Compartilhe com os amigos

O Flamengo venceu o São Paulo na final da Copinha, nesta quinta-feira (25), no Pacaembu. O clube carioca se tornou tetracampeão da competição, sendo dois títulos nos últimos três anos. Aliás, a atual geração vem conquistando espaço entre os profissionais, com muitos garotos fazendo jornada dupla, participando das primeiras rodadas do Campeonato Carioca e viajando à capital paulista, para atuar pela Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Vinicius Junior participou apenas de uma Copa São Paulo, em 2017. Apesar de o garoto ter idade para ter disputado este ano, ele foi integrado ao profissional já na temporada passada. Inclusive, o garoto está vendido para o Real Madrid-ESP, em negócio de aproximadamente R$ 150 milhões. O Mais Querido tem 100% dos direitos econômicos do atleta.

O caso do Vinicius Jr. é exceção. As demais promessas da equipe para o futuro, não seguem o mesmo exemplo. Dos 25 inscritos no torneio sub-20 vencido pelo Fla, 14 estão no demonstrativo financeiro do terceiro trimestre de 2017, disponível no site oficial do clube, e tem suas porcentagens esclarecidas.

O volante Theo e o atacante Vitor Gabriel, dois destaques da campanha do Mengão, são os que têm a menor fatia, com apenas 50%. Pepê, outro com diversos momentos de brilho na Copinha e que participou da estreia do clube no Campeonato Carioca, é 70% do Fla, assim como o promissor zagueiro Patrick. Hugo Moura, capitão do time no torneio, tem a porcentagem um pouco maior: 80%. O volante é muito elogiado na base rubro-negra.

Já em relação aos jovens que já foram promovidos aos profissionais, como Vinicius Júnior, a situação é semelhante. Além do futuro jogador do Real Madrid, o zagueiro Thuler e o volante Jean Lucas são os únicos 100% do Flamengo. Os goleiros Thiago e Gabriel Batista são, ambos integrados ao profissional e não participaram da competição de base, respectivamente, 90% e 50% do clube carioca.

O zagueiro Léo Duarte também tem só a metade dos direitos pertencentes ao Mais Querido, assim como o meia Matheus Sávio, que está emprestado ao Estoril, de Portugal. O lateral direito Klebinho, recém-promovido, pertence somente 70%, mesma porcentagem de Lucas Paquetá. Já do volante Ronaldo e do centroavante Felipe Vizeu, o clube tem fatias menores, 60%, enquanto o também centroavante Lincoln é 80%.

Inclusive, Lincoln foi o responsável por dar a vitória ao Mengo sobre o Bangu, por 1 a 0, na última quarta-feira (24). O técnico Paulo César Carpegiani fez questão de mostrar que a base está valorizada.

– Temos que valorizar os meninos. A direção está muito consciente para buscar reforços. Não quero ninguém só por trazer ou para compor o grupo. Temos os meninos para compor o elenco -, afirmou Carpegiani.

Passada a euforia pelo título conquistado da maior e tradicional competição de base, os meninos, junto com parte do elenco principal, voltam suas atenções para o jogo desse sábado (27), contra o Vasco da Gama, às 17h (horário de Brasília). A partida é válida pela quarta rodada do Grupo B, que ainda conta com Nova Iguaçu, Cabofriense, Bangu e Volta Redonda.

Compartilhe com os amigos

Veja também