Para comentarista da ESPN, Flamengo deve pensar como se estivesse na Série B.

Com apenas dois pontos em quatro rodadas, o Flamengo começou mal o Campeonato Brasileiro e já ocupa a zona de rebaixamento. Na quarta-feira, demitiu o técnico Jorginho. No entanto, em crise, a equipe terá tempo para se reestruturar durante pausa do torneio para a realização da Copa das Confederações. Na opinião de especialistas, basta encarar os próximos meses como se estivesse disputando a Série B.

“O Flamengo tem que pensar como se estivesse na Série B. Quando você está na segunda divisão, faz de tudo para subir. Na A, terá que lutar para permanecer. O clube tem que entender que é um ano de transição. O elenco é fraco. Se ficar no meio da tabela está ótimo. É o máximo que se pode imaginar para esse ano. Não pode vender imagem de que vai brigar pelo título. E a torcida tem que apoiar para ver se sai do buraco”, falou ao iG Esporte Mauro Cezar Pereira, comentarista da ESPN Brasil.

Para o jornalista, o Flamengo precisa diminuir a quantidade de viagens no próximo mês. Neste Brasileirão, o time jogou as duas partidas que teve mando em Juiz de Fora e Florianópolis. Outro ponto é acertar na escolha de seu próximo treinador. A opinião é de que Jorginho não estava preparado para o cargo.

“É uma época boa que para que o time fique no Rio. Viajar muito irrita o jogador, ficar longe da família. O Flamengo está muito itinerante”, explicou Pereira. “E errou com o Ney Franco e com o Jorginho. Agora tem no mercado o Mano [Menezes], que é caro, e o Celso Roth, que é especialista nesse tipo de situação. O pessoal xinga ele, mas é que nem malhar Judas. Ele é um bom treinador, capaz de arrumar minimamente e dar um bom padrão defensivo. Passar de ano, que é o que o Flamengo precisa”.

Técnico do Flamengo em 2009, quando o clube conquistou seu último título nacional, Andrade disse que a situação era previsível. A dificuldade encontrada pelos flamenguistas no Campeonato Carioca já era um indicativo de problemas para o Brasileiro.

“É uma competição muito equilibrada, mas não esperava tanta dificuldade. Acho que agora é um momento de tranquilidade, fazer algumas contratações e não se precipitar. Tem que ter calma para poder achar o que é melhor para o Flamengo”, afirmou Andrade.

Já para Renato Maurício Prado, comentarista da Fox Sports, parte do problema está também na diretoria. Apesar do bom trabalho na parte administrativa, que vem equacionando as dívidas, conseguiu o acordo com a Caixa, alavancou o programa de sócio torcedor e vem tocando as obras no CT, o jornalista vê como equivocada a presença de Paulo Pelaipe no futebol rubro-negro.

“A eficiência na parte administrativa ainda não acontece no futebol. O erro começa na escolha do Pelaipe. Não o vejo como a pessoa certa e a partir da chegada dele foram só escolhas erradas. O dinheiro é super curto e justamente por isso você não pode errar. E ele tem um histórico do Grêmio de contratações erradas”, criticou Prado.

Na opinião do jornalista, mais que um bom técnico, o Flamengo tem que aproveitar a pausa do Brasileirão para reforçar seu plantel: “Não adianta trazer nem o Pep Guardiola e manter esse elenco”.

Hoje desempregado, Andrade também falou em reforçar o elenco. O treinador disse ainda crer que a parada para a Copa das Confederações pode ser benéfica para o elenco se conhecer melhor. E não descartou aceitar voltar ao comando da equipe caso seja chamado pela diretoria.

“O cargo está livre. Então, por que não?”, falou o campeão brasileiro de 2009.

Fonte: IG


E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no