Postado em: 2 de mar de 2013.
O conceito da física de força motriz pode muito bem explicar as funções exercidas por Elias e Lodeiro nos meios de campo de Flamengo e Botafogo. Apesar de ambos não liderarem estatísticas individuais nos fundamentos, os meias são responsáveis diretos pela transição até o ataque.
No caso do camisa 8 rubro-negro, o jogador foi escalado por Dorival Júnior como um terceiro homem do meio de campo com a missão também de dar dinamismo à saída de bola da equipe.
Seja coincidência ou não, Elias estreou na terceira rodada da Taça Guanabara, a partir da qual o Flamengo emplacou a melhor sequência de vitórias no torneio: seis. Ele só não participou do último triunfo pelo fato de ter sido poupado.
Apesar de não ter feito gols, o volante/meia imprimiu, especialmente, velocidade ao setor. Característica carente ao time que terminou a temporada passada.
Assim como o adversário, Lodeiro, no Botafogo, tem como trunfo a versatilidade. Mesmo atuando na linha que composta por três meias, executa o papel de marcar o time rival pelo lado direito.
Titular em sete das oito partidas disputadas pelo Alvinegro na Taça Guanabara, Lodeiro é constantemente elogiado por Oswaldo de Oliveira. Ele só ficou fora de um compromisso por ter disputado amistoso com o Uruguai contra a Espanha.
Ao contrário de Elias, porém, o meia, que está no clube desde o ano passado, acumula cinco gols em 25 partidas pelo Botafogo.
Informações mais do que suficientes para Dorival Júnior e Oswaldo de Oliveira não se atentarem apenas para Andrezinho e Hernane, eleitos pelos rivais como os motivos de preocupação no jogo de amanhã. Afinal, discretamente, Elias e Lodeiro têm movido Flamengo e Botafogo na competição.
Pausa foi importante
Ausente na vitória sobre o Olaria, no sábado passado, Elias avaliou como importante o tempo em que ele foi preservado para fazer um trabalho de fortalecimento muscular e também para atingir a melhor forma.
– Essa parada serviu para eu também dar uma descansada. Vinha treinando com muita força e estava um pouco cansado por conta da grande sequência de jogos. Isso já havia sido combinado com a comissão – explicou o jogador.
Elias chegou ao Flamengo na última semana de pré-temporada e a sete dias da estreia do time.
Adaptação muito rápida
Lodeiro foi contratado pelo Botafogo em julho do ano passado e não demorou a se adaptar. Após treinar muito bem durante um mês, o uruguaio ganhou oportunidade e logo virou titular, sendo uma das referências de Oswaldo de Oliveira desde então.
No segundo jogo pelo Glorioso, contra o Atlético-MG, pelo Brasileiro, o uruguaio ganhou uma vaga entre os titulares. No terceiro, contra o Palmeiras pela Sul-Americana, marcou o primeiro gol pelo clube. Depois disto, não saiu mais do time.
Vale lembrar que Lodeiro pouco jogou pelo Ajax em 2012, devido a uma lesão no pé esquerdo.
Fonte: Lancenet
O que vocês acharam Nação? Comentem sem precisar de cadastro (Nome/URL ou Anônimo)!