Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Maracanã exalta drenagem

Milton Medeiros
Milton Medeiros
Publicação: 24/03/2015
Nenhum comentário
Atualização: 24/03/2015
Compartilhar

Lancenet – A água estava lá, em grande quantidade. O jogo parou, os times foram para o vestiário e a interrogação surgiu. Mas foi questão de tempo para que o gramado do Maracanã tivesse boas condições de jogo, e o clássico entre Flamengo e Vasco pudesse continuar. A razão para isso, segundo explicou a concessionária, está nas entranhas do palco da final da Copa-2014.

– O sistema é todo automatizado. A água que infiltra no gramado é escoada por tubulações, vai para uma galeria e, lá, ela é bombeada para fora. São quatro bombas automáticas, com vazão de até 250 m³/h. Choveu muito. Os dados da Prefeitura mostram que choveu 88 mm³ por hora. O recorde da Tijuca foi 99 mm³. Estivemos com 90% do recorde. Realmente foi muita água, em um curto espaço de tempo. A bomba funcionou – explicou ao LANCE! Fernando Cunha, gerente de manutenção do Maracanã.

bomba-maracaAs quatro bombas de drenagem do gramado ficam no setor Norte, já que, pela inclinação das ruas do entorno, é para aquela direção que a água vai (Praça da Bandeira). Mas se tivessem mais bombas o escoamento seria mais rápido? O diretor de engenharia do Maracanã, Celso Stanzani, explica que não.

– Foi a chuva mais intensa que tivemos aqui. O que aconteceu, diante dessa intensidade toda, foi o tempo que levou para passar pelo gramado. Porque há camadas de grama, raiz, material orgânico, areia, brita… Esse tempo faz parte do sistema de drenagem. E ele estava embaixo, esperando para bombear a água. Pode ser que no gramado sintético seja mais rápido, mas não há método diferente do que há aqui – disse ele, acrescentando que água do Rio Joana não impediu escoamento do estádio.

ÁGUA NOS CORREDORES

Ao mesmo tempo em que a verificação de todo sistema do interior do estádio foi necessária, começou a entrar água pelo estacionamento, cujo acesso é o portão 9 (na Rua Eurico Rabelo). Corredores e até o auditório ficaram molhados (a limpeza ocorreu ontem). Saia justa que o Maracanã confia (e aguarda) na Prefeitura para resolver.

– É horrível, mas esse é um problema de macrodenagem da região. Temos visto algumas ações da Prefeitura. Acredito que vá resolver. Na Praça da Bandeira, por exemplo, não teve nada. Qualquer ação que o estádio vá tomar será barreira de contenção para deixar o problema no lado de fora. Acreditamos que cada um tem que fazer seu papel e isso será resolvido – completou Celso, ressaltando que não influenciou na decisão da arbitragem de retomar o jogo.

É possível que a drenagem atue com metade da capacidade?

Tínhamos um sistema de economia de energia, adequando o estádio para o Carioca. Nos jogos que passaram, houve diminuição de luz, alinhada com os times participantes. Com bomba, sistema de segurança, nunca vamos fazer isso. No clássico estava tudo 100%.

Qual foi o procedimento diante do temporal no clássico?

O sistema, apesar de ser automático, quando tem uma crise dessa, vamos verificar todos os pontos para ver se tem problema. Este é um processo natural. Vimos que o sistema estava funcionando adequadamente.

Para onde foi a água toda?

Nós guardamos no reservatório de reuso da água para o gramado. Ele é isolado. Como colocam-se nutrientes e produtos, isso potencializa o tratamento. Água que cai no gramado, volta para o gramado.

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

AO VIVO: assista ao jogo do Flamengo x Cruzeiro, pelo Brasileirão

O golaço de Josmar que colocou o Flamengo na liderança do Carioca sub-20

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Flamengo x Cruzeiro, pela Libertadores

8 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo avança em conversas para renovar contrato de Erick Pulgar até o fim de 2028

58 1

Com 3 ofertas do exterior, Cebolinha negocia saída imediata do Flamengo

143 4
Brasileirão

SAIU! Flamengo e Cruzeiro divulgam escalação para jogo do Brasileirão hoje

5

Pedro pode se isolar na artilharia do Brasileirão

2 1
Libertadores

Flamengo emplaca 3 jogadores na seleção da rodada da Libertadores

13 3

Ayrton Lucas celebra má fase superada após classificação do Flamengo na Libertadores

37 5
Comentários Recentes
  1. Chagas Pereira em Ufa! John Textor afirma que jamais compraria o Flamengo: “Me tiraram do sério”

    Graças a Deus porque de caloteiro nós não gostamos.

  2. Laércio em Ufa! John Textor afirma que jamais compraria o Flamengo: “Me tiraram do sério”

    Lembrei do Leonardo Jardim, Paulo Souza e Matías viña

  3. PS em Cruzeiro misto e Flamengo com força máxima: veja prováveis escalações de jogo do Brasileirão hoje

    Cara! O que esse JBoto faz nesse clube, nem jogador ele consegue trazer. Quero ver se alguém sairá desse elenco,…

  4. Cecéu Carvalho em Flamengo divulga lista de relacionados para jogo contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão

    O Delacruz ainda joga no Flamengo?

  5. Fernando Walker em Simon Ledo sobre Palmeiras x Vasco, no Brasileirão: “A promiscuidade está escancarada”

    O Vasco tem que pensar em si mesmo e não em prejudicar o Flamengo. Se perder, ajuda o Palmeiras mas…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo