O novo marketing do Flamengo!

Compartilhe com os amigos
         Não sei se a palavra seria novo, pois o setor de marketing do Flamengo nunca existiu, pelo menos efetivamente, já que os que ocuparam tais postos não dispunham de tempo, nem motivação sequer, para impulsionar o principal setor de arrecadação do clube com o maior potencial do Brasil e ainda arrisco ir mais longe, do mundo. 
      Não que sejam pessoas despreparadas que ocuparam tais cargos, pelo contrário, pessoas reconhecidas internacionalmente pelos trabalhos realizados em seus desafios. Por quê então, somente agora, este foco no tal segmento? 
         Tirando o lado torcedor um pouco e colocando somente os fatos ao texto, o marketing esportivo no Brasil ganhou tal importância em todos os clubes brasileiros depois do início de 2009, quando o Corinthians, com o Ronaldo, junto com a equipe liderada pelo senhor Luís Paulo Rosenberg, deu uma aula de como transformar mídia em arrecadação. Com o sucesso no setor, fez com que os clubes, principalmente o Flamengo, com o potencial que possui, tivesse uma pressão intensa para um upgrade no setor. E somente em janeiro de 2013, voltamos a sonhar alto em termos de arrecadação com uma nova diretoria, e principalmente com a equipe liderada pelo senhor Luiz Eduardo Baptista, o BAP, no setor de Marketing.             
          Nestes primeiros meses está claro para todos que o foco do marketing é no programa Sócio Torcedor, criando vantagens, passeios, visita de ídolos, promoções, etc. O torcedor do Flamengo é movido pela paixão, o que fica claro nas adesões do ST. Quando o time vai bem, dispara, quando vai mal, esfria. Vou dizer a minha opinião sobre o foco que hoje é o programa. Independente da emoção do torcedor, eu sou a favor da inscrição com o boleto mensal online. Várias pessoas irão dizer, mas quando o time perder, o torcedor não vai pagar! Ok! Está certo, entendo a sua parte, mas antes receber esta renda variável do que não receber nada de torcedores que não possuem cartão de crédito e nem condições de pagar o valor total no boleto. 
         Os torcedores que pagam com cartão de crédito e boleto à vista, teriam vantagens sobre os que pagam mensalmente no boleto online. Justo? Sim. Pois se não todos vão aderir ao boleto mensal online. Diferenças de valores de descontos, preferência em compra de ingressos e por aí vai. Esta é a minha opinião sobre os meios de pagamento. 
       Sobre o incentivo à adesão, minha ideia seria ídolos devidamente contratados e remunerados, passarem um período de tempo em todas as capitais do Brasil, captando sócio torcedor. Por exemplo: “Zico chega no dia 15-07-13 em Cuiabá-MT (minha cidade), terá um stand de adesão Sócio Torcedor no Shopping Pantanal com a presença do galinho, com direito a fotos e autógrafos para os novos sócios. Venha ser sócio você também!´´. Como todo Flamenguista, temos ideias produtivas para melhorar a nossa paixão que é este clube maravilhoso. E você, qual a sua ideia?

André Barros
          

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no  

Compartilhe com os amigos

Veja também