Craque o Flamengo faz em casa?

Compartilhe com os amigos
Quem não lembra o time formado por Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Adílio, Andrade e Zico; Tita, Nunes e Lico? Deste time, 7 jogadores foram formados nas categorias de base do Flamengo e foi daí que surgiu o slogan “Craque o Flamengo faz em casa”.
Passados vários anos, o antigo slogan agora se tornou uma pergunta na cabeça de todos os torcedores rubro-negros. Será mesmo que o Fla ainda continua produzindo grandes craques na base? Na atual geração temos vários garotos que se destacaram na base, levando o Flamengo a conquistar títulos importantes nas categorias inferiores. Exemplos como Adryan, Mattheus, Thomás, Douglas Baggio e Rafinha são a nova esperança para dias melhores na Gávea.
Mas que tal darmos uma olhada há poucos anos atrás. Alguém se lembra de Lulinha, o artilheiro da base corintiana? Ou Lenny, a grande revelação do Fluminense? Ou até mesmo Tiago Luís, atacante do Santos pretendido pelo Real Madrid? A resposta é não.
Mas alguns vão dizer: O Flamengo é diferente de todos esses. Será?
Quem não se lembra de Fabiano Oliveira (que preteriu Luís Suarez), Diego Maurício, Rodrigo Arroz ou Erick Flores? Todos eles eram tidos como grandes promessas, mas não vingaram e alguns deles foram até execrados pela torcida.
Futebol ninguém desaprende a jogar. É claro que qualidade todos eles possuem (alguns com mais que o outro), mas será que eles possuem o que é necessário para ser profissional? Muitos não possuem e por isso ficam no caminho. Claro que há exemplos de bons jogadores vindos da base, como por exemplo, Renato Augusto, Júlio César e até mesmo o imperador Adriano, mas temos que ter a consciência de que nem tudo o que vem da base do Flamengo são as “mil maravilhas”.
Mas então o Flamengo deve ou não, apostar na base?
Sim, o Flamengo deve apostar na garotada, mas quando os garotos são colocados como salvação da Pátria, aí é que começa a dar errado. Muitos não sabem, mas Andrade foi emprestado por um período e até mesmo o Zico voltou à base depois de um período no profissional. Por isso, é preciso paciência, treino e sabedoria de quem comanda o clube, para que um dia possamos novamente declarar com todas as letras: CRAQUE O FLAMENGO FAZ EM CASA!
E aí Nação?
Fred Henauth

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no  

Compartilhe com os amigos

Veja também