O Flamengo tenta aparar as últimas arestas para anunciar, nos próximos dias, o atacante Marcelo Moreno como reforço para o Campeonato Brasileiro. Um dia após o treino no Ninho do Urubu expor a necessidade de mais peças, o clube tenta dar quantidade e qualidade para o técnico Jorginho trabalhar. Com problemas de caixa, o Flamengo chegou a um acordo com o Grêmio para trazer o jogador por empréstimo, com opção de compra a ser exercida em outubro. Moreno, em litígio com o clube gaúcho e, em especial, com o técnico Vanderlei Luxemburgo, quer sair de Porto Alegre em definitivo.
No planejamento do Flamengo, Marcelo Moreno pode ser a primeira aquisição da empresa que o clube está criando para, com dinheiro de investidores, que seriam os cotistas, comprar direitos federativos de jogadores. Isto seria feito em outubro, no prazo fixado pelo Grêmio para o Flamengo exercer a opção de compra. Por ter 25 anos, o jogador está na idade limite estabelecida para a política de compra da nova companhia, já que, na visão dos dirigentes, ainda haveria tempo para uma revenda com lucro para os investidores. Enquanto isso, o jogador ficaria no Flamengo por empréstimo até o fim do ano.
Ainda que involuntariamente, uma medida do técnico Jorginho, na segunda-feira, expôs a falta de peças do elenco. Ele deu folga para os jogadores não relacionados para enfrentar o Campinense, quarta-feira, na Paraíba. Trabalhou somente com os 21 jogadores que viajaram na noite de segunda-feira. E, na prática, este é o grupo que, de fato, está nos planos do técnico. Os demais são juniores que costumam completar o grupo, jogadores fora dos planos ou outros que raramente serão utilizados.
A lista
Segunda-feira, estavam em campo os goleiros Felipe, Paulo Victor e Luan; os laterais Léo Moura, Ramon e João Paulo; os zagueiros Renato Santos, González e Wallace; os volantes Luiz Antônio, Amaral e Elias; os meias Renato, Cléber Santana, Gabriel, Carlos Eduardo e Rodolfo; além dos atacantes Rafinha, Hernane, Nixon e Adryan. Estes viajaram ontem. Dos jogadores que “sobraram” da lista, praticamente não há opções de que Jorginho costume lançar mão. Por exemplo, Ibson e Alex Silva sequer devem voltar a treinar com o grupo e o previsto é que não viajem para a pré-temporada. Já o zagueiro Frauches e o atacante Lucas são, em tese, as últimas opções de seus setores. Restaram o goleiro César e o volante Cáceres, que se recuperam de cirurgias, além de Mattheus, que não tem sido levado em conta por estar a caminho de se transferir para o Udinese.
Assim, após as dispensas, Jorginho tem hoje apenas 26 jogadores no elenco. Ontem, com as folgas que concedeu, não pôde sequer fazer um coletivo. Fez um treino tático sem oponentes para os titulares, exercitando posicionamento e troca de passes, só que contra adversários imaginários. Em seguida, fez um trabalho técnico com dois times com dez jogadores.
Ficou claro, no entanto, que o Flamengo vai repetir nesta terça, em Campina Grande, a formação que atuou nas duas últimas vezes em que Jorginho escalou titulares: Amaral será o volante, González formará dupla de zaga com Renato Santos e Renato será mantido no meio-campo.
Fonte: O Globo
E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no