Ficha técnica e escalações de Flamengo e Criciúma.

Compartilhe com os amigos
Pressão, incerteza e uma obrigação: vencer. O panorama não é dos mais agradáveis, mas é assim que o Flamengo pisa no campo do Heriberto Hülse neste sábado, às 16h20m (de Brasília), para encarar o Criciúma, pela quinta rodada do Brasileirão. Ainda sem vencer na competição, o Rubro-Negro será comandado pelo interino Jaime de Almeida após a demissão de Jorginho. Mano Menezes é o alvo da diretoria, que tenta convencê-lo de que assumir o clube é uma boa ideia. Como não tem nada com os problemas na Gávea, o Tigre tenta manter os 100% de aproveitamento em casa (duas vitórias em dois jogos).
Com dois empates e duas derrotas, o Flamengo é apenas o penúltimo colocado na tabela de classificação. A urgência por um triunfo se faz ainda maior para não ficar 28 dias em crise e na zona de rebaixamento, já que a rodada é a última antes da paralisação do Brasileirão para a Copa das Confederações. Sem Renato, suspenso pela expulsão na derrota para o Náutico, e a dupla de gringos Marcelo Moreno e Marcos González, com as seleções chilena e boliviana, respectivamente, Jaime de Almeida fez mistério e não revelou o time titular. Gabriel, barrado contra o Timbu, deve ser a novidade.
A fragilidade do adversário em virtude do momento e da queda de treinador é considerada ponto secundário a ser explorado pelo Criciúma. O time catarinense prefere contar com o fator casa, onde está invicto há mais de 70 dias. Nos dois jogos em seus domínios no campeonato, dupla vitória – ambas por 3 a 1, sobre Bahia e Santos. Neste sábado, o estádio Heriberto Hülse deve estar lotado, e com maioria tricolor. A fórmula é a mesma desde quando o técnico Vadão assumiu e deu cara ao time: torcida atuante e Criciúma ofensivo. Mesmo com desfalques, a formação segue no 4-3-3. O centroavante Marcel está fora por lesão e o atacante Fabinho pode não atuar com dores na região lombar.
A TV Globo transmite a partida ao vivo para RJ, MG, ES, SC (menos Criciúma), BA, CE, RN, AL, PB, MA, SE, PI e Regiões Norte e Centro-Oeste. O PremiereFC 4 também exibe o jogo, que será acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real e com vídeos exclusivos.

Criciúma: o esquema está mantido, com tridente ofensivo, bem como o mesmo meio-campo e defesa da última partida. Porém, o técnico Vadão precisa alterar o ataque. Lesionado, Marcel cede a camisa 9 para Giancarlo. Atacante pelo lado esquerdo, Fabinho é dúvida. Na vitória diante do Santos, ele chocou as costas contra a trave e pode não ter condições de atuar. Neste caso, o meia Ivo deve cumprir a função. Se assim for, pisam o gramado Bruno; Pacheco, Matheus Ferraz, Ewerton Páscoa e Marlon; Serginho, Elton e João Vitor; Lins, Giancarlo e Ivo.
Flamengo: com a demissão do técnico Jorginho, o interino Jaime de Almeida assumiu, mas não teve muito tempo para trabalhar a equipe. Sem Renato Abreu, suspenso, Gabriel deve herdar uma vaga no meio, assim como o volante Val, que pode ganhar uma oportunidade no lugar do atacante Paulinho. Caso isso aconteça, o esquema 4-2-3-1 será substituído pelo tradicional 4-4-2. A provável formação rubro-negra tem: Felipe, Léo Moura, Wallace, Renato Santos e João Paulo; Luiz Antonio, Val (Paulinho), Elias e Gabriel (Carlos Eduardo ou Adryan); Rafinha e Hernane.

Criciúma: o atacante Marcel tem um edema na coxa direita. O zagueiro Fábio Ferreira tem uma fibrose na panturrilha direita (mesma em que sofreu um estiramento recente). O volante Amaral, com torção no joelho direito, ainda está em trabalho de transição. O atacante Douglas segue em recuperação de cirurgia em joelho operado para reconstrução de ligamentos.
Flamengo: o zagueiro chileno Marco González e o atacante boliviano Marcelo Moreno estão com as seleções de seus países. O lateral-esquerdo Ramon está vetado por causa de uma pancada no tornozelo direito. Expulso na última partida, Renato Abreu é outro desfalque.

Criciúma: nenhum.
Flamengo: Luiz Antonio.

Jailson Macedo Freitas (BA) apita o jogo, auxiliado por Ivan Carlos Bohn (PR) e Adson Marcio Lopes Leal (BA). O árbitro paticipou de duas partidas neste Brasileiro: Botafogo 2 x 1 Santos e Cruzeiro 1 x 0 Corinthians. Até aqui, ele tem média de apenas 1,5 cartão amarelo, 0,5 cartão vermelho e 26,5 faltas assinaladas por confronto. O campeonato tem média de 3,90 amarelos, 0,2 vermelho, 32,9 faltas e 0,2 pênalti por partida.

Criciúma: está dosando as energias para garantir os pontos em casa, onde venceu Bahia e Santos por 3 a 1, cometendo 25 faltas em cada jogo. Como visitante, perdeu para Internacional e Fluminense por 2 a 0 e 3 a 0, fez apenas cinco faltas contra o Inter e 20 contra o Fluminense. Foram 26 finalizações, seis gols em casa, 17 conclusões e nenhum gol fora.
Flamengo: é quase o oposto. Não fez gol em casa, onde perdeu para Ponte Preta (2 a 0) e Náutico (1 a 0), conseguindo 35 finalizações. Como visitante, empatou com o Santos em 0 a 0 (em Brasília) e Atlético-PR em 2 a 2, com 34 finalizações. Será que com a demissão do técnico Jorginho a pontaria vai melhorar? Jogue onde for, a média é de 11 finalizações no gol. Em casa, o Flamengo cometeu 18 faltas (7 e 11) e fora, 32 (19 e 13).

Criciúma e Flamengo fizeram um jogo emocionante com sete gols em 2003. A partida valia pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro e o Tigre logo abriu uma grande vantagem 4 a 0 na primeira etapa. No intervalo, o então técnico rubro-negro, Marcos Paquetá, colocou o jovem atacante Andrezinho no lugar do zagueiro Carlos Renan. Os cariocas melhoraram, foram para cima e conseguiram marcar três vezes. Mas, no fim das contas, não foi o suficiente para superar os catarinenses, que conquistaram os três pontos.
Fonte: GE

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no   

Compartilhe com os amigos

Veja também