Luxemburgo disse que temos elenco pra ficar entre os 6 primeiros no Brasileiro/15. Será? Será que é melhor que o do ano passado? Será que não dá pra pensar ainda mais alto, como os 4 primeiros, por exemplo?
Pra ter uma ideia dos elencos, e o nível de cada um, eu peguei as principais contratações que os 12 grandes fizeram (menos o Botafogo, que não jogará séria A) pra ver se eles melhoraram ou pioram e como o Fla fica em relação a eles. É óbvio que é muito cedo pra falar em Brasileirão, até porque muita água vai rolar até lá, inclusive uma nova janela pra contratações, mas dá pra fazer uma análise agora e outra depois da próxima janela.
Vamos à análise de cada um:
Atlético-MG
Principais chegadas: Pratto e Cárdenas.
Principais saídas: Tardelli e Réver.
Por serem bons jogadores, Pratto e Cárdenas chegaram a ser desejos nossos, mas a perda do Tardelli, pra mim, faz o balanço da janela ser negativo pra eles. Pode se dar bem em torneios mata-mata, principalmente pelo bom retrospecto em casa, mas penso que em pontos corridos sai atrás de nós. Terminou em 5º em 2014, mas pode ser que piore sua colocação. Possível, mas não provável que fique na frente do Fla.
Corinthians
Principais chegadas: Vágner Love, Tite, Edu Dracena, Cristian, Mendoza, Edilson, E. Sheik
Principais saídas: Lodeiro e Anderson Martins. Guerreiro (?).
A zaga perde com a chegada do Dracena, mas, de resto, tende a melhorar nos outros setores. Se não renovar com o Guerreiro no meio do ano, pode ter uma perda séria no ataque. De toda a forma, Tite me parece o melhor reforço do time, pois já mostrou que monta times muito fortes taticamente. Acho que estão com elenco superior ao nosso. Possível e provável que fique na frente do Fla. Terminou em 4º em 2014, e tende a melhorar sua colocação.
Cruzeiro
Principais chegadas: Joel, De Arrascaeta, Damião, Riascos, Willians, Paulo André, Henrique (atacante) e Mena.
Principais saídas: Éverton Ribeiro, Lucas Silva, Ricardo Goulart, Nilton, Egídio, Borges, Dagoberto e Moreno.
Parece ter acertado contratando Joel e Arrascaeta, mas os demais são medianos ou duvidosos. Perdeu todo o seu meio campo titular e muitas outras peças. Montar um novo time não é nada fácil e há uma forte tendência de queda. Terminou em 1º em 2014, mas dificilmente repetirá a dose. Me parece com um elenco similar ao Fla, talvez um pouco inferior. Possível, mas não provável que fique na frente do Fla.
Fluminense
Principais chegadas: -x-
Principais saídas: Chiquinho, Cícero, Conca, Sóbis, Bruno e Carlinhos.
A saída da Unimed muda tudo. Saíram jogadores de nome e não chegou ninguém de peso. Vai apostar tudo que tem nos moleques e no Fred comandando o ataque. Cai muito de nível. Terminou em 6º no em 2014, mas vai ter que lutar pra ficar entre os 10 primeiros esse ano. Fla tem time e elenco melhores. Pouco provável que fique na frente do Fla.
Grêmio
Principais chegadas: Douglas.
Principais saídas: Barcos, Moreno, Fernandinho, Dudu, Bressan, Pará, Zé Roberto
Afundado numa crise financeira, tá vendendo todo mundo que pode e nem esboça tentar repor. Vai apostar tudo no Felipão e na garotada, o que pode ser sinônimo de crise. Com certeza a pior queda de nível entre os grandes. Terminou em 7º em 2014, mas tem tudo pra brigar na zona da “confusão”. Fla tem time e elenco bem melhores. Pouquíssimo provável que fique na nossa frente.
Internacional
Principais chegadas: Réver, Léo, Nilton, Vitinho, Anderson.
Principais saídas: Willians
Em princípio, melhorou bem de nível. Nós sabemos bem que Willians é bom pra elenco e tal, mas não é nada essencial, então a única perda foi bem suprida e ainda trouxe outras opções. Melhorou seu elenco, mas tem que tomar cuidado com o envelhecimento do time, que tem muita gente acima de 30. Terminou em 3º em 2014 e dificilmente não brigará por Libertadores, mas tem sido mestre em desapontar quando a briga é pelo título. Possível e provável que fique na frente do Fla.
Palmeiras
Principais chegadas: Cleiton Xavier, Aranha, Rafael Marques, Dudu, Gabriel, Lucas, Zé Roberto, Amaral, Maikon Leite
Principais saídas: Henrique
À primeira vista melhorou muito, mas é um time e um elenco completamente alterado. Assim como o Cruzeiro, vai ter problema pra montar o time do zero e, por isso é uma imensa incógnita. Terminou em 16º em 2014, mas deve brigar um mais na parte de cima da tabela. Acho que o Fla é um pouco superior, por já ter uma base titular. Possível, mas não provável que fique na frente do Fla.
Santos
Principais chegadas: Chiquinho, Elano, Ricardo Oliveira, Vanderlei.
Principais saídas: Aranha, Arouca, Mena, Edu Dracena, Damião.
Outro com forte crise financeira, perdeu muita gente e está apostando em um time envelhecido. Ricardo Oliveira e Vanderlei me parecem bons nomes até, mas não o suficiente pra manter o nível. Time e elenco inferiores ao Fla. Terminou em 9º ano passado, mas tende a cair de posição. Pouco provável que fique na frente do Fla.
São Paulo
Principais chegadas: Bruno, Carlinhos, Thiago Mendes, Dória, Centurión
Principais saídas: Osvaldo, Álvaro Pereira, Kaká.
Teoricamente, acertou bem na janela, trazendo jogadores só para posições que precisava e manteve a base pro resto. Embora Kaká tenha nome, não vinha jogando o que dele se esperava, então não é uma perda assim tão grande. Entendo que melhorou o nível, tendo elenco e time melhores que o nosso, embora o jogo do Morumbi ano passado e no Amazonas esse ano não tenham mostrado diferença entre os times titulares. Terminou em 2º ano passado e é forte candidato a se manter na briga por Libertadores e título. Possível e provável que fique na frente do Fla.
Vasco
Principais chegadas: Marcinho, Bernardo e Julio dos Santos.
Principais saídas: Edmilson, Douglas, Kleber, Maxi Rodriguez.
Jogou a série B ano passado e subiu em 3º. Ainda assim, seu elenco caiu de nível. Pode ser que o Doriva faça ser um time “bem montado”, uma nova Chapecoense, mas dificilmente conseguirá não ficar na zona da “confusão”. Time e elenco muito inferiores ai Fla. Pouquíssimo provável que fique na nossa frente.
Flamengo
Principais chegadas: Jonas, Cirino, A. Maia, Thalysson, Pará e Bressan.
Principais saídas: Léo (lateral)
Nós terminamos em 10º no Brasileiro, mas acho que a posição engana um pouco. Primeiro porque o início com o Sr. Ipatinga foi ridículo. Segundo porque, quando atingimos os famosos 45 pontos, o time deu uma relaxada legal. Ainda assim, Luxemburgo terminou com aproveitamento de 57%, o que nos daria o 5º lugar. Além disso, metemos 3×0 no Cruzeiro, 2×0 no Inter, empatamos com o São Paulo no Morumbi num jogo em que fomos bem melhores e ganhamos do Corinthians, ou seja, mostramos que poderíamos ter brigado com os 4 primeiros.
Tínhamos um time razoável, não perdemos ninguém e ainda trouxemos reforços pontuais pra algumas posições carentes. Além disso, fizemos uma longa pré-temporada e o time parece que vai voar fisicamente esse ano. E ainda temos alguns jogadores voláteis o suficiente pra jogar em mais de uma posição (E. Silva, Pará, L. Antonio, M. Araujo, Cirino, Éverton, por exemplo), o que é excelente pra campeonatos longos. Por fim, teremos a janela do meio do ano, que pode trazer uma grata surpresa pra parte mais importante do campeonato.
Como eu disse antes, acho que ainda estamos um pouco atrás de Corinthians, Inter e São Paulo em termos de elenco, e estamos no mesmo nível de Atlético-MG, Cruzeiro e Palmeiras, então parece bem real a projeção feita pelo Luxa, de brigarmos entre os 6 primeiros. Acho que se o time começar bem e a torcida comprar o barulho do time, botando 50 mil no Maraca desde as primeiras rodadas, podemos até pensar em título. Viagem minha? Pode ser, mas torcer pro Fla e não ser otimista, é não torcer pro Fla!
SRN!
Róbson Coimbra
robsoncoimbrafla@gmail.com
Gostou? Não gostou? Me dê seu feedback! Comente aqui no site ou mande um email. Essa coluna é feita por um torcedor do Fla pra outros torcedores do Fla. Sua opinião pode me ajudar a melhorá-la.
Estou 100% com Edilberto.
A Diretoria já provou a que veio.
A torcida está deixando a desejar.
Cadê os 40 milhões ??? 50mil é uma VERGONHA.
https://www.flamengo.com.br/site/cadastro
Por muito pouco o FLAMENGO não pegou G4 ano passado.
Não fosse a bagunça até o MEIO do campeonato com TROCA TROCA de técnicos teriamos ficado entre os 4.
Mesmo com toda bagunça ainda ensaiamos varias vezes o G4.
Muito interessante, porem gostaria de acreditar mais neste time , com este mesmo elenco mudamos pouquíssimas peças passamos toda a copa não só no z4 mais na lanterna do BR ,e durante todo o campeonato apenas lutamos para não cair , sou ST e confesso que mais uma vez fiquei profundamente decepcionado com nossa ida ao mercado,talvez isso explique o tão baixo numero de adesões ao Nação, sei de nossas dificuldades mais um pouco de ousadia faria bem a esta diretoria.
Parabéns pela análise, sempre bom mostrar o que os outros times estão fazendo e comparar.
Agora, dizer que o time mudou pouco… Vamos então comparar com o time que, de fato, só apanhava no ano passado, com o roceiro ainda…
Primeiro, Cruzeiro 3 X 0 na gente…
P.Victor; LM, Chicão, Wallace, Samir (improvisado, depois entrou JP); Amaral, M.Araujo, LA, Gabriel, Nixon e Alecsandro.
Agora, Inter 4 X 0, Esse é mais importante ainda, pois foi a base daquele início horrível…
Felipe; LM, Chicão, Wallace, AS; Recife, Amaral, M.Araujo, Mugni; Nixon, Alecsandro.
Agora, vamos ao time-base desse ano:
PV, LM, Samir, Wallace, Pico; M.Araujo, Canteros, Arthur Maia; Nixon (Gabriel), Everton e M.Cirino.
Tem que ter muita má vontade pra não ver que o time mudou muito. Talvez falte um volante que trabalhasse melhor a bola que o MA, mas ele tá dando conta do recado.
E no banco ainda temos Eduardo, Paulinho, Nixon ou Gabriel, até o Alecsandro é uma boa vindo do banco. Cáceres e Jonas também são opções defensivas boas dependendo do adversário.
Se tinha um motivo pra limpa que foi feita pelo Caetano, foram os jogos em que o Flamengo precisou fazer as três substituições, quase todos terminaram em viradas ou empates no fim. O time que o Luxa achou no campeonato depois das vindas do Canteros, Eduardo e Pico dava conta, o problema era ter que contar com dragas como Arthur, Muralha, Recife e tantos outros de triste memória vindo do banco, quando não começando os jogos. Não tinha nunca como manter o nível assim.
Podem ver que dos 13 ou 14 que saíram (acho até que foi mais, sei lá), pelo menos uns 6 ou 7 começavam ou entravam no decorrer das partidas, e boa parte deles estava em 2013…
Agora, ainda não dá pra disputar título ou uma vaga confortável na Libertadores, mas a base é a melhor que vi desde 2007, no máximo com uns 3 ou 4 jogadores diferenciados vamos disputar tudo. De um elenco que faltava tudo e sobrava jogador ruim, é muito pouca coisa pra chegar onde sonhamos.
Mudamos muito com relação ao Ney Franco, mas não tem tanta mudança com relação ao time do Luxa do final do ano. Eu disse que temos uma base, diferente de outros times. Repetimos pelo menos o goleiro, a dupla de zaga, Cáceres (talvez), Canteros, Éverton e talvez o Gabriel, sem falar nos reservas que já estão acostumados a entrar, como Alecsandro, Nixon, E. Silva, L. Antonio, L Moura e outros…
Opa, boa resposta, Robson, mas na verdade eu estava replicando aqueles que falavam que o Flamengo não mudou nada desde o ano passado, mesmo o time do Ney. Os que restaram são os que produziram coisas boas no ano passado, não fazia sentido um time formado pelo Luxa com aproveitamento de Libertadores ser dissolvido completamente. O que precisamos era de um elenco mais encorpado pra ter uma boa base, o que já temos, e numa segunda fase, aí sim pegar jogadores que venham pra fazer a diferença. Porquê a história é farta em times que tinham estrelas… Mas com um bando de perebas ao redor, não conseguem fazer o seu melhor.
A primeira fase já está quase OK. Agora podemos nos concentrar em apenas jogadores de nível, esse elenco permite isso.
Esse time do flamengo, não passa da Oitava força. Cirino ?Ok !Artur M? Duvida .Pará?médio .Tallyson?duvida .Jonas?duvida .bresan?duvida .
Tem de pensar mais em grupo fechado Marcelo… Luxa, e também Jayme conseguiram tirar muito de uma equipe pior do que temos hoje..
Esse time do flamengo precisa de no mínimo ,5 jogadores pra ser Titular ,e pensar em ganhar coisas grandes !
Concordo, dois laterais, um meia um camisa 10 e mais um atacante de área
pro carioca esse time tá bom
Cirino é o melhor das contratações,mais também não é craque .O resto são suposições,porque o. Carioca não é parâmetro .
Muito bom esse lixa
Acho precoce falar de posições que o fla vai terminar o brasileiro ou sobre titulo, mais concordo em gênero, número e grau com o mestre luxa quando estar no fla e não ser otimista tamanho é este clube a sua grandeza é melhor não está, estamos juntos e torço pra quê luxa faça um grande trabalho no fla este ano e quê os jogadores absorvão bem o que Luxa orienta a seus comandados!
O flamengo deveria olhar com mais atenção o mercado da América Latina
Angel Mena(Meia,26 anos) emelec
Giovanni Moreno(meia,28 anos)sem time
Vilches(atacante,23 anos)huachipato-chile
Luciano Civelli(Meia esquerda e LE,27 anos)Banfield-ARG
Gelmin Rivas(Centroavante,25 anos)Dep. Tachira-VEN
Orozco(meia,23 anos)Dep. Tachira-VEN
Miller Bolanos(meia,23 anos) Emelec-EQU
Mas(26 anos e le) San Lorenzo
Novick(meia,26 anos)Penarol
Gustavo Bou(ATA,23 anos)Racing-ARG
Voboril(le,24 anos) RAcing-ARG
Nazareno(27anos,LE) Barcelona-EQU
Luis Montes(meia,28 anos)Leon(rs)
Marco FAbian(26 anos,MEI)CRuz Azul
Nosso menção para o Brasileiro terá boas surpresas em termos de contratações de peso,sendo assim,vamos brigar por titulo,pode escrever e depois cobrar.
E o que disse Wanderley!se a torcida comprar o barulho,podemos ir longe!