Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

A necessidade de os clubes brasileiros terem estratégias.

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 09/02/2015
2 Comentários
Atualização: 09/02/2015
Compartilhar

Lancenet – Nos dias atuais, as organizações que buscam ser competitivas devem possuir uma estratégia para prosperarem. A estratégia diz respeito a se definir o que se pretende ser, aonde se quer chegar e como se pretende chegar lá.

Não basta, para as organizações, terem uma estratégia. É preciso que ajam, no dia a dia, de forma coerente com o que se decidiu a partir da estratégia. É melhor ter uma estratégia mediana bem executada, do que uma estratégia sofisticada mas em que não se procede as ações compatíveis.

Os clubes brasileiros possuem deficiências tanto para definirem estratégias, como para executá-las. Talvez isso explique, pelo menos em parte, a penúria financeira a que estão submetidos.

Michael Porter, notório professor de Estratégia Empresarial da Universidade de Harvard e das maiores autoridades no assunto em todos os tempos, define três tipos de estratégias possíveis para uma organização:

– Liderança em custos, onde se busca reduzir gastos operacionais, para se ter custos por unidade baixos e, com isso, ter-se preços competitivos. É uma estratégia bem adequada a vendas para grande quantidade de consumidores, e poderia ser adotada por clubes de massa brasileiros. Flamengo e Corínthians são exemplos.

– Diferenciação, onde os gastos operacionais são altos devido ao capricho em se construir diferenciais, logo os custos por unidade são altos e, com isso, os preços são elevados. É uma estratégia bem adequada a vendas menores para uma elite qualificada financeiramente, e poderia ser adotada por clubes brasileiros com torcidas de alto poder aquisitivo, caso de Fluminense e São Paulo.

– Enfoque, que é a estratégia voltada para segmentos específicos, nichos de mercado. Uma possibilidade é enfocar grupos de consumidores com características sociais próprias. É uma estratégia bem adequada a clubes brasileiros com fortes torcidas em colônias, como o Vasco da Gama e a colônia portuguesa e o Palmeiras e a colônia italiana. Outra possibilidade é enfocar grupos de consumidores por mercados geográficos. É uma estratégia bem adequada a clubes brasileiros com torcidas relevantes em determinadas áreas geográficas, caso do Botafogo (zona Sul carioca) e Santos (Baixada Santista).

Mas, a pergunta que não quer calar é: até que ponto os clubes brasileiros praticam estas estratégias? Ou, até que ponto praticam estratégias diferentes destas? Ou, até que ponto praticam uma estratégia qualquer?

A impressão que se tem é que os clubes brasileiros simplesmente não têm estratégia. E, consequentemente, os maus resultados técnicos e financeiros são uma decorrência disso.

No desenho “Alice no País das Maravilhas”, o gato pergunta a Alice onde quer ir. Com a resposta de Alice, dizendo que não sabe, o gato retruca, então, que qualquer caminho serve. Com efeito, para os clubes brasileiros, qualquer caminho parece servir. Geralmente, o caminho, que pode ser qualquer um, leva, invariavelmente, a lugar algum.

* Luis Filipe Chateaubriand é Consultor de Conteúdo do Bom Senso Futebol Clube e Professor de Estratégia Empresarial

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
2 Comentários
  • Fernando disse:
    10/02/2015 às 00:42

    Quando se diz que uma empresa tem perfil popular está se dizendo que seu público consumidor tem baixo padrão financeiro. Quando se diz que o Flamengo é popular está se dizendo que é o líder em torcida em todas as classes sociais, o que é bem diferente. O texto peca ao concluir que o Flamengo possui uma torcida de baixo padrão financeiro, logo a estratégia sugerida está errada. O correto é desenvolver estratégias para cada classe e aproveitar o potencial de toda a torcida e não apenas de parte dela.

    Responder
  • Marcelo disse:
    10/02/2015 às 02:29

    Em verdade, o Fla explora todos as estratégias. Explora nichos específicos (principalmente geográficos), com jogos lucrativos por BSB, Manaus etc…. Buscou redução dos custos operacionais em 2014 e focou na diferenciação (preço ingressos, ST etc)

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo cai no grupo de Manchester City e Boca Juniors em torneio de Messi

Meia do Estudiantes transforma frustração em mensagem de apoio para o jogo com o Flamengo na Libertadores

2
Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Gol do Flamengo! Carrascal faz golaço e abre placar contra o Fluminense; veja vídeo

15
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo monitora zagueiro da Seleção Brasileira, diz jornalista

36 9

Reforço do Flamengo publica carta de despedida do Paysandu; veja quando será apresentação no Ninho

20 1
Brasileirão

Renato Gaúcho pede para meia do Grêmio imitar Arrascaeta e diz que só Flamengo e mais 3 times podem ser cobrados

10

Danilo, do Flamengo, manda recado após cirurgia e provoca torcedor do Fluminense: “Chorou em dobro”

19
Libertadores

Após polêmica, Estudiantes pretende recuperar 1.500 ingressos cedidos ao Flamengo para jogo da Libertadores

10

Jogador de time turco quer Flamengo x Palmeiras na final da Libertadores e faz alerta sobre o Estudiantes

8
Comentários Recentes
  1. Beto em Leonardo Jardim defende Pedro após críticas por fase sem gols no Flamengo

    O problema, além da fase, está sendo o excesso de preciosismo, beirando a displicência.

  2. Sidnei Vasconcelos em Presidente do Fluminense detona arbitragem e clube emite nota após vitória do Flamengo: “Arbitragem foi um lixo”

    Porque não fizeram este estardalhaço todo contra o Daronco no jogo do Flamengo contra o Santos, no lance do Barreal?…

  3. Eduardo em Presidente do Fluminense detona arbitragem e clube emite nota após vitória do Flamengo: “Arbitragem foi um lixo”

    O Presidente do Flamengo observou o clube ser tão injustiçado contra o Santos e nem por isso, entrou com uma…

  4. Carlos em Jogador do Fluminense surta, ‘chora’ em entrevista e dá piti ao vivo após vitória do Flamengo

    Acho impressionante como tem gente que acha que tem bola de cristal pra prever o futuro..E se Pulgar fosse expulso…

  5. Eduardo em Rossi vê críticas como ‘injustificáveis’ e valoriza atuação contra o Fluminense: “Espero que falem bem de mim”

    Cada um se posiciona da maneira que melhor lhe convém. O Rossi, naquele jogo errou, se ele acha que estão…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo