Estatísticas do crescimento de Sócio-Torcedor dos Clubes brasileiros!

Compartilhe com os amigos
Nesta última semana tivemos uma redução no crescimento, mas muito em decorrência do problema de faturamento da segunda parcela de cartões. Na segunda-feira até terça-feira, a contagem ficou congelada, Além de que, no meio da tarde de terça, depois de estar em 17900, o número caiu para 17200 (700 ST a menos), ao longo da semana sofreu outras quedas menores (100, ou 200) o que dificulta a análise de crescimento.
De qualquer forma, importa registrar o número global de ST adimplentes.

Na análise comparativa com outros clubes, enquanto continuamos mantendo um certo ritmo, nota-se a grande oscilação de outros clubes. O declínio do SPFC e o crescimento do Palmeiras.


Apesar do torcidômetro não fazer distinção, importa lembrar que cada clube decide a inclusão, ou não, dos seus sócios patrimoniais, proprietários, colaboradores, etc. no programa. O salto do Corinthians em abril de 40.000 para 50.000 deu-se pela inclusão dos sócios patrimoniais e proprietários do clube. O CRF só incluiu seus sócios torcedores (tendo aproximadamente 10.000 outros sócios também).
Outro fator a considerar é a adimplência. O torcidômetro só contabiliza os sócios que permanecem em dia com os pagamentos. Isto explica porque vários clubes diminuem o número de ST de um dia para o outro.
A partir do final do primeiro mês o CRF começou a sentir esse impacto, nem tanto pela inadimplência, mas muito por um problema no sistema, que esperamos seja resolvido em breve.

O gráfico abaixo permite avaliar melhor o sobe-desce dos principais clubes.

A média do CRF caiu muito em função da redução dos ST pelos problemas do segundo mês de cobrança.

Comparando o desempenho semana a semana, nota-se que os altos e baixos estão reduzindo e com uma oscilação menor entre os dias começa haver uma tendência semanal – salvo o problema de renovação já mencionado.


O gráfico de média semanal mostra melhor essa tendência dia-a-dia.


Amanhã embarco de férias. Em junho nos vemos…
Abs.
Autor: Douglas Vargas

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no 

Compartilhe com os amigos

Veja também