Atacante Rafinha do Flamengo é o jogador que mais cruzou no Campeonato Carioca.

Compartilhe com os amigos

Neste domingo, a fase de classificação da Taça Rio chegou ao fim. Com ela, também termina o campeonato para 12 dos 16 clubes que iniciaram a disputa, incluindo os gigantes Flamengo e Vasco, que não conseguiram chegar às semifinais do segundo turno. E o encerramento da disputa também traz à tona os números consolidados do Estadual.
Favorito ao título e considerado pela maioria da crítica o melhor time do torneio, o Botafogo tem a liderança de boa parte dos quesitos analisados. Para o bem e para o mal. Comandado por Clarence Seedorf, o Glorioso é o líder em lançamentos, finalizações, assistências e ataque mais positivo do torneio, apesar dos 12 gols do rubro-negro Hernane, artilheiro do Carioca.
Por outro lado, estatísticas de passes errados, perdas de bola e impedimentos também têm no clube alvinegro sua principal fonte. Nos passes, por exemplo, são 573 erros, sendo 90 deles do uruguaio Nicolás Lodeiro, que deixam o time muito acima de seus rivais. Segundo pior na categoria, o Flamengo falhou em 529 passes durante o campeonato.
Aliás, o Mais Querido é a segunda equipe em lideranças. Com campanha destacada no primeiro turno e muito fraca na Taça Rio, o Flamengo comanda as estatísticas de passes, dribles e cruzamentos. Nos dois úlitmos, o destaque vai para o jovem Rafinha, com 93 cruzamentos e 36 dribles, atrás apenas do vascaíno Carlos Alberto, com 59.
As duas categorias restantes – desarmes e faltas – têm um nome: Abuda. Presente em 11 das 15 partidas do Vasco no Estadual, o volante roubou 49 bolas, mas cometeu 36 faltas, colocando o Gigante da Colina como o clube com mais infrações da competição. Já nos desarmes quem puxa a fila é o Botafogo do voluntarioso Gabriel. O Vasco é apenas o terceiro no geral.
Clube mais discreto à luz dos números, o Fluminense só lidera uma estatística. Dividindo a ponta com o Flamengo, o Tricolor recebeu 29 cartões no Carioca. E no individual, o zagueiro Digão, com quatro amarelos em apenas sete jogos quem detém a maior média de punições por jogo.
Confira os líderes em cada quesito:
Assistências
Geral: Botafogo – 24
Individual: Seedorf – 6
Cartões
Geral: Fluminense e Flamengo – 29
Individual: Digão – 4
Cruzamentos
Geral: Flamengo – 371
Individual: Rafinha – 93
Desarmes
Geral: Botafogo – 327
Individual: Abuda – 49
Dribles
Geral: Flamengo – 207
Individual: Carlos Alberto – 59
Faltas
Geral: Vasco – 297
Individual: Abuda – 36
Finalizações
Geral: Botafogo – 250
Individual: Bernardo – 59
Gols
Geral: Botafogo – 37
Individual: Hernane – 12
Impedimentos
Geral: Botafogo – 38
Individual: Hernane – 15
Lançamentos
Geral: Botafogo – 637
Individual: Dedé – 94
Passes
Geral: Flamengo – 6030
Individual: João Paulo – 676
Passes Errados
Geral: Botafogo – 573
Individual: Lodeiro – 90
Perdas de Bola
Geral: Botafogo – 672
Individual: Hernane – 125
Fonte: Ei

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no 

Compartilhe com os amigos

Veja também