Carlos Eduardo é integrado ao grupo, e pode ser relacionado contra o Botafogo.

Compartilhe

Postado em: 11 de fev de 2013.

Passados 14 dias desde o primeiro treino no Flamengo, Carlos Eduardo poderá começar a terceira semana de trabalhos totalmente integrado ao grupo. Essa, pelo menos, é a previsão traçada antes da folga de Carnaval pelos responsáveis pela preparação do meia. E o fato faz com que haja uma possibilidade de ele ser relacionado para o clássico com o Botafogo, domingo.

Apesar de só estar a duas semanas no clube e ter chegado com excesso de peso, a evolução do meia foi significativa na visão dos profissionais do clube.

– A evolução foi muito boa. De repente, com mais uma semana de trabalho ele já possa estar 100% dentro do grupo, mas fazendo um algo a mais relacionado ao fortalecimento da musculatura – explicou Claudio Pavanelli, fisiologista do Flamengo.

Desde que foi contratado, o camisa 10 fez, especialmente, atividades voltadas para a prevenção de lesões e fortalecimento muscular. A cirurgia no joelho direito, no fim de 2010, foi determinante para os cuidados especiais.

– Quando ele chegou, fizemos uma avaliação por meio do dinamômetro isocinético que nos mostra a força e o equilíbrio entre os membros. E ele já mostrou uma condição bem melhor do que esperávamos – explicou Pavanelli.

O jogador não teve folga durante a folia no Rio de Janeiro. No sábado à tarde, Carlos Eduardo treinou no Ninho do Urubu. E ainda estavam programadas atividades sob orientação de algum profissional do Flamengo para ontem e hoje.

Nesse período, o meia conseguiu perder os cerca de dois quilos de excesso e atingiu o percentual de gordura aceitável. Os dados precisos, porém, não foram divulgados.

E a precaução quanto ao aproveitamento e os cuidados especiais não são exclusivamente em função da lesão no joelho direito. Carlos Eduardo atuou com pouca frequência nas últimas temporadas. De setembro a dezembro do ano passado, ele esteve em campo apenas cinco vezes pelo Rubin Kazan (RUS). E na temporada 2011 jogou apenas em seis oportunidades.

Histórico de lesão não preocupa

A lesão de Carlos Eduardo no tendão patelar do joelho direito no fim de 2010 não é motivo de preocupação para os médicos do Flamengo. Antes de  ser anunciado pelo clube, os profissionais rubro-negros fizeram um levantamento do histórico do jogador e os exames feitos por ele não apontaram qualquer alteração.

– Sabíamos do caso e rastreamos. Hoje ele não apresenta nada. Está completamente curado. Depois foi passado para começar as atividades físicas e a resposta tem sido muito boa – explicou o médico do Flamengo Marcelo Soares.

Pouco tempo depois da operação, o meia sentiu desconforto no local e realizou uma série de exames em janeiro de 2011 no Grêmio. Na época, uma nova cirurgia chegou ser cogitada pelos médicos do Tricolor desde que o Rubin Kazan desse um aval.

O restante do tratamento para recuperação foi realizado no departamento médico do clube gaúcho durante quase os seis primeiros meses daquele ano.

Gabriel demandará mais tempo no clube

Enquanto Carlos Eduardo está próximo de ser relacionado, Gabriel ainda demanda cuidados. Além do trabalho de fortalecimento muscular, o meia-atacante tem feito uma série de atividades específicas. Não há um prazo, por ora, para ele ser liberado.

– Ele está em uma situação diferente. O jogador não teve uma base de preparação. Não é por causa do trabalho de ganho de massa que ele não tem jogado. Isso será gradativo e acontecerá ao longo do ano. Não é o trabalho mais importante para nós neste momento – comentou o fisiologista Claudio Pavanelli.

Precisa se condicionar rapidamente agora

Depois dos exames, Carlos Eduardo, basicamente, realizou trabalho de reforço de musculação e prevenção. E também fez toda programação de pré-temporada que foi passada ao grupo. A evolução foi muito boa. A maioria dos treinos aconteceu em dois períodos, como os demais atletas fizeram em janeiro. No caso dele, que já teve uma lesão no joelho, essa rotina de trabalho de prevenção é normal. Alex Silva, por exemplo, também faz atividades específicas. Agora, ele precisa se condicionar o mais rapidamente possível para estar em condições de jogo. O excesso de peso não foi uma coisa que nos preocupou.



Fonte: Lancenet

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem sem precisar de cadastro (Anônimo)!

Notícias recentes

  • Destaque

Estudiantes perde 2 titulares para semifinal da Libertadores; adversário pode ser o Flamengo

Pendurados receberam o cartão amarelo contra o Corinthians Caso o Flamengo confirme a classificação para…

16/09/2026
  • Destaque

Estudiantes vence Corinthians e espera por Flamengo ou Del Valle na semifinal da Libertadores

Com gol no finalzinho, Estudiantes (ARG) eliminou o Corinthians na Neo Química Arena A Copa…

16/09/2026
  • Destaque

Ex-Flamengo, Alcaraz marca no fim e vira herói em jogo na Inglaterra; veja vídeo

Everton (ING) eliminou o Wolverhampton (ING) na Copa da Liga Inglesa Vendido pelo Flamengo no…

16/09/2026
  • Destaque

Atlético-MG x Santos: 2 ex-Flamengo marcam gols em jogo da Sul-Americana

Renier marcou duas vezes pelo Atlético-MG, enquanto Gabigol descontou para o Santos, na Arena MRV…

16/09/2026
  • Destaque

Flamengo e Fluminense na final da Libertadores? Maestro Junior é sincero sobre possível decisão

Ídolo eterno do Flamengo, Maestro Junior esteve em evento da Libertadores nesta quarta-feira (16) O…

16/09/2026
  • Notícias

Palmeiras leva virada da LDU, mas passa nos pênaltis para enfrentar Fluminense na semifinal

LDU empatou o duelo no final e levou a decisão para disputa de pênaltis no…

16/09/2026