Neste final de semana, o Campeonato Brasileiro recomeçou após a pausa para a Copa das Confederações e promete embalar de vez para o segundo semestre e além de grandes clássicos como o Botafogo e Fluminense e o São Paulo e Santos do último domingo, o torcedor ganhou mais um motivo para acompanhar o torneio de perto desde as primeiras rodadas. Desde 2006, quando a competição passou a ser disputada por 20 clubes, nunca o Brasileiro teve um começo tão embolado.
Ao final das seis primeiras rodadas, a distância que separa o Fluminense, equipe que fecha o G4, e o Criciúma, que abre a zona de rebaixamento, é de apenas três pontos. No ano passado, quando o Tricolor carioca foi campeão com três rodadas de antecedência, essa diferença era de oito pontos, a maior dos últimos sete anos, empatada com 2006.
E o clube das Laranjeiras também é o melhor exemplo para se entender disputa tão acirrada na largada do Nacional. Após encerrar o Brasileirão 2012 com apenas duas derrotas como visitante, o Flu não tem conseguido ser um adversário tão indigesto nesta temporada. Em três jogos fora de seus domínios – contra Coritiba, Portuguesa e Botafogo -, a equipe de Abel Braga foi derrotada em todas. Por outro lado, o clube tem feito valer seu mando de campo e venceu os três jogos no estádio Moacyrzão, em Macaé.
Invencíveis e “imperdíveis” dão o tom
Além do caso tricolor, de repartição exata entre vitórias em casa e derrotas fora, os clubes que ocupam os extremos da tabela também mostram o caráter mais equilibrado desta edição do Brasileiro. Neste ano, chegamos à sexta rodada com apenas uma equipe invicta (o vice-líder Coritiba) e todos os times com ao menos uma vitória na competição.
Enquanto isso, em 2012, à essa altura do campeonato, dois clubes seguiam sem derrota – Cruzeiro e Fluminense – e Santos, Palmeiras e Atlético-GO ainda não tinham conseguido somar três pontos num só jogo. Na ocasião, o Dragão só quebrou a marca “imperdível” na 10ª rodada, ao superar o Figueirense por 3 a 2.
Com o equilíbrio marcando presença inédita, a rodada do final de semana promete fortes emoções. Na liderança, o Botafogo visita o Grêmio, na Arena. Enquanto isso, Flamengo e Atlético-PR, 18º e 19º colocados, respectivamente, fazem clássicos contra Vasco e Coritiba, em jogos que podem deixar a briga pela ponta ainda mais embolada.
Confira as distâncias entre o 4º e o 17º colocado desde 2006:
2013
Fluminense e Criciúma – três pontos
2012
Grêmio e Corinthians – oito pontos
2011
Botafogo e América-MG – seis pontos
2010
Flamengo e Grêmio Prudente – quatro pontos
2009
Vitória e Sport – cinco pontos
2008
Náutico e Santos – seis pontos
2007
Paraná e Flamengo – cinco pontos
2006
Fluminense e Grêmio – oito pontos
Fonte: Ei