Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Mensagem de Alexandre Póvoa para a torcida do Flamengo.

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 31/12/2014
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar
O ano de 2014 foi inesquecível para o basquete rubro-negro. Um ano que começou com o título da Liga das Américas, passou pela segunda conquista seguida no NBB (a terceira no total), culminou com o título mundial conquistado diante do Maccabi Tel Aviv, a histórica participação na pré-temporada da NBA e ainda teve espaço para o décimo título seguido no campeonato estadual, igualando o recorde de uma das maiores equipes da história do clube.
Mas toda estrada de sucesso é pavimentada com alguns percalços. O vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa, enviou uma carta a todos os torcedores agradecendo pelo apoio e aproveitou para esclarecer algumas questões polêmicas, como o atraso nos salários, as dificuldades encontradas com ginásios neste início de temporada, a dificuldade para aprovação do projeto da Arena Multiuso a ser construída na Gávea e também o desempenho oscilante do time nas primeiras rodadas do NBB.
Mensagem do vice-presidente de esportes olímpicos Alexandre Póvoa
Caros amigos dos blogs rubro-negros,
2014 foi um ano de ouro para o basquete rubro-negro. Ganhamos simplesmente tudo na categoria adulta, do Deca Estadual ao Campeonato Mundial, passando pelo bi da NBB e a Liga das Américas. Além disso, fomos a primeira equipe latino-americana a ser convidada a participar de três partidas contra equipes da NBA em uma pré-temporada, sonho de qualquer amante do esporte. Em nome do Flamengo, gostaria de agradecer aos blogs por toda a cobertura e força ao esporte olímpico e, em especial, ao “Orgulho da Nação”. Saibam que vocês foram fundamentais nesse processo, tanto na divulgação como nas críticas que fazem com que melhoremos o nosso trabalho em prol do nosso clube. Em 2015, vamos ter muito mais, não somente no basquete, mas em outros esportes também, podem aguardar coisa boa!
No entanto, nos últimos três meses, desde que voltamos dos EUA, alguns problemas têm nos atingido, com repercussão negativa em mídia e entre a torcida. Sinto-me na obrigação de esclarecer alguns pontos. Primeiro, cabe ressaltar que consideramos normal e até positivo o “aumento dos holofotes”, já que somos campeões de mundo. Não é todo dia que se ganha do campeão europeu de basquete, que tem um orçamento pelo menos quatro vezes maior que o nosso. Em segundo, por termos vencido tudo nos últimos dois anos, o Flamengo tornou-se “o time a ser batido no basquete” por todos, pelo menos na América Latina. É normal que a sequência de títulos e vitórias incomode aos outros, faz parte da vida de vencedores.
Veio, então, a sequência de contratempos nos últimos tempos – a interdição do Tijuca T.C. (com a realização de um jogo com portões fechados e o cancelamento de outro); o descaso das autoridades na ajuda ao processo de construção de nossa arena; o atraso, por conta de burocracia, do depósito de importante verba de lei de incentivo e o consequente atraso de dois meses de salários; o episódio lamentável do jogo que perdemos em Uberlândia, onde fomos punidos com nove faltas técnicas, sendo oito impostas pelo mesmo árbitro; e, para encerrar o ano, a derrota em Macaé, na partida em que o adversário conseguiu a proeza de converter 5 pontos nos últimos 4 segundos e nos vencer. Enfim, depois das bonança, veio a tempestade e ela veio pesada. Mas valeu muito a pena para abrir os nossos olhos e ver que a vida continua, dura como sempre foi.
Os grandes vencedores são aqueles que conseguem superar cada obstáculo novo que aparece. Não precisa ser um analista de basquete para perceber que nossa equipe, depois de disputar os cinco jogos mais importantes da história do basquete do Flamengo (duas finais do Mundial e os três jogos da NBA), caiu muito de produção. Isso já seria natural, mesmo se não tivéssemos atravessado tantos problemas nos últimos três meses. Olhando a história do Flamengo, lembro que, em 1981, quando ganhamos a Libertadores e o Mundial de futebol em Tóquio, não conquistamos o Brasileiro naquele ano e só vencemos o Carioca no sufoco, após termos sido derrotados pelo Vasco nos dois primeiros, no terceiro jogo (o do famoso “ladrilheiro”) do Carioca. Nos dois anos seguintes, ganhamos dois Brasileiros, mas perdemos os dois Cariocas e as duas Libertadores. Não é fácil manter a motivação e a equipe no mesmo nível o tempo todo
Além disso, no caso do basquete rubro-negro, há um fator objetivo inquestionável: Enquanto todas as outras equipes se preparavam fisicamente para a temporada inteira, nós estávamos jogando contra o campeão europeu e times da NBA. Além disso, tivemos 4 jogadores titulares chegando do Mundial de Seleções (dois do Brasil e dois da Argentina) e emendando os jogos. Portanto, fomos obrigados a fazer nossa pré-temporada física já com a NBB em andamento, o que naturalmente atrapalha o rendimento dos jogadores. As pernas e os braços não funcionam tão bem com o trabalho pesado, quem já foi atleta conhece esse fato.
Mas é claro que a imprensa e parte da torcida não querem nem saber disso e ouvimos todo o tipo de críticas nos últimos três meses acerca do rendimento da equipe e dos problemas. Por isso, cabe esclarecer alguns desses pontos.
O primeiro fato se refere à contratação pontual do pivô Derek Caracter para aqueles cinco jogos citados. Teve gente falando bobagem, que contratamos por vídeo, que não deveríamos ter feio esse tipo de coisa, etc… Quanto a isso, somente um dado resume nossa resposta – sem ele, pela sua atuação no primeiro jogo da final do Mundial, não teríamos sido campeões mundiais. Não jogamos bem naquele dia e ele se destacou muito, nos levando “vivos” para a segunda partida. Só por aquele jogo, a contratação se pagou mil vezes.
O segundo se refere ao comentário maldoso que escutamos muito, de que “o Flamengo não treinou nos EUA, apenas passeou, sobretudo em Orlando”. Perdemos dois jogos de 15-20 pontos para equipes que hoje estão ou dentro ou próximos da zona de classificação dos playoffs (Phoenix e Orlando) e fomos derrotados por 40 pontos pelo Memphis, que atualmente ostenta simplesmente a terceira melhor campanha de toda a NBA e é um dos favoritos ao título. Larga diferença que, aliás, foi a mesma da final do último mundial de seleções, quando a equipe norte-americana ganhou da Sérvia por 40 pontos também. Treinamos duro durante duas semanas e a equipe estava muito bem preparada.
O terceiro se refere à interdição do Tijuca. Primeiro, gostaria de “lembrar” que o ginásio que foi interditado foi o do nosso co-irmão Tijuca T.C. (que era o responsável pelos laudos e o tempo todo dizia que estava tudo ok, tanto para nós como para a Unilever) e não o Ginásio do Flamengo. Segundo, o Flamengo foi diligente em todo o processo, mas não podia esperar a inexplicável decisão de um juiz de não permitir jogos nem com portões fechados. Aliás, o Ministério Público chegou a sugerir, apesar de todos os laudos liberatórios entregues, que o ginásio só fosse liberado para jogos de vôlei, o que nos causa profunda estranheza. O Flamengo será julgado na Comissão Disciplinar da NBB por esses episódios e o torcedor pode ter a certeza que a resposta do clube em relação à qualquer punição será muito dura e pública. Se alguém quiser ganhar do Flamengo, que seja dentro da quadra.
Adicionalmente, tudo isso somente ocorreu porque não tínhamos outro local para jogar no Rio de Janeiro. Ficaríamos muito felizes que a nossa imprensa, tão ágil em criticar quando há um problema relativo ao Flamengo (a Unilever estava na mesma situação e não recebeu nem a metade de pressão e críticas), tivesse a mesma postura ativa de cobrança às autoridades municipais e federais para a liberação da construção da Arena do Flamengo, com 100% de recursos privados, a um ano e meio das Olimpíadas do Rio de Janeiro. De repente, é mais fácil (e dá mais “audiência”) bater no Flamengo. A gente vê isso em vários casos, como na questão dos preços dos ingressos no futebol, onde o Flamengo é sempre citado como “carrasco contra os pobres”, enquanto pelo menos cinco clubes do Brasil cobram mais caro pelos seus jogos e nunca são sequer citados.
Em quarto, reconhecemos houve realmente o episódio do atraso de salários do basquete, por conta do retardo da empresa patrocinadora em depositar (era previsto para agosto e só ocorreu em dezembro) os recursos relativos à Lei de Incentivo Estadual (ICMS). Inicialmente, que fique claro que o Flamengo assume o compromisso com os jogadores, que não têm nada haver com os problemas do clube e seus patrocinadores. Em outras palavras, é evidente que estamos errados em atrasar salários. Porém, a dura realidade é que hoje os patrocínios diretos correspondem a apenas 45% do nosso orçamento do esporte (mesmo falando de um time campeão do mundo!), ficando os outros 55% para a lei de incentivo (que somente pode cobrir certos tipos de despesas, que excluem premiações). A burocracia para receber esses recursos é muito grande e ficamos nas mãos do Estado e das empresas. Vamos avaliar o que fazer em 2015 para que o problema não se repita e não descartamos nenhuma possibilidade, dentro do novo conceito de responsabilidade do nosso clube. O que não podemos é passar por essa situação de novo.
A torcida do Flamengo tem demonstrado uma admirável maturidade com o momento de reestruturação que o clube está passando, sobretudo com o futebol. O basquete já está em outro estágio, mas não é invencível. Um dia, “por incrível que pareça”, vamos perder um campeonato, o que faz parte do esporte. Mas o mais importante é estarmos sempre buscando o melhor para o Flamengo, lutarmos para estarmos no topo. Ninguém deixa de pagar de salários “porque quer”. Ninguém erra um arremesso livre “porque quer”. Ninguém substitui errado “porque quer”. A diretoria erra, mas os jogadores e a comissão técnica também erram. Ganhamos e perdemos juntos. Acho que está mais do que na hora da imprensa e torcida entenderem que qualquer projeto campeão se consagra com um bom trabalho dentro e fora da quadra.
Que fique claro, porém, que sempre vamos colocar o clube acima de tudo. O Flamengo foi campeão do mundo por causa desse grupo de jogadores. Mas esse grupo de jogadores foi campeão do mundo também por conta da camisa, da estrutura e da torcida do Flamengo, é bom que todos lembrem. Absolutamente ninguém, dirigente, jogador ou comissão técnica é maior que o Flamengo.
Portanto, a torcida e a imprensa devem entender que a formação e a administração de um grupo campeão do mundo, em qualquer esporte, não são tarefas simples. Temos que tomar cuidado, por um lado, com a “anestesia” pelas conquistas que tivemos. Porém, não devemos ficar “mal-acostumados”, achando que vamos ganhar sempre ou que qualquer derrota pontual é sinônimo de “tragédia ou de necessidade de mudanças drásticas”. Podem estar certos que estamos todos, diretoria, atletas e comissão técnica nos cobrando permanentemente e ninguém está feliz com esse começo de temporada na NBB. Acomodação, jamais! Soberba, jamais! Ganhamos muita coisa, mas que já faz parte da história. Sabemos que nós todos, sem exceção, podemos produzir muito mais e isso vai ocorrer ao longo desse primeiro semestre até junho, com certeza. Confiamos plenamente no nosso grupo, que tem enorme crédito. Nossa equipe é essa que vem jogando e só será alterada caso haja alguma contusão. Aliás, nosso maior desafio é voltar a formar jogadores dentro de casa e adicionar atletas jovens à equipe adulta. Esse é o nosso principal ponto de evolução necessário e que tornará sustentável o trabalho do basquete no Flamengo.
Perder ou ganhar mais títulos, em um ano em que o Flamengo é “o time a ser batido” por todos, depende de uma série de circunstâncias, mas de uma exigência todos nós não vamos abrir mão: Que o basquete do Flamengo continue sendo o “Orgulho da Nação”, independente de vitórias ou derrotas.
Feliz 2015 para todos nós! Se não for pedir demais para Papai Noel, que o 2014 do basquete, que deixará muitas saudades, se repita! E para os blogueiros e a torcida do Flamengo, nosso muito obrigado, estamos à disposição, sempre. Lembrando que temos mais sete esportes olímpicos para colocarmos no mais alto padrão que o Flamengo merece. Já no ano que entra teremos muitas novidades. Juntos, conseguiremos!
Saudações rubro-negras,
Alexandre Póvoa

Fonte: Magia Rubro-Negra
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jogador acusado de racismo contra Vini Jr deve enfrentar o Flamengo neste sábado

1 1

A disputa de 2 times da Europa pela contratação de João Gomes, ex-Flamengo

10
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Lorran e Wallace Yan marcaram os gols do Flamengo em jogo contra o Lausanne

5 5
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Contratações do Flamengo: Boto revela negociação com 3 jogadores

30 13

Bap trata algumas SAF’s como “safadeza”, confirma interesse em Danilo, mas vê outras prioridades

24 7
Brasileirão

Flamengo adquire carga de ingressos para jogo contra a Chapecoense na Arena Condá; veja detalhes

4 2

Preços altos! Chapecoense divulga informações de ingressos para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

3 7
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. Nicolas Azevedo Gomes em Ayrton Lucas participa de treino do Flamengo e não preocupa para sequência da intertemporada

    A preocupação é o fato dele participar dos jogos, isso é preocupante para o Flamengo.

  2. PS em Contratações do Flamengo: Boto revela negociação com 3 jogadores

    Esse BOTO é fraco! Fala de 3 jogadores, não irá trazer 2....até quando isso, ele?

  3. Leandro Martins em Danilo retorna ao Rio após eliminação do Brasil na Copa do Mundo; veja planejamento dos demais convocados

    Péssima atuaçao na Copa. Nao tem mais fôlego. Boto seu filho de uma rapariga, cadê os reforços.

  4. Leandro Martins em Tabu em jogo: Flamengo enfrenta o Lausanne em busca de vitória inédita contra times da Suíça

    Boto cadê os reforços? Cadê o profissionalismo alardeado? Porque a Africa nao é considerada? Acorda seu molenga. Poe-te a trabalhar.

  5. Joãozinho Trepidação em Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Lausanne Sport durante intertemporada em Portugal

    Qual o horário do jogo?

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo