Sky de Luiz Eduardo Baptista responde acusações de Leonardo Ribeiro.

Compartilhe com os amigos

A atual lei da TV paga impede que a SKY ou qualquer outra distribuidora de TV por assinatura explore diretamente eventos esportivos brasileiros. Portanto, ela está proibida por lei de negociar a compra de qualquer tipo de direitos de transmissão desta natureza.

Desta forma, não faz sentido afirmar que há conflito de interesses uma vez que a distribuidora não pode nem produzir nem explorar conteúdos brasileiros, que são atividades exclusivas das produtoras e programadoras.

Qualquer distribuidora do mercado brasileiro, como a SKY, tem acesso à distribuição de canais ou conteúdos como jogos desde que chegue a um acordo comercial com a produtora/programadora.

Tréplica do blog do Juca:

A Sky, de fato, não pode comprar diretamente, mas faz parte (importante) da cadeia de valor, já que ela vai negociar os direitos com a Globosat.

Portanto, o fato de a Sky controlar as negociações do lado do Flamengo a coloca em vantagem em uma negociação com entre Globosat e Sky onde ela poderia, em tese, ajudar (ou não) a Globosat na aquisição dos direitos em troca de obtenção de vantagens negociais para a Sky em relação a Globosat (por exemplo com menores preços de programação e aumento da participação da Sky na receita de PPV; ou vantagens nas condições comerciais da Sky em relação à concorrência.

Além disso, a Sky pode estimular canais do mesmo grupo ou ajudar outras programadoras que lhe interessam mais na aquisição dos direitos.

O fato é que a posição ocupada pelo seu presidente na diretoria do Flamengo dá a Sky poder de barganha, acesso a informação privilegiada  e vantagens injustas em relação aos compradores de direitos; com a Globosat; e em relação aos outros concorrentes.

No fundo, a questão permanece de que a Sky é impactada diretamente pelas condições comerciais na venda dos direitos do Flamengo.

Portanto, os executivos da Sky (ou de qualquer outro participante da cadeia de valor da mídia) não deveriam ter poder decisório na venda dos direitos do Flamengo.

É, ao menos, o que o blog ouviu de especialistas de empresas diferentes da área, sem que nenhum deles tenha posto em dúvida as intenções e as atitudes do vice-presidente de marketing do Flamengo e presidente da Sky.
Fonte: Blog do Juca Kfouri

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no Facebook!
Compartilhe com os amigos

Veja também