Paulo Calçade: A Torcida Organizada é realmente o problema?

Compartilhe com os amigos

Postado em: 14 de mar de 2013.

É preciso conferir a devida importância a cada personagem do futebol. Levantamento recente da Consultoria Pluri nos apresenta a situação real da vida nos estádios. Não precisamos ir muito longe para notar a falência de algumas instituições, como as federações de futebol.
Segundo a Pluri, o público médio do futebol brasileiro no ano passado foi de 4.583 torcedores. O número só não é pior porque as federações de Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins simplesmente não forneceram os dados de suas competições.
Será que o problema do futebol brasileiro é mesmo a torcida organizada? 
É muito cômodo transformar a violência em discussão nacional como se os cartolas, os maus gestores, não fizessem parte dela. Até que ponto os torcedores que aterrorizam o futebol não são filhotes do desleixo e dos espertinhos de plantão, que buscam apenas tirar proveito do esporte?
A questão da segurança é parte de um problema maior, causado pela falta de gestão e pelo excesso de interesses alheios ao bom funcionamento da máquina do futebol.
Tabela da Pluri compara os públicos nos estádios brasileiros em 2012 nas competições
Fonte: Blog Paulo Caçade

E aí Nação, o que vocês acharam? Aqui você é o comentarista!
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Vamos ser bem claros…se não tiver jogador de elite no time, um abraço, nunca terá torcida nos estádios, infelizmente são eles que atraem o torcedor, situação que no Mengão não acontecerá tão cedo, se não tiver ídolos não terá torcedor, pode fazer oque for!!!!!!!!!!!!(lógico ingresso a 10 conto é outra história, o povão desce! rsrsr)…..veja a média de público nos jogos na época de Adriano, Love e gaúcho, de lá pra cá, despencou!……..se continuar assim vamos ver no final do ano a conta do bom, bonito e barato !!!!!!!!!!

  • A violência é um dos fatores sim, mas não é o maior.

    O problema principal são as fórmulas dos campeonatos que não atraem, ou melhor, afastam o torcedor todos estádios.

    Para dar um exemplo do que eu digo, mesmo aquele timaço de Zico, Adílio, Andrade, Junior e Leandro de 81 colocava pouco mais de 3 mil torcedores num jogo contra o Madureira e 7 mil contra o Americano, e ambos no Maracanã heim!

    http://brfut.blogspot.com.br/2009/12/campeonato-carioca-1981-primeiro-turno.html

    Se nego não ia nem pra ver o Zico naquela época, pra ver o Hernane contra o Resende é que não vai mesmo!

    Naquela época, a torcida só comparecia mesmo nos clássicos. Hoje em dia, nem nos clássicos tem ido mais…

Comentários não são permitidos.