Um dos principais projetos da diretoria do Flamengo, o fundo de investimentos para contratar reforços de peso para seu elenco está prestes a se tornar realidade. Na noite da última quinta-feira, em um hotel na zona sul do Rio de Janeiro, o vice-presidente de futebol Wallim Vasconcellos apresentou a membros da cúpula do Rubro-negro e executivos de inúmeras áreas – cerca de 30 pessoas – o plano que pretende arrecadar R$ 20 milhões para o clube da Gávea.
Com o nome de V3 (oriundo de “vencer, vencer, vencer” – trecho do hino rubro-negro), o fundo terá uma cota mínima de R$ 300 mil para cada investidor que queira ingressar no projeto. No caso de venda de um dos reforços, o Flamengo ficará com 25% dos lucros da transação (valor determinado pela diferença entre o custo da contratação e a receita bruta com a venda).
O UOL Esporte teve acesso ao documento que apresentou o fundo de investimentos a possíveis investidores (confira no álbum acima). Nele, há ainda outros detalhes, como o limite de idade de 24 anos para potenciais reforços. As duas partes podem indicar jogadores, mas a decisão final deverá acontecer em consenso entre o clube e o comitê gestor do grupo.
Oficialmente, o Flamengo evita comentar o assunto. O clube alega que não pode se pronunciar enquanto o novo projeto não for registrado oficialmente nos devidos órgãos competentes. O responsável pelo grupo que irá operar o fundo é Júlio Mariz, que já foi executivo da empresa de marketing esportivo Traffic e diretor da divisão de esportes da TV Globo.
Na próxima semana, uma nova reunião irá ocorrer para que outros detalhes da parceria entre fundo de investimentos e clube sejam definidos. A ideia é que até o final deste ano o Flamengo já consiga utilizar parte do montante a ser arrecadado para contratar reforços de peso.
O projeto é uma saída para que o clube contrate jogadores de prestígio sem desembolsar grandes quantias. Enquanto o fundo não sai do papel, a diretoria rubro-negra tem priorizado atletas que cheguem a custo zero à Gávea ou com suas transferências pagas por alguma parceira, como no caso do volante Gabriel, adquirido no começo do ano junto ao Bahia.
A empreitada também vai ao encontro do desejo do técnico Mano Menezes, que já expressou a vontade de ter um elenco mais qualificado em mãos. A contratação de jogadores de peso foi, inclusive, uma das exigências do treinador para aceitar a proposta do Flamengo, no começo deste mês.
Fonte: UOL