Falem bem, falem mal, mas falem de mim!

Compartilhe com os amigos


É fato que as noticias pejorativas sobre o Flamengo ultimamente estão insuportáveis, mas isso não me incomoda. O que incomoda é ver flamenguistas levarem em consideração e baterem boca por causo disso. Pra que? Você torce para o maior Time do Brasil e ainda sente a necessidade de provar isso aos outros? O máximo que eu faço é rir da situação e achar o autor da matéria sensacionalista e desprovido de inteligência.

O fato de compararem os Clubes com o Rubro-Negro vem da necessidade de tentarem demonstrar sua grandeza. Assim como é comum países que estão se reerguendo se basearem e terem como metas o “ser um EUA”, é normal Clubes brasileiros olharem para o Flamengo e tentarem um dia chegar ao seu posto.
Torcida, títulos, ídolos, patrocinadores, fanatismo… São fatores que se destacam no Flamengo desde a sua criação. E é isso que faz o Clube da Gávea ter o que tem até hoje e causar tanta preocupação dos adversários. Porém, quando time que vive a mais de 100 anos atrás do Flamengo consegue ganhar uma Libertadores e Mundial sem ser em cima de um Vasco, a tendência é quererem jogar isso pra fora, desabafarem. Sabe o que é viver a vida inteira sendo zombado por não ganhar títulos internacionais e chorar por saber que suas limitações vão até onde o Flamengo permite? Não? Então você é flamenguista, e se sabe meus pêsames.
Talvez quando alguém exterminar 40 milhões de torcedores e roubarem 6 Brasileiros, 2 Copas do Brasil, 32 estaduais (…) do Fla, um Clube possa se sentir  o Mais Querido do Brasil. A maior diferença entre o Flamengo para outros Clubes, é o fato de não precisar que outros times estejam mal para chegar ao topo. Ele é o topo e sua força por si só o mantêm lá. Exemplo? O Flamengo está há dois anos sem ganhar um título (seu último foi um Carioca em 2011) e recentemente foi dirigido por uma Presidenta que conseguiu aumentar a dívida do Clube em 60 milhões por ano. Enquanto isso, o Corinthians de 2011 pra cá ganhou um Brasileirão, uma Libertadores e um Mundial. Mas isso conseguiu fazer com que patrocinadores lhes pagassem mais do que o Flamengo, a fama que temos mundialmente, um ídolo (talvez o Sheik ou o Romarinho) e uma mandinga para desaparecer a diferença de 10 milhões de torcedores? Não.
Alguém lembra das pesquisas de quando o São Paulo, em sua melhor fase da história, conquistou Libertadores, Mundial, estaduais e um Tri-Campeonato Brasileiro afirmando que o Tricolor em 5 anos teria a maior torcida e a maior arrecadação do Brasil? E o que aconteceu? Um ano sem ganhar títulos apagou essa ideia e o Flamengo se manteve. Porém, é a vez do Corinthians sonhar. Se iludir faz parte para quem quer ser um Flamengo. Distorcer valores e informações a respeito de patrocinadores, tentando somar dois para comparar com um do Flamengo demonstra o desespero e o sonho em comandar o Brasil. Ver um ex-Presidente acusado de lavagem de dinheiro ligado a CBF para conseguir um Estádio e beneficiar o Corinthians devem ser motivos de vergonha e não de orgulho para querer se comparar ao Flamengo.
Aos “antis”, venho lembrar que a Presidência do nosso Flamengo está em outras mãos. Ter contratado uma auditoria especializada para analisar as dívidas foi um fato inédito entre os Clubes nacionais. Expor dívidas não melhora a imagem de ninguém. Porém, Eduardo Bandeira e companhia sabem o potencial que tem em mãos para pagar isso. Desafio outros Clubes a fazerem isso. Sei que não farão, será um vexame, pois sabem que não tem forças o suficiente para paga-lo.
Quando se trata de Flamengo as informações devem ser maravilhosas ou as piores possíveis. Não estamos acostumados com o comodismo e isso não da audiência. Deixa remarem, deixa fazerem falcatruas, isso vem à tona principalmente quando a fase não é boa. Essas coisas são passageiras e ninguém tem uma década de 80 pro resto da vida. O problema é quando essa fase passa e a realidade volta ao normal: O Flamengo pensando em si, enquanto os outros pensam no Flamengo.
“Maior que Tudo e Todos.”

Autor: Eduardo El Khouri
@ElKhouri

(1:20s – Falem bem, falem mal, mas falem de mim! – Charlie Brown)

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no 

Compartilhe com os amigos

Veja também