eu confio no profexo luxa vamos mengao…..
Ele sempre rendeu mais quando saído do banco.
Foi assim também na época do Hernane, mas depois que ele tornou titular não fez mais nada.