A vitória sobre o Vasco foi importantíssima e, sob o comando de Mano Menezes, já é possível notar progressos táticos. Mas não adianta tapar o sol com a peneira: tecnicamente o Fla continua devendo.
Dos reforços contratados, na última leva, só Paulinho, o autor do gol do triunfo em Brasília, parece capaz de se manter como titular. No final do jogo, Mano fez questão de elogiar Wallace, João Paulo e Carlos Eduardo, contratados no início do ano, mas nenhum deles empolga. Potencial, só Carlos Eduardo tem. João Paulo e Wallace são limitados. Quando muito, podem não comprometer, como aconteceu no Mané Garrincha. E só.
A torcida rubro-negra continua esperando os três reforços prometidos. Na Gávea, comentava-se ontem que um seria anunciado hoje. André Santos, lateral-esquerdo que se destacou no Corinthians e foi da seleção, na era Mano. A conferir.
É grave a crise
O Vasco, como se pode comprovar (uma vez mais) na derrota para o Flamengo, tem um time fraquíssimo. Dorival Júnior e Juninho Pernambucano precisarão fazer milagres se a diretoria de Roberto Dinamite não contratar bons jogadores.
Fala-se em Helton, que pode estar voltando, mas apenas um goleiro não será a solução. Os cruz-maltinos precisam de, no mínimo, mais três bons jogadores de linha. Caso contrário, terão enorme dificuldade para sair da zona do rebaixamento, onde já estão. Em tempo: boa fonte me conta que o argentino Guiñazu (ex-Inter) é um dos reforços que podem pintar em São Januário. Reforço???
Retiro dos artistas
Alex (35), Seedorf (37), Zé Roberto (39), Ronaldinho Gaúcho (33) e Forlan (34): todos veteranos e grandes destaques do Brasileiro. Que tem ainda em atividade, como peças importantes em seus times, Rogério Ceni (40), Lúcio (35), Luís Fabiano (32), Dida (39), Juan (34), Emerson (34), Cris (36), Deco (35), Deivid (33) etc. E Juninho Pernambucano (38) vem aí para salvar o Vasco!
Em contrapartida, após a saída de Neymar, Lucas e Oscar (esse já há mais tempo) quais são as jovens revelações que podem, de fato, ser consideradas estrelas do campeonato ou, no mínimo, de suas equipes? Ficou difícil? Pois é. Nesse grupo, se incluiria apenas o Bernard. Que, dizem, também está de malas prontas, tão logo termine a Libertadores. É uma pena que às vésperas de uma Copa no Brasil, e mesmo pagando a determinados jogadores salários a nível europeu, nosso principal torneio seja quase um sub-40.
Lamentável
É péssimo o estado do gramado do Mané Garrincha, após um mega show depois da Copa das Confederações! Será esse o destino das novas arenas? Campos destruídos por espetáculos que enriquecerão os empresários que as administram?
Fonte: Blog do Renato Maurício Prado